O Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) foi o escolhido para organizar o novo concurso para a Universidade do Distrito Federal (UnDF). A dispensa de licitação que confirma o nome da banca foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 8.
Como banca organizadora do concurso UnDF, o Iades será responsável por receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas de seleção, como provas objetivas.
O próximo passo será a assinatura do contrato entre o Iades e o governo do Distrito Federal. Após essa formalização, as partes poderão finalizar os detalhes do concurso, como o cronograma, e publicar o edital.
O governador do DF, Ibaneis Rocha, afirmou, no dia 1º de abril, que o edital deve ser divulgado em breve. Uma vez que a estimativa é que a Universidade recém-criada já esteja em funcionamento (com os servidores contratados) em janeiro de 2023.
A oferta da seleção será de 1.400 vagas para os cargos de professor e tutor de Educação Superior. Desse quantitativo, 350 serão para preenchimento imediato e 1.050 para formação de cadastro de reserva.
Entre as oportunidades imediatas, a distribuição será a seguinte:
- 250 vagas para professor de Educação Superior;
- 100 vagas para tutor de Educação Superior.
A divisão das vagas para cadastro de reserva não foi informada, assim como os requisitos. A jornada de trabalho poderá ser de 20 horas (para os servidores em regime de tempo parcial) e 40 horas semanais (para os que atuam no regime de tempo integral).
Os salários iniciais serão de R$2.200, para o servidor com especialização (20h) a R$5.200 para os que possuem doutorado (40h).
O provimento dos cargos ficará condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira. A realização do concurso UnDF foi autorizada em dezembro do ano passado.
Criação da UnDF foi anunciada desde 2021
A criação da UnDF foi anunciada em julho de 2021. A universidade deve oferecer cursos de graduação para as áreas das Ciências da saúde e humanas, Cidadania e meio ambiente, Gestão governamental de políticas públicas e de serviços, Educação e magistério, Letras, artes e línguas estrangeiras modernas.
Além de Ciências da natureza e matemática, Educação física e esportes, Segurança pública e defesa social, Engenharia e áreas tecnológicas de setores produtivos e Arquitetura e urbanismo.
Dessa maneira, a oferta do concurso UnDF para professores deve ser destinada a essas áreas do conhecimento. Para o funcionamento inicial da universidade, o governo do DF cedeu um imóvel no Lago Norte.
O concurso UnDF teve comissão organizadora formada em fevereiro de 2022. O grupo é responsável pelos preparativos da seleção, o que inclui a definição das vagas, áreas, escolha da banca e elaboração do edital.