Itaú e DIVER. SSA incentivam empreendedorismo feminino negro
Itaú e DIVER. SSA, com apoio do Finance Corporation (IFC), recebem inscrições em programa de aceleração para micronegócios liderados por mulheres.
Autor:
Publicado em:04/11/2020 às 17:00
Atualizado em:04/11/2020 às 17:00
O Itaú Mulher Empreendedora, em parceira com a DIVER.SSA, está com inscrições abertas para um programa de aceleração de negócios liderados por mulheres. O foco do programa está nas empreendedoras mais vulneráveis.
O programa Aceleração Itaú Mulher Empreendedora tem como intuito impulsionar cases de sucesso, negócios potenciais e a geração de impacto, através do apoio a negócios liderados por mulheres empreendedoras. O projeto atua não só alavancando resultados financeiros, como o potencial de impacto social desses negócios.
A aceleração terá apoio financeiro e técnico da International Finance Corporation (IFC), organização do Grupo Banco Mundial. Esta é a quarta edição do Programa Itaú Mulher Empreendedora, que este ano se baseará em três pilares:
Autoconhecimento;
Autoconfiança; e
Autogestão.
O projeto selecionará 30 empreendedoras, que passarão por um treinamento ao longo do programa. A seleção das candidatas será realizada em dezembro deste ano.
Já a aceleração ocorrerá entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021. Ao final da edição, cinco finalistas receberão um investimento semente no valor de R$10 mil.
Mulheres negras, indígenas e LBTs das regiões Norte e Nordeste terão prioridade
O projeto busca empreendedoras de diferente perfis e contextos interculturais. Mulheres de todo o Brasil podem se candidatar, no site do programa. Mas, este ano, a prioridade será os negócios liderados por mulheres negras, indígenas e LBTs (lésbicas, bissexuais e transexuais) das regiões Norte e Nordeste.
"O objetivo do programa é impactar os negócios femininos no Norte e Nordeste com uma metodologia desenvolvida por mulheres para mulheres e já testada em diversos micronegócios. A aceleração vai transferir conhecimento e educação empreendedora para gerar impacto social", destacou Ítala Herta, Fundadora da DIVER.SSA.
A DIVER.SSA é uma iniciativa focada em fomentar o empreendedorismo feminino de impacto social em todo o Brasil. A abordagem e metodologia de trabalho utilizados pela empresa consideram os mais diversos perfis femininos, feminilidades, contextos interculturais e vulnerabilidades sociais.
Ítala destacou, ainda, que esta é a primeira edição do programa de aceleração a contar com um investimento semente para as finalistas. As inscrições para participação já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 20 de novembro.
Programa pretende colaborar para a independência financeira das participantes
A candidata deve preencher alguns requisitos para concorrer. Entre eles, ser uma microempreendedora individual (MEI). Ou, em caso de informalidade, ser capaz de comprovar existência do negócio há pelo menos dois anos.
Serão consideradas provas de existência, por exemplo, página em redes sociais do desenvolvimento do negócio, site de vendas, cadastro de plataformas virtuais de venda e/ou entrega de produtos. Não há limitação de idade ou consulta aos serviços de proteção ao crédito.
"O programa Aceleração Itaú Mulher Empreendedora representa o compromisso do Itaú Unibanco em estimular o poder de transformação das pessoas. Estamos muito felizes em poder ajudar empreendedoras de diversos contextos e com negócios de impacto nas regiões Norte e Nordeste", disse Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco.
Segundo Luciana, a parceria com a DIVER.SSA e a IFC proporcionará independência financeira para essas mulheres, além de promover a sua inclusão no mercado.
“Acreditamos que existe uma grande demanda, no atual momento, para que organizações privadas apoiem ações afirmativas e inclusivas no país, e temos orgulho de que o Itaú seja uma delas".