Concurso TRT 5: grupo de trabalho é formado para novo edital

Tribunal Regional do Trabalho da Bahia retoma preparativos e forma grupo de trabalho para realizar o próximo concurso TRT 5. Veja mais!

Autor:
Publicado em:31/03/2022 às 21:19
Atualizado em:31/03/2022 às 21:19

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª região, com sede na Bahia, formou um grupo de trabalho para viabilizar a realização do seu próximo concurso público. A seleção é aguardada desde 2018. Mesmo sem data, o concurso TRT 5 deve avançar nos preparativos rumo ao edital.

A portaria de nº0383, que anuncia o grupo de trabalho do concurso TRT BA foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico do órgão desta quinta, 31.

De acordo com o texto, o grupo de trabalho vai promover: "estudos técnicos, objetivando a análise da viabilidade de realização de concurso público para provimento de cargos do quadro de pessoal deste Tribunal."

Veja o documento na íntegra

portaria comissão trt ba
Reprodução Diário Oficial

O documento ainda traz os nomes dos membros que farão parte deste grupo de trabalho, são eles:

  • Juíza Marília Sacramento, Auxiliar da Presidência, que coordena o grupo de Trabalho;
  • Taciano Barbosa Vasconcelos, Secretário-Geral da Presidência;
  • Orocil Pedreira Santos Junior, Diretor-Geral;
  • Marcio Fernando Ribeiro da Silva, Diretor da Secretaria de Gestão Estratégica;
  • Marina Lopez Prata, Diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas;
  • Carlos Alberto Marinho, Diretor da Secretaria de Orçamento e Finanças;
  • Edite Mesquita Hupsel, Diretora da Secretaria de Assessoramento Jurídico.

Segundo consta na portaria, as propostas e deliberações do grupo deverão ser apresentadas em um prazo de 60 dias. Elas serão encaminhadas formalmente à presidência do TRT BA.

A portaria já está em vigor, ou seja, os membros já podem realizar os trabalhos rumo à publicação do edital.

Concurso TRT BA tem 214 cargos vagos, mas edital segue sem previsão

Novo concurso TRT BA é esperado desde 2018

A realização de um novo concurso TRT BA para a área de apoio é esperada há, pelo menos, quatro anos. Desde 2018 há uma promessa de novo edital, mas os trabalhos não avançaram. Tudo indica que dessa vez vai!

Em 2018, o próprio setor de Gestão de Pessoas do órgão confirmou que começariam os estudos sobre a viabilidade de um novo concurso.

No entanto, naqueala época, uma chamada recente de aprovados do último concurso poderia ser um entrave.

“Como fomos autorizados a chamar todos os aprovados, não há previsão para nova autorização do CSJT. Então não podemos dizer que vai ter novo concurso com certeza se não temos cargos vagos nem cargos autorizados”, disse o órgão à reportagem.

No entanto, o órgão chegou tinha comissão formada e isso poderia facilitar a realização do concurso - que não foi para frente.

“Os trabalhos da comissão ainda são muito iniciais. No momento, estamos dedicando esforços em realizar as nomeações, já que as pessoas da comissão também estão envolvidas neste processo. A comissão ainda não fez o estudos para saber se vai ter concurso ou não”, afirmou o TRT.

Fachada do TRT BA
Concurso do TRT BA tem comissão formada para trabalhar no edital
(Foto: Divulgação)

Quando ocorreu o último concurso TRT BA?

O TRT BA está sem concurso há quase dez anos. Com isso, tem visto o seu número de cargo vagos aumentar. 

O último edital TRT BA teve seu lançamento em 2013. A seleção visava o preenchimento de vagas nas carreiras de técnico e analista judiciários - que expirou em 30 de abril de 2018. Já o concurso para oficiais de Justiça expirou, segundo o TRT5, em 2019.

A seleção foi organizada e realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Como foram as provas?

Os concorentes foram submetidos a uma prova objetiva de 60 questões sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União, Processo Administrativo, Regimento Interno do TRT 5 e Conhecimentos Específicos.

Também foi aplicada uma prova discursiva que consistiu em uma redação. O concurso teve 72 mil inscritos e todas a etapas foram realizadas em Salvador.

Na ocasião, foram ofertadas apenas 13 vagas, mas as nomeações realizadas ao longo dos últimos anos chegaram a quase 200. Do total, oito eram para o cargo de técnico judiciário, que exigia nível médio, e outras cinco eram para a função de analista judiciário nas áreas administrativa, judiciária e oficial de justiça.

No cadastro de reserva, tinha oportunidades para as áreas de Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Contabilidade, Enfermagem, Engenharia, Estatística, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Tecnologia da Informação.

Osa ganhos vão de R$7.592,53 a R$15.164,03, de acordo coma  carreira. Os tribunais têm grande histórico de chamar bastante através do cadastro de reserva.