Reitor anuncia novo concurso UFPB para área de apoio e professores

Reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdiney Gouveia anuncia novo concurso para técnico-administrativos e professores em 2022.

Autor:
Publicado em:12/05/2021 às 15:40
Atualizado em:12/05/2021 às 15:40

O reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdiney Gouveia, informou que um novo concurso UFPB para técnico-administrativos e professores pode ser aberto em 2022. O anúncio foi feito na terça-feira, 11, em transmissão ao vivo nas redes sociais.

De acordo com o reitor, a universidade está definindo o orçamento para que possam ser disponibilizadas vagas para reposição de cargos. Isto é, para o preenchimento dos postos que vagaram por aposentadorias, mortes, exonerações ou desligamentos em geral.

Gouveia ainda revelou que a UFPB aguarda aval do Ministério da Educação (MEC) para nomear mais aprovados no concurso público que foi realizado em 2018.

“Havendo vagas, vamos chamar, até acabarem todas as vagas. Quando preencherem todas as vagas, então, no próximo ano pretendemos fazer concurso”, disse o reitor.

De acordo com ele, os procedimentos para o próximo edital já foram iniciados. “Pedimos à pró-reitora de Gestão de Pessoas, Rita Pereira, para dar andamento, de forma a conseguirmos fazer um concurso no próximo ano”.

Reitor da UFPB, Validiney Gouveia
Em transmissão ao vivo, reitor da UFPB anuncia novo concurso para
técnico-administrativos e professores (Foto: Divulgação)

O número de vagas do novo concurso UFPB ainda não foi revelado. A universidade também não divulgou quantos aprovados da seleção de 2018 ainda aguardam nomeação.

Durante a transmissão ao vivo, o reitor ainda mencionou os resultados e desafios durante o último semestre na universidade. Ele destacou, inclusive, a ajuda da UFPB no combate aos impactos da pandemia causada pelo novo Coronavírus.

“Mesmo na pandemia, estamos produzindo soluções, como o ventilador pulmonar, teste rápido para Covid-19 e a máscara que uso – antiviral, de baixo custo e nanotecnologia - com 99% de eficácia”, destacou.

Resumo concurso UFPB

  • Órgão: Universidade Federal da Paraíba
  • Cargos: Professores e técnico-administrativos
  • Vagas: a definir
  • Salários: não revelados
  • Requisitos: não revelados
  • Prazo de edital: 2022

Comece seus estudos para o novo concurso UFPB

Com a possibilidade de novo concurso UFPB em 2022, a recomendação é iniciar a preparação para as provas. Não espere que o edital seja publicado para começar os estudos.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Saiba como foi o último concurso para técnicos da UFPB

O concurso para ingresso de técnico-administrativos na UFPB foi realizado entre 2018 e 2019 pela Universidade Federal da Paraíba. O edital trouxe a oferta de 131 vagas para cargos dos níveis médio, técnico e superior.

Na época, as remunerações chegaram a até R$4,6 mil mais benefícios. As oportunidades foram para recompor o quadro de servidores dos campi de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte. 

Quase 75 mil pessoas realizaram inscrição para disputar as vagas. A maior procura foi nas carreiras de nível médio. O destaque do concurso foi o cargo de assistente administrativo, com oferta de 68 vagas. Para se candidatar foi preciso ter apenas o nível médio completo.

Os candidatos foram avaliados com provas objetivas, com organização do Instituto AOCP.  As avaliações foram realizadas em dois turnos, nas cidades de João Pessoa, Mamanguape, Rio Tinto, Bananeiras e Areia, na Paraíba.

Na prova objetiva, os participantes tiveram que responder a 50 questões, distribuídas pelas disciplinas de Português; Matemática; Informática; Legislação; e Conhecimentos Específicos, a depender do cargo concorrido. 

Para ser aprovado no concurso UFPB foi necessário atingir 50% ou mais do total de pontos da prova. Apenas os concorrentes aos cargos de técnico foram submetidos ainda a prova prática, realizada na capital da Paraíba. 

A então reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, informou que as funções com mais aprovados na nota de corte foram assistente em Administração (17.821), administrador (1.011) e técnico em assuntos educacionais (740).