Concursos Segurança AM: governador autoriza 2.525 vagas

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou a autorização para 2.525 vagas nos concursos da Segurança AM.

Autor:
Publicado em:08/07/2021 às 14:45
Atualizado em:08/07/2021 às 14:45

O governador do Amazonas, Wilson Lima, autorizou um novo concurso Segurança AM. Conforme anúncio nesta quinta-feira, 8, serão abertas 2.525 vagas, nas forças de segurança do estado.

Ainda de acordo com o governador, as comissões serão formadas na próxima semana e, assim, a distribuição das vagas para cada força será revelada.

Estão previstos novos concursos PM AMBombeiros AMPC AM, entre outros. Na última semana, o deputado estadual Cabo Maciel (PL) afirmou que a abertura das seleções era uma questão de tempo.

"Na semana que vem, quando eu assinar a criação das comissões, iremos dar os detalhes de quantas vagas serão para cada força, para Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros, para a própria Secretaria de Administração Penintenciária", explicou Wilson Lima.

Os concursos são aguardados desde 2018, quando 1.300 vagas foram anunciadas para toda a Segurança Pública do Amazonas. No entanto, os editais não foram publicados por questões orçamentárias. 

Do total de vagas anunciado naquele ano, 424 vagas seriam para o concurso da Polícia Civil AM, 681 para a PM AM e  228 para o Corpo de Bombeiros do Amazonas. 

Governador anuncia aval para novos concursos Segurança AM (Foto: PM AM/Divulgação)
Governador anuncia aval para novos
concursos Segurança AM (Foto: PM AM/Divulgação)

Emenda à LDO 2022 prevê concursos PM e Bombeiros AM

Os parlamentares do Amazonas têm cobrado a realização dos concursos. Em junho, o deputado Roberto Cidade (PV), presidente da Assembleia Legislativa, protocolou uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022 para garantir que o governo promova seleções para a PM e CBM AM.

Segundo o parlamentar, o déficit no efetivo do sistema de Segurança do estado é um problema antigo e que foi  acentuado nos mês passado, quando uma facção criminosa promoveu ataques a patrimônios públicos na capital e no interior, sendo necessário o auxílio da Força Nacional para conter as ações.

"A Polícia Militar não faz concurso público há dez anos. Muitas cidades do interior, infelizmente, não têm policiamento suficiente para suprir a demanda da população. Da mesma maneira, o Corpo de Bombeiros não realiza concurso público desde 2010. A emenda é para que o recurso seja especificado na Lei Orçamentária e o estado, obrigatoriamente, promova o concurso", destacou.

A previsão de orçamento estadual, para o exercício de 2022, é de R$21,7 bilhões, segundo a LDO enviada pelo Governo do Amazonas ao parlamento, no último dia 31 de maio.

Folha Cursos

A emenda à LDO 2022 foi mais uma medida do Legislativo para garantir novos concursos na área da Segurança do Amazonas.

Ainda no mês passado, uma audiência pública foi realizada na Assembleia Legislativa para debater a necessidade de um novo concurso Bombeiros AM.

Antes disso, em abril, o deputado Álvaro Campelo (Progressistas) propôs, através de indicativo ao Governo do Amazonas, a realização de concursos para aumentar o efetivo da Policia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil.

"Tem que haver concurso público para a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, pois o efetivo está defasado há vários anos. É preciso que a atual administração corrija essa distorção", disse o deputado.

Segundo dados, o efetivo da Polícia Militar do Amazonas é de 9.031 policiais, enquanto o previsto seria de 15 mil. Já na Polícia Civil, há 2.151 servidores, quando seriam necessários 3.354.

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, possui um efetivo de 1.096 militares, quando o necessário seriam 4.483 bombeiros.

Desta forma, o déficit em cada instituição é de:

  • PM AM: 5.969 cargos vagos;
  • PC AM: 1.203 cargos vagos; e
  • CBM AM: 3.387 cargos vagos.

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos. Em nossa nova plataforma, você encontra materiais completos, otimizados e sem enrolação!

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis:

Por cargo

Por carreira