Casagrande é reeleito e promete concursos ES todo ano na Segurança

O governo do Espírito Santo foi decidido no segundo turno com a reeleição de Renato Casagrande, que promete concursos ES todo ano. Saiba!

Autor:
Publicado em:31/10/2022 às 10:55
Atualizado em:31/10/2022 às 10:55

O atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi reeleito e comandará o estado por mais quatro anos. Ele, inclusive, tem como uma de suas promessas a realização de concursos ES todo ano para a Segurança Pública.

A promessa foi feita dias antes do segundo turno em uma sabatina realizada pelo jornal A Gazeta e CBN Vitória. Ele respondeu à perguntas dos âncoras e colunistas.

Concurso PM ES: coronel sinaliza para a chamada de excedente

Segundo o governador, o objetivo é fazer concursos públicos "todo ano" para poder modernizar e reforçar a Segurança Pública. Ele não deu muitas previsões, mas disse que seria para:

"(...) contratar menos (servidores por vez), mas todos os anos".

Ou seja, a previsão é de concursos regulares, porém com poucas vagas.

O governador ainda deu como previsão contemplar praticamente todas as corporações. Entre as citadas, estão a Polícia Militar, Polícia Civil, Policial Penal e também oportunidades para agente socioeducativo. 

Casagrande é reeleito com mais de 53% dos votos

A apuração dos votos do Estado do Espírito Santo foi a primeira a ser concluída, decretando a vitória de Renato Casagrande (PTB) com 53,80% dos votos contra 46,20% do seu adversário Manato (PL).

Este será o terceiro mandato de Casagrande e foi a primeira vez que uma eleição no Espírito Santo se decide em segundo turno.

Concursos ES: sancionada lei que isenta doadores de sangue

foto governador casagrande
Concursos regulares na Segurança são promessa do governador do ES
(Foto: Governo ES)

Novo concurso PC ES para escrivão está no radar

No primeiro semestre deste ano, a reportagem da Folha Dirigida entrevistou o delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda, e falou sobre a previsão de um novo concurso PC ES.

"Esse concurso [o último, de 2018] nós estamos encerrando ele agora com 158 alunos em academia. E pretendemos abrir um novo concurso em 2023 para o cargo de escrivão de polícia", disse o chefe da corporação.

À época, o governador do Espírito Santo informou que estava sendo elaborado um pedido de concurso ao governo com o objetivo de ocupar toda a vacância. A intenção era que a ordem do pedido visasse preencher 190 vagas. Mas, comentou: "Mas vamos ver quanto que vai ser autorizado."

Ainda não há uma perspectiva de autorização para este novo concurso. No entanto, com a previsão do governador reeleito de contratações regulares e edital todo ano, esdte é um edital que deve ser anunciado em breve.

Inclusive, está em andamento um concurso PC ES com vagas para delegado, cuja banca organizadora é o Cebraspe.