Concursos PF e PRF: ministro move esforços para mais aprovados

Ministro Anderson Torres envia proposta à presidência da República que pode favorecer mais aprovados nos concursos PF e PRF 2021.

Autor:
Publicado em:07/02/2022 às 12:51
Atualizado em:07/02/2022 às 12:51

Boa notícia para os candidatos dos concursos PF e PRF. O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres, avisou que encaminhou uma proposta que poderá favorecer a chamada de mais aprovados de ambos os editais.

Pelas redes sociais, o chefe da pasta disse:

"Atenção, #AprovadosPRF2021 e #AprovadosPF2021, encaminhei hoje à Presidência, a proposta de decreto q afasta excepcionalmente os limites do decreto 9739/19, fortalecendo ainda mais as @policiafederal e @PRFBrasil. Aos policiais penais, estou atento à situação de vcs também!"

Vale lembrar que há tempos os candidatos e as categorias de ambas as corporações vêm tentando derrubar esta cláusula, que tem eliminado os candidatos e impossibilitando que mais excedentes possam ser chamados.

Se a proposta for aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro, ela deve permitir mais convocações. Isso porque o referido decreto elimina os candidatos aprovados acima do dobro das vagas iniciais.

Chamar esses aprovados é uma garantia de reforço imediato, dependendo apenas de um decreto presidencial para a posse desses aprovados. É uma solução mais prática e mais rentável do que se tiver que esperar pela realização de um novo concurso.

Concursos PF e PRF: ministro assina chamada de excedentes

Em janeiro, Anderson Torres assinou um pedido para a chamada de 2.926 excedentes nos concursos PF e PRF. Segundo o chefe da pasta, a autorização é importante para o fortalecimento das duas instituições de Segurança.

Presidente da República, Jair Bolsonaro informou que fará o possível e dentro da lei para ter mais efetivo. Ele se manifestou favorável a chamar mais aprovados nos concursos PF e PRF de 2021, dizendo que entende ser muito vantajoso para o governo contar com mais reforço.

"O que for possível fazer, dentro da lei, para aproveitar essa garotada.. vamos aproveitar o pessoal da PF e da PRF."

O posicionamento de Bolsonaro pode ajudar em uma autorização para a PF e PRF convocarem os excedentes.

PF e APRF juntos de costas
Concursos da PF e PRF esperam proposta ser aprovada pelo presidente
(Foto: Divulgação)

Concurso PRF: aval publicado para contratar 1.448 aprovados

Após o resultado final do concurso PRF, a corporação recebeu aval para a chamada dos aprovados. O aval visa a nomeação de 1.448 candidatos.

De acordo com o documento, o provimento dessas vagas está condicionado:

  • à existência de vagas na data da nomeação dos candidatos; e
  • à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

Esses aprovados iniciais do concurso PRF, além da possível chamada de excedentes, irão conseguir suprir o déficit atual e ainda cobrir as próximas saídas já previstas para os próximos anos, por aposentadoria.

Cargos vagos ultrapassam 2,1 mil policiais

Dados da própria corporação indicam que atualmente são 2.183 cargos vagos, de 13.098 cargos previstos em lei.

Além disso, segundo a Diretoria de Gestão de Pessoas, já há uma previsão de saídas por aposentadorias para os próximos cinco anos, além do grande número em 2021, que pode ter sido maior após a pandemia.

  • Ano de 2021: 761 aposentadorias
  • Ano de 2022: 13 aposentadorias
  • Ano de 2023: 77 aposentadorias
  • Ano de 2024: 301 aposentadorias
  • Ano de 2025: 308 aposentadorias
  • Ano de 2026: 410 aposentadorias

Editais PF e PRF somam 3 mil vagas

Publicados em janeiro de 2021, os editais dos concursos PF e PRF somam 3 mil vagas, sendo 1.500 para cada corporação. Além disso, o presidente Jair Bolsonaro prometeu chamar, pelo menos, 500 excedentes em cada polícia. Esate número pode aumentar com a flexibilização do decreto.

No concurso PRF, todas as oportunidades são para o cargo de policial rodoviário federal.

A carreira é destinada aos candidatos com nível superior em qualquer área. É preciso, ainda, ter carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria B ou superior.

Já o concurso PF tem oferta de 1.500 vagas imediatas e efetivas. Além disso, a expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro permita a chamada de 500 excedentes.

Todas as vagas do concurso PF são para graduados, com nível superior. As carreiras têm jornada de trabalho de 40 horas semanais e a distribuição das vagas imediatas por cargo confirmada é a seguinte:

  • Agente de polícia  - 893 vagas
  • Escrivão de polícia  - 400 vagas;
  • Papiloscopista policial federal  - 84 vagas;
  • Delegado de polícia  - 123 vagas.

Prepare-se para novos concursos com a Folha Cursos

Diversos outros órgãos preparam concursos para 2022. Por esse motivo, quem deseja ingressar no serviço público deve manter a preparação em dia. 

Você sabia que a Folha Dirigida tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz uma preparação otimizada e sem enrolação. São videoaulas, material escrito e questões relacionadas comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

prepare-se para concursos