Os estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na versão digital poderão conferir o gabarito do exame nesta quarta-feira, 10. O resultado será divulgado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e estão previstos para o fim da tarde.
As provas da versão digital do Enem foram aplicadas em 31 de janeiro e 7 de fevereiro em laboratórios de informática contratados pelo governo. A previsão do Inep é que as notas finais sejam divulgadas em 29 de março.
A edição 2020 do Enem foi a primeira em que o exame teve sua versão digital, além da impressa. Eram esperados mais de 93 mil candidatos, mas compareceram 26.709, o que representa 28,7% dos inscritos aguardados.
Em coletiva de imprensa realizada no último domingo, 7, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que as provas do Enem 2021 devem ser aplicadas nos meses de novembro ou dezembro deste ano. De acordo com Lopes, o cronograma da edição de 2021 não deve ser alterado.
"As provas serão por volta de novembro, dezembro", disse Lopes enquanto apresentava os resultados do Enem digital, que está sendo aplicado pela primeira vez na edição de 2020 do exame.
A expansão do Enem digital na edição de 2021 também está nos planos do presidente do Inep. O objetivo é que, até 2026, a avaliação se torne totalmente online.
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
o que + você precisa saber:
- B2W recebe inscrições para estágio remoto em Tecnologia
- Quais mudanças serão implementadas no local de trabalho em 2021?
- O que preciso ter para conquistar o primeiro emprego?
Como é calculada a nota do Enem?
As notas do Enem são calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), diferentemente de uma prova comum, a nota do Enem em cada área não representa simplesmente a proporção de questões que o estudante acertou na prova.
Em cada uma das quatro áreas avaliadas, a média obtida depende, além do número de questões respondidas corretamente, também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias de desempenho distintas.
Na escala construída para o Enem, dentro de cada uma das áreas avaliadas, a nota 500 representa a média obtida pelos concluintes do ensino médio que realizaram a prova (excluídos os egressos e treineiros).
Portanto, quanto mais distante de 500 for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes. O mesmo raciocínio vale para desempenho menor que 500, que aponta desempenho pior em relação ao obtido pela média.

















