Concurso TRT MT: sem verba, órgão deve aproveitar aprovados
Um novo concurso TRT MT é o sonho de muita gente, mas o tribunal informou que "não tem disponibilidade de recursos orçamentários". Veja!
Autor:
Publicado em:11/01/2022 às 07:15
Atualizado em:11/01/2022 às 07:15
Um novo concurso TRT MT em 2022, infelizmente, não deve acontecer. Em resposta à Folha Dirigida, o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª região, com sede no Mato Grosso, disse que não há recursos para esta finalidade.
O órgão informou que não tem disponibilidade de recursos orçamentários para realizar concurso de servidores em 2022.
"A realização de concurso em 2022 depende da liberação de créditos orçamentários adicionais por parte do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, bem como autorização específica para provimento de tais cargos, tendo em vista as restrições insertas nas leis orçamentárias aprovadas para este ano."
O TRT23, todavia, informou que já estuda alternativas para repor o seu quadro de pessoal em 2022, mesmo sem um novo concurso. O tribunal deve, a partir de abril de 2022, colocar em ação outras possibilidades.
De acordo com o órgão, uma delas seria o aproveitamento de aprovados em concursos de outros tribunais.
Aproveitamento de aprovados de concursos TRT's já foi discutido
Em julho de 2021, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) e o juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Dr. Anderson de Paiva Gabriel, se reuniram para tratar de um assunto importante.
Foi levado em pauta o aproveitamento dos concursados para tribunais de regiões distintas. Isso porque, em geral, tais movimentações são feitas na mesma região.
Já existe um processo com consulta no CSJT (Conselho Superior de Justiça do Trabalho) que trata dessas nomeações. É importante dizer que os tribunais podem fazer o aproveitamento de aprovados em concursos de outros órgãos da Justiça.
Dessa forma, as nomeações poderão ser feitas de forma ainda mais rápida visando o preenchimento do déficit de pessoal. Afinal, abrir novo concursos demanda orçamento e demora meses para ser concluído. Essa é uma alternativa a curto prazo e que beneficia os órgãos.
Último concurso TRT MT aconteceu em 2015. Veja!
O Tribunal Regional do Trabalho do Estado de Mato Grosso não realiza concurso há mais de cinco anos, desde que em 2015 divulgou um edital para provimento de cargos de técnicos e analistas.
Foram ofertadas 16 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva em várias áreas.
Os candidatos foram avaliados com provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e/ou classificatório. As primeiras somaram 60 questões de múltipla escolha, enquanto que a discursiva consistiu em uma redação.
Prova objetiva: 20 questões de Conhecimentos Gerais (peso 1)
Prova objetiva: 20 questões de Conhecimentos Específicos (peso 3)