Concurso MP SP 2022: confirmado aval para dois novos editais

Ministério Público de São Paulo confirma aval para concurso MP SP de analista e oficial de promotoria, com vagas efetivas. Editais em breve!

Autor:
Publicado em:15/07/2022 às 16:43
Atualizado em:15/07/2022 às 16:43

O Ministério Público de São Paulo anunciou oficialmente os seus próximos concursos MP SP, já autorizados. O órgão confirmou a oferta de vagas e lotação, mas ainda não estabeleceu uma data para o lançamento dos editais. 

Os novos concursos serão destinados aos cargos de analista de promotoria I e oficial de promotoria I.

Ambos foram autorizados em fevereiro deste ano e, provavelmente, já estão com preparativos em andamento. O órgão confirmou que as duas carreiras terão jornada de 40 horas semanais e prometeu divulgar mais informações "oportunamente".

+ Leia o comunicado do MP SP na íntegra!

Concursos MP SP: vagas e lotações confirmadas

O primeiro concurso será para analista de promotoria I e contará com cinco vagas efetivas para a capital. Segundo o MP SP, a oferta será dividida em:

  • uma para psicólogo;
  • uma para assistente social; e
  • três para médicos (psiquiatra, médico do trabalho e clínico geral).

Este concurso será voltado para as áreas de saúde e assistência social, assim como já previa a portaria autorizativa. As chances serão para a capital. Para concorrer, será necessário ter curso de nível superior.

O segundo concurso é para a carreira de oficial de promotoria I, que exige o nível médio. Segundo o MP SP, será formado um cadastro de reserva - que poderá ser usado durante todo o prazo de validade.

Neste concurso de oficial, as oportunidades serão para a capital, Grande São Paulo, litoral e interior. A carreira de oficial de promotoria tem vencimentos iniciais são de R$4.935,88, mais benefícios como auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

Fachada do MP SP
Concurso do MP SP tem autorizações confirmadas para dois cargos
(Foto: Divulgação)

Como foi o último concurso MP SP de nível médio

No seu último concurso MP SP para oficial de promotoria, o MP SP avaliou os candidatos por duas etapas: prova objetiva e prova prática de digitação. A banca organizadora foi a Fundação Vunesp. 

Na avaliação objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos tiveram que responder a 80 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa: 35 questões;
  • Noções de Direito: 20 questões;
  • Matemática e Raciocínio Lógico:15 questões;
  • Atualidades:10 questões.

Já para analista de promotoria I, o último concurso MP SP foi realizado em 2013 e também teve a Fundação Vunesp como banca. Os servidores contaram com diversos benefícios, como auxílio-alimentação e auxílio-transporte. Além disso, existe a possibilidade de auxílio-creche para servidores que tenham filhos de até seis anos ou deficientes.