O governador do Amapá, Waldez Góes, anunciou na segunda-feira, 13, a abertura de novos concursos para órgãos de Segurança Pública. A oferta será para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica.
De acordo com o governo, a estimativa é que os concursos sejam realizados já em janeiro de 2022. Os processos seletivos ocorrerão na modalidade de cadastro reserva, que possibilitará que o governo convoque mais candidatos durante o prazo de validade.
Para a Polícia Militar, por exemplo, a estimativa é que sejam preenchidas inicialmente 600 vagas.
“Vamos realizar já a partir de janeiro três novos concursos para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. Vamos abrir de início logo 600 vagas para Polícia Militar”.
Waldez Góes ainda confirmou mudanças importantes para os concursos da PM e Bombeiros AP. Conforme informado por ele, o cargo de soldado passará a exigir apenas o ensino médio completo.
Isso porque o curso de formação de soldado será equivalente ao nível superior, como Tecnólogo de Segurança Pública, garantindo um efetivo especializado no exercício das atividades de proteção e defesa.
“Deixamos de exigir que tenha necessariamente o curso superior. Você pode concorrer só tendo o nível médio. Porque o curso de formação dos soldados, seja dos Bombeiros ou da Polícia Militar, será de tecnólogo (nível superior) em Segurança Pública”, afirmou o governador.
Outras mudanças são a redução da exigência da estatura para os concursos da PM e Bombeiros, sendo a altura mínima de 1,65m para homens e 1,55m para mulheres, e o aumento na idade máxima para ingresso no Curso de Formação de Oficiais para 35 anos.
A realização dos concursos Segurança AP integra o programa Estado Forte, Povo Seguro. Também foi anunciada a chamada de mais 150 concursados do Cadastro Reserva do Iapen que se unirão aos 110 que já estão em formação.
Além da escala extra remunerada: são até R$1.440 de remuneração extra para os agentes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar que, voluntariamente, se dispuserem a prestar serviço além da escala ordinária.
Concurso PM AP tem preparativos desde fevereiro
O anúncio de um novo concurso para Polícia Militar foi feito pelo governador em fevereiro deste ano. Durante a solenidade em homenagem aos 77 anos da corporação, ele já tinha adiantado que o edital seria publicado em 2022.
Em junho, Góes comunicou que o comandante da Polícia Militar do Estado, coronel Paulo Matias, estava autorizado a iniciar os trâmites do concurso PM AP. O anúncio foi feito durante a entrega de novas viaturas no Comando Geral da corporação.
“O coronel Matias está autorizado a fazer essas tratativas, tomar providências internas, preparar edital, trabalhar junto com a Sead, contratar quem vai realizar o concurso (...) ao mesmo tempo que está na formação da última turma do último concurso. Portanto, se encerra o último concurso e a gente dá partida para mais um concurso da Polícia Militar", disse Góes.
Em suas redes sociais , o governador também publicou: “já autorizei nossas equipes a iniciarem a parte burocrática necessária para a realização de um novo concurso”.
A recomposição do efetivo da Polícia Militar do Amapá e a abertura de concursos PM AP estão incluídas no Planejamento Estratégico da corporação até 2024 . Uma das ações planejadas é elaborar um estudo para reposição do efetivo, pelos próximos anos.
Prepare-se para novos concursos com a Folha Cursos
Além da segurança do Amapá, outros órgãos preparam concursos para 2022. Por esse motivo, quem deseja ingressar no serviço público deve manter a preparação em dia.
Você sabia que a Folha Dirigida tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz uma preparação otimizada e sem enrolação. São videoaulas, material escrito e questões relacionadas comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.
Conheça os cursos e comece já sua preparação!