Expectativa e estratégia de preparação para o concurso PC RJ

Expectativa é que banca seja escolhida ainda em 2020 e especialista diz que ainda há tempo para iniciar os estudos. Confira!

Autor:
Publicado em:18/11/2020 às 06:12
Atualizado em:18/11/2020 às 06:12

Expectativa é que banca seja escolhida ainda em 2020


Na melhor das hipóteses, a expectativa é de que o anúncio das bancas escolhidas para o concurso PC RJ ocorra até o início de dezembro. Isso porque, o governador e o secretário da Polícia Civil-RJ, Allan Turnowski, já anunciaram que os editais serão divulgados no primeiro semestre de 2021.

É possível que a corporação mantenha a ideia de escolher duas organizadoras, sendo uma específica para o cargo de delegado e uma outra para as demais carreiras, assim como não. Até porque a corporação está sob nova chefia. Assim, ainda não é possível confirmar essa informação.

De acordo com o assessor especial do gabinete do governador do Estado do Rio de Janeiro, Marcio Garcia, um edital deve ser publicado por cargo autorizado. O policial acredita em editais publicados o quanto antes.
 

“A Polícia Civil tem a intenção de publicar esses editais o quanto antes. Então, eu vou chutar que no primeiro trimestre nós já tenhamos esses editais”, opinou.


+ Leia também → Por que concursos da área da Segurança estão tão cobiçados?
 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


Interessados ainda podem iniciar a preparação?


É verdade que os estudos para o próximo concurso da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeior já deveria ter sido iniciado, apesar de a seleção ter tido diferentes datas para seus trâmites burocráticos.

Mais uma vez a PCERJ divulga uma nova previsão para ter editais publicados. Mas será que agora as previsões irão se concretizar? Quais são os motivos para acreditar que dessa vez a seleção irá ser realizada?

Na visão dos especialistas, essas perguntas pouco importam para o processo evolutivo de aprendizado do candidato. A recomendação é para que os futuros servidores aproveitem o tempo para intensificar a preparação.
 

"Com a certeza da realização dos concursos, não há motivos para procrastinar. O candidato deve enxergar esse atraso com bons olhos, arregaçar as mangas e traçar uma estratégia eficiente e estudos. A possível redução das vagas também não pode ser motivo de desânimo, pois, dada a grande carência de pessoal, certamente a Polícia Civil-RJ chamará muitos aprovados durante o prazo de validade", disse Marco Brito, coordenador pedagógico do curso Degrau Cultural.


+ Leia também → Concurso PC SP: delegado conta trajetória e dá dicas de preparação
 

Embora a nova autorização dos concursos, publicada no último dia 5, não traga a oferta de caga cargo, o governador em exercício, Cláudio Castro, já anunciou que as 864 vagas estão confirmadas.

No entanto, segundo ele, somente 73 aprovados devem ser chamados de imediato, com os demais sendo convocados até o final de 2022. Isso porque o Rio de Janeiro está sob as regras do Regime de Recuperação Fiscal.

Desta forma, o Estado só pode convocar aprovados de concursos para repor vacâncias, que tenham ocorrido a partir de 2017 e que estejam foram do Decreto que bloqueou mais de 900 cargos. Ainda assim, é esperado um amplo quantitativo, tendo em vista que, em média, 450 policiais saem da corporação todos os anos.
 

Corporação já tem novas vacâncias após o bloqueio


As convocações dos futuros servidores da Polícia Civil RJ terão que ser realizadas de acordo com as vacâncias que surgirem após o bloqueio dos cargos, realizado no meio deste ano de 2020.

É importante ressaltar que desde junho 82 cargos vagaram na estrutura da corporação, sendo dois para auxiliar de necropsia, um para técnico de necropsia, 13 para investigador, 57 para inspetor, seis para perito legista e três para delegado. Apenas o cargo de perito criminal que ainda não apresentou novas vacâncias.

A notícia é positiva para quem se prepara para a seleção e está dentro das expectativas da PCERJ. Nos últimos cinco anos, 2.336 servidores pediram aposentadoria na Polícia Civil RJ.

Segundo a corporação, foram 438 em 2015, 573 em 2016, 481 em 2017, 397 em 2018 e 447 em 2019. Sendo assim, é fica a expectativa pela convocação de todos os 864 primeiros colocados até o final de 2022.

A tendência é que, durante o prazo de validade dos concursos, dois anos, podendo dobrar, a corporação consiga aproveitar os aprovados em cadastro de reserva. No entanto, isso vai depender das condições financeiras do Estado e de autorização prévia do Executivo.
 

Concurso PC RJ está em fase de análise das propostas das organizadoras (Foto: Divulgação)
Concurso PC RJ está em fase de análise das propostas das organizadoras
(Foto: Divulgação)


Especialista diz que ainda há tempo para iniciar os estudos


Com a confirmação de que os editais para a Polícia Civil-RJ serão divulgados ainda no primeiro semestre de 2021, os interessados em ingressar na corporação não devem perder tempo e precisam iniciar logo os estudos.

Na visão do professor Fernando Bentes, que é diretor acadêmico do Qconcursos, até mesmo quem não iniciou a preparação terá chances de conquistar uma das oportunidades.
 

“Quem começar do zero tem bastante tempo para estudar até a prova. Com a previsão de edital da Polícia Civil-RJ para o primeiro semestre de 2021, o candidato tem tempo suficiente para chegar perto da perfeição e garantir um excelente nota e aprovação”, disse Bentes, que é mestre e doutor em Direito Constitucional.


Para o professor, quem acabou desanimando em certo momento em relação aos acontecimentos sobre o concurso PC RJ também podem voltar para a preapração. Isso porque ainda há tempo para relembrar os conteúdos já estudados.
 

"Quem já estudou, não começa do zero, pelo contrário, já acumulou uma base. Aconselho até a revisitar o que estudou: anotações, livros, videoaulas, questões e resumos para refrescar a memória na matéria. Assim, vai perceber que se lembra de quase tudo e poderá retomar os estudos a partir daí."


Na entrevista que pode ser conferida abaixo, o diretor acadêmico do Qconcursos orienta sobre o que fazer para estar preparado para o dia da avaliação da seleção da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Confira!
 

EM JUNHO, QUANDO O GOVERNO DO ESTADO BLOQUEOU MAIS DE 10 MIL CARGOS EM SUA ESTRUTURA (SENDO MAIS DE 900 NA POLÍCIA CIVIL-RJ), ALGUNS CANDIDATOS A INVESTIGADOR, INSPETOR E OUTROS CARGOS PARALISARAM TOTALMENTE OS ESTUDOS, POIS ACHAVAM QUE OS CONCURSOS NÃO IRIAM MAIS ACONTECER. NO ENTANTO, NA SEMANA PASSADA, O NOVO SECRETÁRIO DA POLÍCIA CIVIL-RJ ANUNCIOU QUE AS SELEÇÕES ESTÃO CONFIRMADAS E OS EDITAIS SAIRÃO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021. ESPECIFICAMENTE PARA QUEM PARALISOU OS ESTUDOS, COMO RECUPERAR O TEMPO PERDIDO?

Fernando Bentes - A frase mais comum no universo dos concursos públicos é que o candidato deve estudar até passar. Embora seja um clichê, é a mais pura verdade.

Nós sabemos das funções necessárias ao Estado, e com certeza haverá concurso público. Então o estudante não deve parar nunca de estudar, principalmente quando se trata de certames policiais.
 

Todo ano saem dezenas de concursos para PM, Polícia Civil no país inteiro, sem falar em Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) ou seleções próximas deste perfil, como de agente penitenciário federal ou estadual. São muitas oportunidades. Então, às vezes, a demora para sair um edital é uma benção, porque dá um tempo maior de preparação.


Sabe aquele item do programa que não deu tempo de estudar? E aquela matéria que você ainda tem dúvida? Aquela disciplina que estudou, mas não deu tempo de fazer questões, nem simulados? Então, essa é a hora de sanar todos os desafios e chegar preparado na hora da prova.

Com a previsão de edital da Polícia Civil-RJ para o primeiro semestre de 2021, o candidato tem tempo suficiente para chegar perto da perfeição e garantir um excelente nota e aprovação.
 

ESPECIFICAMENTE PARA QUEM PARALISOU OS ESTUDOS, COMO RECUPERAR O TEMPO PERDIDO? É MAIS COMPLICADO VOLTAR A ESTUDAR DEPOIS DE TER LARGADO TUDO PARA TRÁS DO QUE AQUELE QUE VAI, POR EXEMPLO, INICIAR UMA PREPARAÇÃO AGORA?

Fernando Bentes -  Quem já estudou, não começa do zero, pelo contrário, já acumulou uma base. Aconselho até a revisitar o que estudou: anotações, livros, videoaulas, questões e resumos para refrescar a memória na matéria. Assim, vai perceber que se lembra de quase tudo e poderá retomar os estudos a partir daí.
 

E AQUELES QUEM MANTIVERAM A PREPARAÇÃO, MAS EM UM RITMO MAIS LENTO (ATÉ EM FUNÇÃO DA PANDEMIA), DEVEM PROCEDER DE QUAL FORMA, A PARTIR DESSA CONFIRMAÇÃO DE QUE OS CONCURSOS VÃO MESMO ACONTECER EM 2021?

Fernando Bentes - Quem manteve os estudos em ritmo lento, pode intensificar agora. Nós sabemos que a previsão mais concreta de um concurso gera um efeito psicológico. Então a motivação volta e o candidato pode dar um gás para chegar na frente de todo mundo na hora da prova.
 

PARA QUEM NÃO REDUZIU O RITMO DE ESTUDOS DURANTE A PANDEMIA, NEM MESMO COM O ANÚNCIO DO BLOQUEIO DOS CARGOS DO CONCURSO, QUAIS ESTRATÉGIAS DE ESTUDO ADOTAR, JÁ QUE ESTÃO À FRENTE DOS DEMAIS CANDIDATOS (OS QUE PARALISARAM COMPLETAMENTE A PREPARAÇÃO E OS QUE REDUZIRAM O RITMO?

Fernando Bentes - Quem continuou estudando bastante em 2020, fez o certo. Agora é a hora que eu chamo de perfeição ou erro zero. O candidato deve focar em questões e simulados para saber o que ainda está errando e se dedicar apenas nisso.

Deve buscar os 100% de acerto. Quando o edital sair, basta conferir se faltou estudar alguma coisa para ficar alinhado com o que vai ser cobrado na prova.
 

ATÉ A PUBLICAÇÃO DOS EDITAIS, PASSAREMOS POR ALGUMAS DATAS FESTIVAS, TAIS COMO NATAL, RÉVEILLON E, POSSIVELMENTE, O CARNAVAL. MUITOS COSTUMAM RELAXAR A PREPARAÇÃO DURANTE ESSAS FESTIVIDADES, O QUE TALVEZ NÃO SEJA DIFERENTE, APESAR DA PANDEMIA. COMO ENCONTRAR O EQUILÍBRIO CERTO ENTRE OS ESTUDOS E ESSAS COMEMORAÇÕES? OU O CANDIDATO QUE QUER INGRESSAR NA POLÍCIA CIVIL NÃO PODE SE DAR AO LUXO DE FLEXIBILIZAR UM POUCO A PREPARAÇÃO NEM MESMO NESSES PERÍODOS?

Fernando Bentes - Quem começar do zero tem bastante tempo para estudar até a prova, que deverá ser no final do primeiro semestre de 2021. Basta não se perder em outras distrações, principalmente, nesta época de reabertura da economia durante a pandemia e com as festas que se iniciam no Natal e vão até o carnaval.
 

Os candidatos que estão num nível mais avançado de estudos podem até tirar alguns dias de comemoração com a família. Mas quem começará do zero, deve ter cautela, pois uma festa leva à outra. O foco de vida muda e o tempo perdido pode ser precioso para ser aprovado em um concurso tão disputado.


Se não tiver jeito, uma recomendação: não deixe as comemorações ultrapassarem dois dias. Mais do que isso, faz com que o candidato demore a retomar o ritmo de estudos.