Concursos Segurança MT têm orçamento aprovado para até 9 mil vagas
Assembleia Legislativa aprova emenda ao Orçamento 2021 que garante recursos financeiros para abertura de concursos Segurança MT com até 9 mi
Autor:
Publicado em:06/01/2021 às 19:28
Atualizado em:06/01/2021 às 19:28
O governo de Mato Grosso poderá realizar quatro novos concursos para Segurança Pública em 2021. A Assembleia Legislativa do Estado aprovou, na quarta-feira, 5, a emenda ao Orçamento deste ano que garante recursos financeiros para publicação dos editais.
O Orçamento será para abertura de concursos na Polícia Civil, Perícia Oficial, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Ao todo, até 9 mil vagas poderão ser disponibilizadas para recomposição dos quadros. Uma vez que esse é o quantitativo de cargos vagos nas corporações.
Segundo a Lei Complementar 173/2020 só é possível realizar concursos este ano para reposição de cargos vagos. A seguir, confira as vacâncias nos órgãos de Segurança Pública:
► Polícia Civil: 2.632 cargos vagos, sendo 158 de Delegados, 1.944 de Investigador de Polícia, e 530 de Escrivão.
► Perícia Oficial (Politec): 229 cargos vagos, sendo 46 de médico legista, oito de odonto legista, nove de Perito Oficial Criminal, 142 de papiloscopista e 24 de técnico de necropsia.
Vale destacar que nem todas as vacâncias poderão ser oferecidas inicialmente nos concursos. Uma vez que cada corporação deverá realizar o estudo da viabilidade para as nomeações.
A reserva no Orçamento também não é uma certeza que os concursos serão realizados. Porém, já é um indício de que as seleções estão no radar do governo.
A emenda para garantir recursos financeiros aos concursos é de autoria da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa. Em sua justificativa, o Colegiado destacou o déficit funcional no Estado.
“Denota-se que as forças de segurança do Estado de Mato Grosso apresentam considerável déficit de servidores, situação essa que tem prejudicado a prestação de um serviço adequado e eficiente a população, apesar desta área (segurança pública) se constituir como um dever do Estado”.
Você sabia que a Folha Dirigida agora também é curso preparatório? A Folha Cursostraz uma preparação otimizada e sem enrolação. São videoaulas, material escrito e questões comentadas.
Acesse os cursos!
Comandante-geral reconhece necessidade do concurso Bombeiros MT
Presente na ocasião, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges Ferreira, reconheceu a necessidade do novo edital.
Para ele, é preciso de novos servidores para aumentar o efetivo e poder atender a todos os municípios do Estado.
“Seria uma das alternativas para suprir nossas necessidades, além do projeto do bombeiro temporário, que pretendemos implantar em Mato Grosso”, falou.
A comissão deveria tocar os trâmites dos novos concursos públicos, como por exemplo, a escolha da banca organizadora. No entanto, não foram divulgados outros andamentos do processo desde então.
Segundo o senador Jayme Campos (DEM), o atual efetivo do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso é pequeno para atuar no estado com mais de 900 mil quilômetros quadrados. “Não é possível deixar assim”, apontou.
A declaração foi concedida pelo parlamentar após visitar a região do Pantanal mato-grossense que sofreu com queimadas no ano passado.