Direito Penal: o que cai em concursos policiais x tribunais?

O professor de Direito Penal Leone Maltz esclarece os principais assuntos que caem da disciplina para concursos policiais e concursos tribunais.

Dicas para concursos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:18/09/2023 às 18:00
Atualizado em:18/09/2023 às 17:58

O estudo do Direito Penal é fundamental para diversas áreas do Direito, e isso inclui os concursos públicos para carreiras nos tribunais e na polícia. No entanto, as abordagens podem variar significativamente entre esses dois tipos de concurso.


O professor de Direito Penal do Qconcursos, Leone Maltz, esclarece os principais assuntos que caem da disciplina para candidatos que buscam uma carreira em tribunais e aqueles que almejam uma carreira policial.


Uma das distinções mais notáveis é a ênfase dos assuntos em cada concurso. Os concursos para tribunais geralmente priorizam uma compreensão de aspectos como crimes praticados contra a fé pública, administração pública e administração da justiça, como apontou Leone Maltz.


"Quando se fala em tribunais, cai muito mais os aspectos: crimes contra a fé pública, crimes contra a administração pública, sobretudo, crimes contra a administração da Justiça", disse o professor.


Além disso, os candidatos precisam estar familiarizados com assuntos do princípio geral do Direito Penal, como a culpabilidade


“Na parte geral, há muito de se falar ali em culpabilidade e também em relação à extinção de punibilidade e, claro, aplicação da lei penal no tempo", explica Leone Maltz.

Leone Maltz explica diferença entre Direito Penal para concursos Policiais e concursos Tribunais.


Por outro lado, os concursos para carreiras policiais enfatizam conteúdos que primam pela aplicação prática do Direito Penal, como a aplicação da lei penal e crimes contra à vida, por exemplo.


"Em carreiras policiais, normalmente legítima defesa, aplicação da lei penal, crimes contra a vida, crimes contra o patrimônio. Além dos crimes contra a administração pública praticados por funcionário público", disse Leone Maltz.


Embora o Direito Penal seja uma disciplina fundamental em ambos os concursos para tribunais e carreiras policiais, as abordagens de estudo e as ênfases variam significativamente. A escolha entre essas duas carreiras depende das preferências individuais e das áreas de interesse dentro do campo jurídico e de aplicação da lei.


O que são carreiras Tribunais?

As carreiras dos tribunais são aquelas relacionadas à administração da justiça e ao funcionamento do sistema judiciário. Entre os diversos tipos de tribunais há:

  • Supremo Tribunal Federal (STF);
  • Superior Tribunal de Justiça (STJ);
  • Tribunais Regionais Federais (TRFs);
  • Tribunais Regionais Eleitorais (TREs);
  • Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs);
  • Tribunais de Justiça dos Estados (TJs);
  • Tribunais Eleitorais Municipais;
  • Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
  • Tribunal Superior do Trabalho (TST).


+ Veja os cursos de concursos da carreira Tribunal


Quais são as carreiras policiais?

As carreiras policiais são divididas entre os seguintes órgãos: Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia militar.


+ Leia mais: Como entrar na Polícia Civil


No que se refere aos cargos que cobram Direito Penal em provas, podemos destacar a polícia civil, PF e PRF. Já a polícia militar exige mais noções de direito penal e o conteúdo pode variar de acordo com o estado.


+ Veja os cursos de concursos da carreira Policial


Não quer perder nenhuma novidade e ser o primeiro a saber sobre todas as informações sobre concurso públicos? Acompanhe o nosso canal no Telegram.