Concursos PF e PRF: Bolsonaro vai autorizar mais 2 mil vagas

Bolsonaro autorizará um aditivo para novos aprovados nos concursos PF e PRF. Serão mil vagas em cada corporação para CFP ainda este ano.

Autor:
Publicado em:02/05/2022 às 12:31
Atualizado em:02/05/2022 às 12:31

O presidente da República, Jair Bolsonaro, encaminha uma autorização para que mais aprovados dos concursos PF e PRF 2021 possam ser convocados. O aval permitirá que novas turmas iniciem para formação no CFP.

A confirmação veio nesta segunda-feira, 2, quando conversou com apoiadores no Palácio da Alvorada.

Bolsonaro telefonou para o ministro da Justiça e Segurança, Anderson Torres, e pediu que fosse feito um aditivo para 2 mil novas vagas nos concursos PF e PRF de 2021, sendo mil em cada corporação. 

A expectativa é para que em breve o aditivo com a autorização do presidente para a chamada de mais aprovados seja publicado no Diário Oficial da União. 

O presidente solicitou este aditivo justificando a aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) e cita na conversa com o ministro. Bolsonaro ainda pergunta ao chefe da pasta se dá para formar essas duas turmas ainda este ano e recebe um sinal favorável.

Veja o momento em que o presidente fala da chamada de mais aprovados:

Qual é o próximo passo para a chamada dos  aprovados?

Bolsonaro solicitou ao ministro Anderson Torres que encaminhe o aditivo e seu consentimento para o secretário especial de Desburocratização, Caio Mario Paes de Andrade.

A partir de agora, é esperar a publicação formal da portaria autorizando a chamada desses aprovados, sendo 1.000 na PF e 1.000 na PRF.

Concursos PF e PRF: ministro assina pedido de excedentes

Em seguida, ambas as corporações vão cuidar das tratativas para chamar os aprovados e iniciar os novos cursos de formação. Ainda não há previsão ou prazos para conclusão dessas possíveis novas turmas.

Vale lembrar que, no mês de abril, Bolsonaro já havia conversado com apoiadores e sinalizado que tinha acertado chamar mais mil, sendo 500 em cada polícia.

"O que está acertado são mais de 500 [candidatos a serem nomeados] para PF e 500 para PRF. Está fechado, acertei com a Economia, está tudo certo. Não tem como não dar certo”, disse Bolsonaro.

Com o aval do PLN, o presidente aumentou a demanda para mil em cada corporação, totalizando mais 2 mil aprovados.

Concursos PF e PRF: editais têm 1.500 vagas cada

Publicados em janeiro deste ano, os editais dos concursos PF e PRF oferecem 3 mil vagas, sendo 1.500 para cada corporação. Ainda durante o lançamento do edital, Jair Bolsonaro já tinha prometido chamar, pelo menos, 500 excedentes em cada polícia. 

"Concursos serão atendidos", afirma ministro Paulo Guedes

No concurso PRF, todas as oportunidades são para o cargo de policial rodoviário federal. A carreira é destinada aos candidatos com nível superior em qualquer área. É preciso, ainda, ter carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria B ou superior.

Já o concurso PF tem oferta de 1.500 vagas imediatas e efetivas. Além disso, a expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro permita a chamada de 500 excedentes.

Os cargos possuem jornada de trabalho de 40 horas semanais e a distribuição das vagas imediatas por cargo confirmada é a seguinte:

  • Agente de polícia  - 893 vagas
  • Escrivão de polícia  - 400 vagas;
  • Papiloscopista policial federal  - 84 vagas;
  • Delegado de polícia  - 123 vagas.

Todas as vagas do concurso PF são para graduados, com nível superior.