Novos concursos ITERJ e Emater Rio são solicitados ao governo

Sem novos editais há mais de dez anos, realização dos concursos ITERJ e Emater Rio é solicitada ao governo estadual. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:06/03/2024 às 14:54
Atualizado em:06/03/2024 às 15:26

Há mais de dez anos sem editais, foram solicitados novos concursos para o Instituto de Terras e Cartografias do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) e para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater Rio). 


As solicitações foram feitas pela deputada estadual Marina do MST. Ela pede, por meio de indicações legislativas, que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, encaminhe Projeto de Lei (PL) autorizando os dois concursos. 


Na próxima quinta-feira, 7, a Comissão de Indicações Legislativas da Assembleia Legislativa realizará sua 1ª Reunião Extraordinária para deliberação sobre os pareceres às indicações legislativas, incluindo as que falam sobre os novos concursos.


Para que os concursos sejam realizados é preciso de autorização do Governo do Estado.


No caso do ITERJ, o último concurso foi aberto em 2011. A oferta foi de 104 vagas para cargos dos níveis médio, técnico e superior.


Foram abertas vagas para cargos como técnico de desenvolvimento fundiário e agrário, analista de gestão organizacional, analista de desenvolvimento fundiário e agrário e analista jurídico.


>>Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Novo concurso ITERJ é solicitado ao governo estadual

(Foto: Divulgação Prefeitura de Casimiro de Abreu RJ)


Com a organização da Fundação Ceperj, o concurso foi composto por provas objetivas e avaliação de títulos e experiência profissional.


O prazo de validade da seleção foi encerrado em 2016. Desde então, não foram publicados novos editais.

Reestruturação do ITERJ está em pauta

Em novembro do ano passado, a deputada estadual Martha Rocha apresentou um PL para regular o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do ITERJ.


O objetivo era estabelecer critérios para a progressão das carreiras no órgão, independentemente do Regime de Recuperação Fiscal em vigor. 


Rocha enfatizou que o impacto financeiro seria ínfimo para o Estado, considerando a alta evasão de servidores e a necessidade de valorização desses profissionais. O projeto está na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.


A política aponta a evasão de servidores públicos concursados no ITERJ. Do total de 99 cargos previstos na legislação de 2011, somente 65 estão em exercício, o que representa a perda de mais de 33% do capital humano do órgão.


O ITERJ tem como atribuição democratizar o acesso à terra – posseiros, sem teto e sem terra – intervindo na solução dos conflitos e nos processos de regularização fundiária.


Como órgão técnico, é o executor da política fundiária do estado, visando promover, ordenar e priorizar os assentamentos urbanos e rurais, em terras públicas e privadas.


É uma autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop).


Como estudar para concursos públicos? Há alguma receita? Em novo e-book GRATUITO, Fernando Mesquita, diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, traz o guia completo. Baixe o material aqui!

Último concurso Emater Rio foi aberto em 2009

A Emater Rio também não realiza novos concursos há anos. O último edital foi divulgado em 2009, com 166 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior


Houve oportunidades para cargos como agente de desenvolvimento rural e técnico em análise de sistemas, técnico em administração e finanças e técnico em assuntos jurídicos. 


A organização foi feita pela Ceperj. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, com questões de Língua Portuguesa, Informática, Legislação e Conhecimentos Específicos.


O concurso foi regionalizado, isto é, apresentou vagas distribuídas para diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro.


A Emater Rio já sinalizou ao governo estadual a necessidade de um novo concurso público. Uma vez que tem cargos vagos desde a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal, o que permitiria a publicação do edital.


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro (Seappa). 


Sua missão é promover o desenvolvimento rural sustentável por meio da prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural aos agricultores do estado, visando ao aumento de renda e da qualidade de vida no meio rural.


No vídeo abaixo, saiba como começar a estudar para concursos públicos do zero: