Concursos PM e Bombeiros PE: candidatos fazem denúncias sobre TAF

Candidatos dos concursos PM e Bombeiros PE apontam supostas irregularidades na aplicação do teste de aptidão física. Veja!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:22/05/2024 às 15:30
Atualizado em:22/05/2024 às 15:42

Candidatos dos concursos PM PE e Bombeiros PE apontam supostas irregularidades na aplicação dos testes de aptidão física (TAF). O assunto foi abordado na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na terça-feira, 21, pelo deputado Joel da Harpa.


Segundo o parlamentar, os concorrentes alegam que a banca tem usado palavras de baixo calão, humilhação e assédio com alguns candidatos e favorecido outros.


Uma prova de natação, por exemplo, teria sido realizada durante a noite para alguns candidatos, sem a estrutura necessária. Nas redes sociais, há relatos de candidatos que presenciaram a situação.

"Local da piscina com baixa luminosidade, horrível fazer natação sem enxergar a borda", explicou uma candidata.
"Natação à noite e às cegas", pontuou outra.

De acordo com o deputado, caso as denúncias sejam comprovadas, o teste precisará ser reaplicado.

“Essas denúncias precisam ser avaliadas, porque existem candidatos que foram prejudicados e não tiveram a mesma oportunidade que outros de fazer o teste”, ressaltou.

Ele sugeriu ainda a realização de uma audiência pública emergencial para discutir e esclarecer o tema com a presença dos aprovados, de representantes da banca examinadora, do Governo do Estado, da Polícia e do Corpo de Bombeiros. 


Concursos da PM e Corpo de Bombeiros de Pernambuco estão na etapa do TAF

(Foto: Divulgação)


A deputada Gleide Ângelo também encaminhou para o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, um relatório com todas as informações repassadas pelos candidatos que se sentiram prejudicados no TAF.

Veja o que diz a banca organizadora do concurso

Folha Dirigida por Qconcursos entrou em contato com o Instituto AOCP, banca responsável pela organização dos concursos, para um pronunciamento oficial diante das denúncias.


A instituição disse que seguiu todas as regras do edital e com equipamentos apropriados para a execução do teste físico. Confira a nota na íntegra:


"O Instituto AOCP esclarece que os padrões adotados nas execuções das avaliações do TAF (Teste de Aptidão Física) do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco seguem todas as regras do edital, e os equipamentos, assim como o local da prova, são totalmente propícios.


Entre os apontamos, no caso das provas nas piscinas, informamos que o local conta com iluminação suficiente para que os candidatos possam executar as atividades. Referente à acusação relacionada aos representantes do Instituto AOCP, informamos que estes têm vasta experiência em aplicação de avaliação física, bem como no atendimento de demandas dos candidatos no momento da prova e que, em nenhum momento, ocorreu qualquer desqualificação dos candidatos em razão de aspectos regionais, culturais

ou profissionais.


O Instituto AOCP reitera o seu compromisso com o desenvolvimento da sociedade, fomentando e executando projetos voltados à assistência social, à educação e às seleções públicas, sendo reconhecido como agente de transformação, que preza pela ética, respeito, responsabilidade, segurança, trabalho em equipe e satisfação do público-alvo.

Destacamos que o Instituto AOCP é uma organizadora sólida, séria e com larga experiência e atuação em todo o território nacional, tendo executado diversos concursos para órgãos de segurança pública como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Científica de diversos estados".

Como é o TAF dos concursos PM e Bombeiros PE?

Os teste de aptidão física dos concursos começaram a ser aplicados em maio.


Os candidatos a Polícia Militar são submetidos aos seguintes exercícios:

  • flexão de braços na barra fixa;
  • salto em distância;
  • natação;
  • flexão abdominal remador; e
  • corrida de 2.400 metros.

Já no concurso do Corpo de Bombeiros são exigidos os exercícios de:

  • flexão de braços e teste estático na barra fixa;
  • shuttle run;
  • natação;
  • flexão de abdômen;
  • salto horizontal; e
  • corrida de 2.400 metros.

Para realizar o teste físico, os concorrentes devem apresentar atestado médico.


Os concursos ainda são compostos pela etapa de avaliação psicológica, assim como o curso de formação.

Concurso PM PE tem ampliação no número de vagas

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, autorizou o aumento no número de vagas do concurso PM PE. Agora, serão preenchidas até 5.250 oportunidades para soldados e oficiais, ao invés das 2.700 anunciadas inicialmente no edital. 


No Corpo de Bombeiros de Pernambuco, a oferta é de 600 vagas para soldados e 60 para oficiais.


Para se inscrever ao cargo de soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco é necessário ter o nível médio completo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Já na carreira de oficial combatente é aceito o curso superior em qualquer área. Em ambos os casos, os candidatos precisam ter altura mínima de 1,65m (homens) ou 1,60m (mulheres).


Os novos concursos também contam com um novo limite de idade, sendo: 30 anos, no máximo, na data de inscrição.


Em ambas as corporações, o soldado fará jus ao soldo de R$3.419,88, enquanto o oficial, no posto de 2° tenente, receberá R$10.855,91.


As provas objetivas e discursivas dos concursos foram aplicadas no início de 2024.


A seguir, confira tira-dúvidas sobre concursos policiais: