Como trabalhar o emocional para o Exame da OAB?

O psicanalista Marcelino Viana explica como ter uma boa preparação emocional para o Exame da Ordem.

Autor:
Publicado em:02/11/2020 às 10:00
Atualizado em:02/11/2020 às 10:00

Você que está se preparando para Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já se sentiu desmotivado, angustiado ou até mesmo ansioso? Se a resposta for sim, saiba que isso é bastante comum. 

Essa prova está diretamente ligada ao seu futuro profissional, após anos de estudos em uma graduação. Por isso, é normal que surjam questionamentos sobre como ficarão os seus planos.

O psicanalista Marcelino Viana explica que qualquer profissional recém-formado tem dúvida sobre o mercado que o espera e, no caso dos bacháreis em Direito, ainda há uma avaliação que visa validar os seus conhecimentos.

Apesar de comum, você não pode deixar que essas emoções e pensamentos prejudiquem a sua preparação para o exame. Dessa forma, para além do estudo prático e teórico, o especialista chama atenção para uma preparação emocional.

"Sempre, em qualquer preparação, oriento uma mentoria na área emocional para as candidatas e os candidatos. No entanto, redobro a atenção quando o assunto é Exame da Ordem pela simbologia que carrega em si, que é efetivamente o existir de um fazer profissional".

 

Preparação emocional OAB
Para além dos estudos, candidatos devem investir em preparação emocional
(Foto: Freepik)

 

Como diminuir a sensação de incerteza?

Se você é daqueles que sofrem por antecipação, deixar a preparação para a última hora não é uma boa opção. Portanto, a dica é que você já tenha consciência de que os estudos precisam começar cedo.

Marcelino frisa que é necessário "investir nas premissas formativas durante o curso de graduação e já direcionar uma parte do tempo para focar nos estudos organizados, considerando as característica da OAB".

Veja também: Como fazer simulado em casa para o Exame da Ordem?

Quando você consegue se antecipar, segundo o psicanalista, é possível diminuir as incertezas em torno do sucesso na avaliação. Como diz aquele ditado popular, é melhor prevenir do que remediar.

"As ações preventivas sempre serão mais efetivas do que as ações corretivas, ou seja, aqueles que deixam para última hora tendem a sofrer emocionalmente muito mais", explica.

 

Pandemia x incertezas

Segundo Marcelino, a pandemia, por ser um momento de instabilidade geral, acabou amplificando as incertezas. Essa realidade pandêmica trouxe inúmeras incertezas sobre a realização da prova da OAB.

+ Após cinco adiamentos, a 2ª fase está marcada para o dia 6 de dezembro!

"Pense que viver com dúvidas em momentos da vida, sem atenção especial às emoções, é um complicador natural, imagine em momentos de instabilidade geral que trouxe incertezas sobre datas do Exame da OAB", pontua Marcelino.

O psicanalista conta que essas dúvidas afetaram até quem estava estudando preventivamente. Porém, ele chama atenção para a possibilidade de lançar uma visão positiva sobre isso e aproveitar o maior tempo para estudar.

"Quem estuda preventivamente ganha um tempo para parar e reorganizar as emoções, além de poder dividir o tempo com outras coisas interessantes, respeitando obviamente o momento, a fim de desviar o foco e diminuir a ansiedade, mas sem parar de estudar.

É possível utilizar este momento para estudar e fortalecer a mente para a prova. Mas independente da quantidade de tempo disponível, "as dúvidas podem ser reduzidas se você se apropria do merecimento por ter feito uma boa preparação".

Isso não quer dizer que se você estiver bem preparado para o exame deve parar de estudar, mas, por ter cumprido o seu papel, é possível reduzir o ritmo para melhorar as suas emoções.

Quer uma preparação exclusiva para a OAB?

Botão com link para assinatura

Como conquistar a aprovação?

"O tempo é sempre um grande aliado", afirma Marcelino. E se você quer entrar no campo do sucesso, deve usar esse tempo de preparação ao seu favor. O especialista frisa três fatores importantes para que você alcance essa meta:

#1. Organização - Não adianta estudar de qualquer jeito, ainda mais para a OAB que tem inúmeros disciplinas. Por isso, a organização é fundamental e, se quiser ajuda com isso, você pode utilizar gratuitamente o Smart Planner da Folha Dirigida.

#2. Verticalização de edital - Você precisa entender a prova que vai fazer e uma boa ideia é fazer a verticalização do edital. Em uma tabela, separe todas as matérias e conteúdos cobrados. 

#3. Treino e trabalho incansáveis - Já ouviu aquele lema dos atletas: no pain, no gain (sem dor, sem ganhos)? Você pode trazê-lo para a sua preparação, pois só terá resultados através de esforços.

"Todos precisam acelerar os seus cronômetros e trabalhar duro para a aprovação. Bons hábitos, uma boa noite de sono, atividade física, boa alimentação e o cuidado especial com as emoções serão grandes aliados a sua preparação", pontua Marcelino.

"Nada que amplia a ansiedade e tira noites de sono pode fazer bem a você", complementa. Caso você consiga ser aprovado, o especialista diz que você deve se apropriar do merecimento por ter feito um bom trabalho.

Mas e se não conseguir ser aprovado?

"Viva a frustração por um momento e depois saia dela, porque é você quem controla as suas emoções e não o contrário. Avalie as suas ações, realinhe as metas e trabalhe duro, o importante é que você aprenda, corrija o que precisa e se torne melhor no percurso. A aprovação virá, isso é fato", afirma.

"E lembre-se: é sempre bom contar com a ajuda de um ótimo profissional no campo das emoções", finaliza.

 

Já conhece o Smart Planner gratuito para OAB? Com ele você pode organizar o seu cronograma de estudos para 1ª fase do Exame de Ordem. 
Cadastre-se já!