Concursos ES: Casagrande promete 5 mil vagas no primeiro ano

Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande toma posse e anuncia que fará concursos ES em 2023 e prevê, pelo menos, três editais.

Autor:
Publicado em:03/01/2023 às 16:44
Atualizado em:03/01/2023 às 16:44

O governador reeleito no Espírito Santo, Renato Casagrande, foi reconduzido ao cargo no último dia 1º de janeiro. Durante a cerimônia, ele falou sobre a realização de concursos ES e prometeu uma oferta de 5 mil vagas no primeiro ano do seu segundo mandato.

Segundo informações do jornal A Gazeta, entre os órgãos que receberão oferta de vagas estão:

Vale destacar que, recentemente, um edital de concurso PGE ES foi publicado. Em dezembro, o documento trouxe vagas de procurador do estado, de nível superior. O salário é de R$22 mil mensais, com inscrições de 6 de janeiro a 7 de fevereiro, pelo site do Cebraspe.

Quanto à Segurança, ele reforçou a promessa de realizar concursos em todos os anos durante a sua gestão. Entretanto, destacou que não deve ser aberto um novo em 2023, haja vista que há uma seleção em andamento na Polícia Militar.

“Meu desejo é fazer concurso com cerca de 400 a 500 vagas todos os anos (na área da segurança)”, disse o governador reeleito.

Sobre as 5 mil vagas previstas em seu primeiro ano, Casagrande não detalhou os cargos e deu previsões.

foto casagrande empossado
Casagrande promete realizar concursos ES em seu segundo mandato
(Foto: Fernando Madeira/A Gazeta)

Novo concurso PC ES pode ter edital em 2023

Embora não tenha sido citado pelo governador, um novo concurso PC ES também pode acontecer em 2023. A informação foi obtida, com exclusividade, pela reportagem da Folha Dirigida em entrevista com o diretor-geral da corporação, José Darcy Arruda.

"Esse concurso [o último, de 2018] nós estamos encerrando ele agora com 158 alunos em academia. E pretendemos abrir um novo concurso em 2023 para o cargo de escrivão de polícia", disse o chefe da corporação.

Segundo Arruda informou à Folha Dirigida, estaria sendo elaborado um pedido de concurso ao governo com o objetivo de ocupar toda a vacância. A seleção contemplaria, somente, o cargo de escrivão de polícia.

Ainda segundo o delegado-geral da PC ES, a ordem do pedido seria para preencher 190 vagas. Mas, por enquanto, ainda não há autorização ou confirmação de que o concurso será realizado, apenas uma intenção. 

Cargo de escrivão exige nível superior

Para concorrer ao cargo de escrivão, é preciso ser graduado. De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, o candidato deverá ser bacharel em Direito.

Casagrande é reeleito com mais de 53% dos votos

Renato Casagrande (PTB) foi reeleito com 53,80% dos votos contra 46,20% do seu adversário Manato (PL).

Este será o terceiro mandato de Casagrande e foi a primeira vez que uma eleição no Espírito Santo se decide em segundo turno.