Em seleção de estagiários, software promove diversidade na Suzano
A ferramenta utilizada foi capaz de reduzir em 95% o tempo gasto na análise de currículos, além de alcançar equilíbrio de gênero entre os finalistas.
Autor:
Publicado em:11/02/2021 às 17:00
Atualizado em:11/02/2021 às 17:00
A Suzano, produtora global de celulose de eucalipto e líder mundial no mercado de papel, conta com uma nova ferramenta para otimizar a seleção de novos colaboradores para a empresa, inclusive no seu programa de estágio.
A edição de 2020 do "Suzano na Facul Contrata Você" recebeu 1.175 inscrições para as 15 vagas disponíveis. Com a adoção dos testes do MindMatch, software da Mindsight - startup de inteligência em Recursos Humanos -, a empresa aumentou a eficiência do processo e conseguiu evitar vieses inconscientes e assegurar a diversidade no programa de estágio, deixando a análise de currículos para momentos posteriores.
"Os testes criados e aplicados pelo MindMatch não levam em consideração nenhuma informação de background, que podem muitas vezes enviesar a avaliação dos recrutadores. Para ser aprovado para as próximas etapas, o software avalia apenas o que realmente importa para a empresa. No caso da Suzano, os fatores considerados foram o potencial e perfil cultural dos candidatos", explica Thaylan Toth, CEO da Mindsight.
Por conta das necessidades da Suzano e do alto número de inscritos, a orientação da Mindsight foi realizar um filtro com três critérios:
potencial;
fit cultural; e
match com as posições em aberto.
"O MindMatch é capaz de medir todos estes quesitos por meio de testes psicométricos validados e algoritmos de inteligência artificial. Nossa tecnologia é personalizável para as necessidades de cada cliente", explica Thaylan.
Suzano utiliza ferramenta para otimizar a seleção de novos funcionários
(Foto: Pixabay)
Software da Mindsight reduziu em 95% o tempo da triagem dos currículos
Um dos resultados satisfatórios no uso do MindMatch foi percebido logo no início da seleção: a triagem dos currículos. Para analisar cerca de 60% dos currículos, a Suzano gastava, em média, 117 horas de trabalho dos recrutadores.
Com o software, conseguiram filtrar todos os candidatos em apenas cinco horas, reduzindo em 95% o tempo gasto na triagem.
"Considerando a economia de tempo nos processos seletivos, também há uma otimização de gastos da empresa, já que o recrutador pode se dedicar a outras frentes, principalmente no caso da Suzano, que está sempre com diversas vagas abertas", ressalta Thaylan.
Outro resultado observado foi em relação à diversidade. Dada a realidade da indústria brasileira, com predominância de homens, a maior preocupação da Suzano era com a diversidade de gênero. Após a triagem do MindMatch, 49% dos 63 finalistas foram mulheres e 51% homens, um equilíbrio grande que manteve a diversidade conquistada na fase de atração.
"Para a Suzano, foi excelente encontrar uma ferramenta que nos permitisse acelerar o processo de seleção, ao mesmo tempo que garantiu a eliminação de vieses que o currículo muitas vezes favorece", afirma Kassio Castro, Analista de Planejamento e Gestão de Talentos da Suzano.
Suzano inscreve para estágio de nível técnico
A Suzano está com mais de 150 vagas abertas para programa de estágio técnico. As oportunidades são para atuação em Jacareí e Limeira, no estado de São Paulo, Belém (PA), Fortaleza (CE) e Mucuri (BA), além de Aracruz e Cachoeiro do Itapemirim, ambas localizadas no Espírito Santo. Inscreva-se!
Para participar da seleção, os interessados precisam ter formação no ensino técnico prevista a partir de abril de 2022. Os estagiários atuarão principalmente na área Operacional Industrial, que contempla as atividades de manutenção e produção.
A seleção destina-se a estudantes que tenham 18 anos ou mais e estejam cursando nível técnico no período noturno em áreas prioritárias como Papel e Celulose, Química, Manutenção Mecânica e Elétrica, além de Logística, Segurança do Trabalho e áreas correlatas.
A empresa também considerada as habilidades comportamentais, destacando-se o candidato com perfil colaborativo, comunicativo, proativo e que acredita no poder de transformação.
Além de um plano de desenvolvimento, os novos talentos da companhia terão acesso a benefícios como bolsa-auxílio, assistência médica e seguro de vida, vale-refeição ou refeitório nas unidades industriais, além de vale-transporte ou fretado nas unidades industriais.
"Nosso principal objetivo é investir nos jovens talentos preparando-os para uma carreira operacional na Suzano, ao mesmo tempo que contribuímos para o desenvolvimento das comunidades locais de modo que consigamos aumentar o aproveitamento interno e, consequentemente, formar um banco de talentos para sucessão imediata. Acreditamos que para plantar o futuro que queremos, a colaboração e a troca de experiências são fundamentais, e o nosso programa proporciona justamente esse ambiente acolhedor no qual todos podem se desenvolver", comenta Ana Paula Giacomin, gerente executiva de Gente e Gestão da Suzano.