Concursos Nordeste 2021: veja a lista de seleções previstas

Confira a lista com os concursos Nordeste 2021. Seleções contemplarão vagas para diversas áreas na Região.

Autor:
Publicado em:16/12/2020 às 07:05
Atualizado em:16/12/2020 às 07:05

Apesar do ano difícil para os concursos públicos, com suspensão de seleções e adiamento de publicação de editais, 2021 promete um melhor cenário e um ano movimentado no setor. Os concursos Nordeste 2021, por exemplo, têm previsão de vagas para diferentes áreas.

O setor de Segurança Pública é um dos destaques, mas há expectativa por editais com oportunidades para Saúde, área Fiscal, Administrativa, Educação e Tribunais. As prefeituras também não ficam de fora. Algumas já planejam novos concursos para os próximos anos.

Como de costume, Folha Dirigida preparou uma lista especial com todas as seleções previstas na Região Nordeste para o ano de 2021. Quer ficar por dentro de todas as seleções que podem ser realizadas na região no próximo ano? Então, confira!

► Concursos Região Nordeste 2021: AL | BA | CE | PB | PE | PI | RN | SE 

Candidato estudando
Diversos concursos no Nordeste têm previsão de edital para 2021
(Foto: Divulgação)

Confira a lista de concursos Nordeste 2021 previstos

Alagoas

Em Alagoas, estão previstos oito editais para 2021. A maioria é destinada à área de Segurança Pública. 

Há expectativa de novos concursos no estado para a Perícia Oficial AL; Polícia Civil AL; Polícia Penal AL; além de PM AL e Bombeiros AL

Fora os concursos para a Segurança, ainda estão previstos editais para Secretaria de Saúde, para o Tribunal Regional Eleitoral e para a Procuradoria Geral do Estado.

Polícia Militar e Bombeiros AL

Quem está de olho em uma seleção no estado deve ficar atento às oportunidades. O concurso da Polícia Militar e Bombeiros, por exemplo, deve ofertar mais de seis mil vagas, de acordo com informações do próprio governo. 

As chances serão para os cargos de soldado e oficial, cujos requisitos são os níveis médio e superior, respectivamente.

O governador de Alagoas, Renan Filho, já confirmou, por meio de uma publicação em uma rede social, que a seleção será para efetivos. Os preparativos do novo edital PM e Bombeiros AL devem ser intensificados após a pandemia do novo Coronavírus.

Polícia Civil AL

A Polícia Civil do Estado também pode ganhar uma nova seleção no próximo ano. Neste caso, estão previstas 300 vagas, para os cargos de agente e delegado.

Renan Filho já havia afirmado que desse total, 40 oportunidades seriam destinadas à carreira de delegado, sendo as outras 260 para a função de agente.

Inicialmente a previsão era de que o edital do concurso fosse publicado em janeiro de 2021. No entanto, a banca organizadora da seleção ainda precisa ser definida.

Polícia Penal AL

Assim como a Polícia Civil, a Polícia Penal de Alagoas também tem previsão de edital para janeiro de 2021, de acordo com o governo do Estado. A seleção entrou no radar do governo por recomendação do Ministério Público de Alagoas.

O concurso deve ofertar 250 vagas, para a carreira de policial penal. A carreira tem como requisito o nível superior e a remuneração inicial é de R$3,8 mil.

Sesau AL

A Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau AL) também tem concurso previsto para o próximo ano. O próprio governador do estado, Renan Filho, chegou a confirmar a publicação de um novo edital até junho de 2021. 

Outro indicativo de que uma nova seleção deve acontecer em breve é a recomendação do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES AL) pelo novo edital. A previsão é de que o concurso oferte mais de 800 vagas. O objetivo é preencher o quadro de profissionais dos novos hospitais, como o Hospital da Mulher e mais outras unidades que estão sendo inauguradas.

TRE AL

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas já está autorizado, pelo Tribunal Superior Eleitoral, a preencher sete vagas por meio de concurso público. Desse total, uma é para o cargo de analista e seis para técnicos.

Essas vagas seriam para preenchimento ainda em 2020, mas alguns fatores indicam que esse provimento só deve ocorrer em 2021. O primeiro deles é que o TRE AL não tem cadastro de reserva válido para preenchimento de vacâncias. De modo que os provimentos só seriam possíveis via concurso público.

Além disso, em 2020 não há mais tempo hábil para a realização de um concurso público, desde os trâmites iniciais. De forma que a seleção deve ficar para o próximo ano.

PGE AL 

O novo concurso para procurador da PGE AL já está autorizado e tem edital previsto para o segundo semestre 2021. A seleção deve oferecer 15 vagas para procuradores do estado.

A vaga requer o nível superior em Direito e registro como advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A carreira oferece uma remuneração inicial de R$30.404,42. 

Bahia

A Bahia é outro estado que conta com expectativa de concursos para diversas áreas. Dentre os órgãos que podem liberar seus editais em 2021, estão a Polícia Civil, Polícia Penal e a Secretaria de Fazenda.

Além dos concursos da Procuradoria Geral do Estado, da Defensoria Pública, a Secretaria de Saúde e, na esfera municipal, a Prefeitura de Vitória da Conquista.

Sefaz BA

A Proposta Orçamentária Anual de 2021 (PLOA 2021) do Estado da Bahia já traz indicação de vagas para o novo concurso da Secretaria de Fazenda do Estado. Ao todo, deverão ser oferecidas 20 vagas.

Todas as oportunidades serão para a função de agente de tributos. O requisito para concorrer a este cargo é o nível superior em qualquer área.
A banca organizadora do concurso já estava em definição desde março deste ano. No entanto, o processo não chegou a ser concluído, por conta da pandemia do novo Coronavírus.

Polícia Civil BA

O concurso da Polícia Civil da Bahia também já está previsto no Orçamento Estadual. A previsão é de que sejam oferecidas 1.109 oportunidades. No entanto, ainda não há confirmação sobre os cargos que devem ser contemplados no concurso.

Polícia Penal BA

Já para a Polícia Penal da Bahia consta na Proposta Orçamentária Anual de 2021 do estado a previsão de 170 vagas para concurso público. O concurso é aguardado há anos. 

Inclusive, em 2019 o então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, destacou a necessidade de um novo concurso para agentes penitenciários na Bahia (atual policial penal).

A Bahia não realiza concurso para a contratação de novos policiais penais desde 2014, época em que a nomenclatura do cargo ainda era “agente penitenciário”. A função tem como exigência o nível médio.

PGE BA

A Proposta Orçamentária Anual de 2021 (PLOA 2021) da Bahia também prevê um novo concurso para a Procuradoria Geral do Estado. O órgão não realiza um novo concurso há sete anos. 

A previsão é de que sejam oferecidas 60 vagas. No entanto, ainda não foram informados quais cargos devem ser contemplados. A expectativa é que sejam oferecidas oportunidades para a carreira de procurador.

DPE BA

A Defensoria Pública do Estado também tem seleção prevista. O concurso deve ofertar 75 vagas. Neste caso, também não há confirmação dos cargos a serem oferecidos.

A aposta é que as vagas sejam para o cargo de defensor, que não tem concurso em validade para repor vagas em aberto.

Sesab BA

Na Secretaria de Saúde da Bahia, a expectativa é que o concurso 2021 tenha uma boa oferta de vagas. Segundo consta na Proposta Orçamentária Anual de 2021 (PLOA 2021), a Sesab BA deve oferecer 420 oportunidades em sua próxima seleção.

Os trâmites para realização desse novo concurso ainda não foram iniciados. A Sesab ainda não confirmou se todo esse quantitativo será para cargos da área da Saúde ou, também, para área Administrativa.

Vitória da Conquista BA 

A Prefeitura de Vitória da Conquista também tem concurso previsto. A seleção já tem organizadora definida, será o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP). 

A seleção contará com vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. O quantitativo de vagas e os cargos ainda não estão definidos, mas a prefeitura já informou que serão oferecidas oportunidades imediatas e para formação de cadastro.

Ceará

O Ceará tem se destacado no noticiário de concursos públicos nos últimos dias por conta do andamento nos trâmites para realização de seus concursos da área da Segurança Pública. Já foram publicadas autorizações para os editais da Polícia Civil, Polícia Militar e Pefoce. 

Além desses, há previsão de concursos para a Polícia Penal, para a Procuradoria Geral do Estado e para a Secretaria de Fazenda.

Segurança CE

Três dos concursos previstos para área da Segurança do Ceará já têm não só autorização, como comissão organizadora formada. São eles: Polícia Civil, Polícia Militar e a Perícia Forense do Estado (Pefoce). Em todos os casos, os editais estão previstos para 2021.

A Polícia Civil do Ceará terá concurso com oferta de 500 vagas. Desse total, 100 serão para escrivães e 400 para a carreira de investigador. Todas as oportunidades tem como exigência o nível superior.

Na Polícia Militar a oferta é de 2.200 vagas. As oportunidades estão distribuídas pelas carreiras de soldado (2 mil) e oficiais (200). As funções exigem os níveis médio e superior, respectivamente.

Já a Pefoce contará com 170 oportunidades. Haverá chances para os cargos de perito criminal (60); perito legista (20); Médico perito legista (20); e auxiliar de perícia (70). Todas as carreiras exigem o nível superior.

Polícia Penal CE

A Polícia Penal do Ceará já foi instituída e um novo edital de concurso está previsto para preenchimento de vagas do cargo de policial penal. Ainda não foi confirmado o quantitativo de vagas para o órgão.

A função de policial penal do Ceará tem como exigência o nível médio. O estado não realiza concurso para ingresso desses profissionais desde 2017.

PGE CE

Neste mês de dezembro, foi publicada em Diário Oficial a liberação de crédito para realização de concurso para a Procuradoria Geral do Estado do Ceará. O órgão não realiza concurso há 13 anos.

O concurso é aguardado há cinco anos. A seleção chegou a ter contrato assinado com a organizadora, que seria o Cebraspe. Ainda não se sabe se as partes manterão esse contrato ou haverá um novo processo de escolha de organizadora.

Sefaz CE 

A Secretaria de Fazenda do Ceará (Sefaz CE) teve edital confirmado para 2021 pelo governador do estado, Camilo Santana. A comissão organizadora da seleção já foi formada. 

A previsão é de que o edital seja publicado no primeiro semestre de 2021. O concurso deve ofertar 100 vagas imediatas para o cargo de auditor, nas áreas de auditor fiscal (superior em qualquer área); analista/auditor em tecnologia da informação (graduação na área); analista/auditor contábil (graduação na área); e analista/auditor jurídico (graduação na área).

Paraíba

A Paraíba é um dos estados com mais editais previstos. Entre eles, para a Polícia Civil, Defensoria Pública do Estado, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Procuradoria Geral do Estado e para a Prefeitura de São Mamede

DPE PB

O defensor público geral da Paraíba, Ricardo José Costa Souza Barros, já afirmou que o órgão planeja realizar um novo concurso DPE PB em 2021. A meta também está descrita na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado para o próximo ano (LDO 2021).

O quantitativo de vagas ainda precisa ser confirmado, mas as oportunidades serão para o cargo de defensor público. A exigência para concorrer é o nível superior em Direito, mais três anos de atividade jurídica.

Polícia Civil PB

A Polícia Civil da Paraíba ainda segue aguardando o aval para a realização de um novo concurso. Inclusive, a Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia (Adepdel) está confiante de que a autorização deve ser concedida em breve.

A Polícia Civil da Paraíba não realiza concurso há 12 anos. Como ainda não há confirmação de vagas e cargos, a expectativa é de que a nova seleção oferte vagas semelhantes às oferecidas em 2008, data do último edital.

Naquele ano foram contempladas vagas para: delegado de polícia, perito oficial criminal, perito químico legal, perito médico-legal, perito odonto-legal, agente de investigação e escrivão de polícia.

SEE PB

O governador da Paraíba, João Azevêdo, já prometeu para 2021 um novo concurso para a Secretaria de Educação. A oferta será de 1 mil vagas para professores.

A intenção do governo é realizar uma seleção para a Secretaria de Educação a cada ano, chegando ao fim da gestão com 4 mil novos docentes. Os trâmites para a realização do concurso devem ganhar celeridade com a chegada do próximo ano.

PGE PB

O concurso da Procuradoria Geral do Estado já tem até comissão organizadora formada. O regulamento do concurso, que detalha algumas informações sobre a seleção, também já foi publicado.

O concurso PGE PB terá uma oferta de 12 vagas para a carreira de procurador do estado. Para concorrer, os interessados deverão ter bacharelado em Direito. A remuneração inicial para a carreira é de R$15.014,34.

Prefeitura de São Mamede PB

A Prefeitura de São Mamede, na Região Metropolitana de Patos, já iniciou os preparativos de seu novo concurso. A seleção deve contar com 32 vagas, para cargos de todos os níveis de escolaridade.

A maior parte das vagas são para cargos da área da Saúde e Educação. Também há chances para área Fiscal, Administrativa e Procuradoria. 

Botão com link para assinatura

Pernambuco

Funase PE 

A Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase PE) tem edital previsto para o pós-pandemia. Os preparativos do concurso Funase PE estavam em andamento, mas foram paralisados por conta da grave crise sanitária que assolou o país. 

O concurso já tem banca definida. Será o Instituto de Desenvolvimento Social Nossos Rumos. O concurso Funase PE visa à recomposição do quadro técnico da instituição, composto atualmente pelas carreiras de psicólogo, pedagogo e assistente social.

Piauí

Pelo menos três concursos podem ser realizados no estado do Piauí no próximo ano. São eles os concursos do Detran, do Tribunal de Contas do Estado e da Polícia Militar

Policia Militar PI

O concurso da Polícia Militar é um dos que tem os preparativos mais avançados A seleção já tem banca organizadora definida, será o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe). 

Além disso, o governador do Estado, Wellington Dias, autorizou a abertura de 690 vagas. Essas serão distribuídas pelas funções de soldados (650) e oficiais (40). As funções exigem, respectivamente, os níveis médio e superior.

Detran PI

O novo diretor do Detran PI, Garia Guedes, já afirmou que um novo concurso para o órgão já está em pauta. A seleção não chegou a ser realizada este ano, mas espera-se que os trâmites ganhem força em 2021.

Além disso, a deputada Flora Izabel já comentou sobre a necessidade de reforço de pessoal no órgão. De acordo com a parlamentar, é necessário a realização de um novo concurso público com 200 vagas para examinadores no Departamento Estadual de Trânsito. Segundo a deputada, a falta de pessoal tem atrapalhado o desempenho das atividades.

TCE PI 

Já o próximo concurso do Tribunal de Contas do Estado (TCE PI) já tem até organizadora definida. A empresa escolhida foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O concurso contará com seis oportunidades, sendo uma para auditor e cinco para assistente de Administração. As vagas exigem os níveis superior e médio, respectivamente.

Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, há expectativa pelos concursos da Polícia Militar e da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase).

Polícia Militar RN

O concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Norte consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado para o ano de 2021 (LDO 2021). Há dois concursos previstos, sendo um para o quadro de praças e outro para oficiais.

Este segundo ainda pode sair em 2020, mas o edital do concurso para praças já foi confirmado para o próximo ano. Neste caso, a comissão que ficará responsável pela seleção precisa ser formada até 30 de abril de 2021. 

O contrato com a banca deverá ser celebrado até 16 de julho de 2021, enquanto o edital precisará ser publicado até o dia 6 de agosto do próximo ano. A seleção contará com vagas para Saúde.

Fundase RN

O edital do concurso da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase) estava previsto para ser publicado em outubro deste ano. O concurso deve ter uma oferta de 741 vagas, para cargos de níveis médio e superior. 

Os cargos ainda não foram confirmados. As vagas devem ser distribuídas por cinco carreiras que compõem o quadro da Fundação, atendendo a uma decisão judicial, cujo intuito é substituir contratos temporários por efetivos.

Sergipe

Por fim, em Sergipe, há editais previstos para a Polícia Civil, e para a Coordenadoria Geral de Perícias do Estado. Além de concursos para o Conselho Regional de Medicina de Sergipe e para a Secretaria de Fazenda.

Polícia Civil SE

O concurso da Polícia Civil de Sergipe está em fase de escolha de organizadora. Quatro bancas disputam a licitação que definirá a empresa responsável por organizar as etapas de seleção do concurso.

O concurso PC SE terá uma oferta de 60 vagas, sendo 50 para agente de polícia e 10 para escrivães. Ambas as carreiras exigem o nível superior e oferecem ganhos de R$4,5 mil.

Perícia SE

A Coordenadoria Geral de Perícias do Estado também já tem concurso autorizado. O concurso está em fase de estudos para definição de vagas.
As áreas de atuação e formação contempladas, assim como a quantidade de vagas do concurso serão definidas junto aos institutos que formam a Cogerp, sendo eles:

  • Instituto de Criminalística (IC);
  • de Identificação (IICM);
  • de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF); e
  • Médico Legal (IML).

Cremese

O Conselho Regional de Medicina do Sergipe (Cremese) já tem organizadora definida, mas o edital da seleção ainda não foi publicado. A empresa que ficará à frente das etapas de seleção do concurso será o Instituto Quadrix.

A seleção terá vagas para formação de cadastro de reserva para os cargos de auxiliar administrativo e médico fiscal. As funções exigem os níveis médio e superior, respectivamente.

Sefaz SE

O concurso da Secretaria de Fazenda de Sergipe tem concurso previsto desde 2018. A expectativa é por uma nova seleção para a carreira de auditor fiscal.

O concurso Sefaz SE foi aprovado pelo Conselho de Reestruturação e Ajuste Fiscal de Sergipe (Crafi), no primeiro semestre de 2018, com o parecer favorável do governo e da secretaria. Mas, até o momento não saiu do papel. O órgão não realiza uma nova seleção há mais de 30 anos.