Concursos PF e PRF: Bolsonaro vai autorizar mais 2 mil vagas
Bolsonaro autorizará um aditivo para novos aprovados nos concursos PF e PRF. Serão mil vagas em cada corporação para CFP ainda este ano.
Autor:
Publicado em:02/05/2022 às 12:31
Atualizado em:02/05/2022 às 12:31
O presidente da República, Jair Bolsonaro, encaminha uma autorização para que mais aprovados dos concursos PF e PRF 2021 possam ser convocados. O aval permitirá que novas turmas iniciem para formação no CFP.
A confirmação veio nesta segunda-feira, 2, quando conversou com apoiadores no Palácio da Alvorada.
Bolsonaro telefonou para o ministro da Justiça e Segurança, Anderson Torres, e pediu que fosse feito um aditivo para 2 mil novas vagas nos concursos PF e PRF de 2021, sendo mil em cada corporação.
A expectativa é para que em breve o aditivo com a autorização do presidente para a chamada de mais aprovados seja publicado no Diário Oficial da União.
O presidente solicitou este aditivo justificando a aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) e cita na conversa com o ministro. Bolsonaro ainda pergunta ao chefe da pasta se dá para formar essas duas turmas ainda este ano e recebe um sinal favorável.
Veja o momento em que o presidente fala da chamada de mais aprovados:
Qual é o próximo passo para a chamada dos aprovados?
Bolsonaro solicitou ao ministro Anderson Torres que encaminhe o aditivo e seu consentimento para o secretário especial de Desburocratização, Caio Mario Paes de Andrade.
A partir de agora, é esperar a publicação formal da portaria autorizando a chamada desses aprovados, sendo 1.000 na PF e 1.000 na PRF.
Em seguida, ambas as corporações vão cuidar das tratativas para chamar os aprovados e iniciar os novos cursos de formação. Ainda não há previsão ou prazos para conclusão dessas possíveis novas turmas.
"O que está acertado são mais de 500 [candidatos a serem nomeados] para PF e 500 para PRF. Está fechado, acertei com a Economia, está tudo certo. Não tem como não dar certo”, disse Bolsonaro.
Com o aval do PLN, o presidente aumentou a demanda para mil em cada corporação, totalizando mais 2 mil aprovados.
Concursos PF e PRF: editais têm 1.500 vagas cada
Publicados em janeiro deste ano, os editais dos concursos PF e PRF oferecem 3 mil vagas, sendo 1.500 para cada corporação. Ainda durante o lançamento do edital, Jair Bolsonaro já tinha prometido chamar, pelo menos, 500 excedentes em cada polícia.
Noconcurso PRF, todas as oportunidades são para o cargo de policial rodoviário federal. A carreira é destinada aos candidatos com nível superior em qualquer área. É preciso, ainda, ter carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria B ou superior.
Já o concurso PF tem oferta de 1.500 vagas imediatas e efetivas. Além disso, a expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro permita a chamada de 500 excedentes.
Os cargos possuem jornada de trabalho de 40 horas semanais e a distribuição das vagas imediatas por cargo confirmada é a seguinte:
Agente de polícia - 893 vagas
Escrivão de polícia - 400 vagas;
Papiloscopista policial federal - 84 vagas;
Delegado de polícia - 123 vagas.
Todas as vagas do concurso PF são para graduados, com nível superior.