Jovem aprendiz: empresas têm mais de 60 mil vagas abertas no país
Confira quais empresas estão com oportunidades abertas para o Programa Jovem Aprendiz. São mais de 60 mil vagas no país!
Autor:
Publicado em:16/02/2021 às 08:00
Atualizado em:16/02/2021 às 08:00
Está em busca do primeiro emprego e tem até 24 anos? O Programa Jovem Aprendiz pode ser uma oportunidade para ingresso no mercado de trabalho.
Criado em 2000 pelo governo federal, esse projeto busca estimular a geração de emprego entre a população jovem do país. Em especial, aqueles que nunca tiveram experiências de trabalho.
O programa determina que o jovem aprendiz realize atividades teóricas e práticas. O contratado tem a chance de adquirir novos conhecimentos e aplica-lo durante a rotina de trabalho na empresa, com carteira assinada.
Para te ajudar a encontrar uma vaga de jovem aprendiz, Folha+ reúne as principais oportunidades abertas no país. Confira a seguir e faça já sua inscrição!
Indústria tem mais de 60 mil vagas em parceria com Senai
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), indústrias devem contratar 61.218 jovens aprendizes, nos primeiros meses do ano, em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Conforme informado pela Agência Brasil, os selecionados terão acesso a um curso gratuito no Senai com um contrato de trabalho de até dois anos e carteira assinada em empresas parceiras.
Programa Jovem Aprendiz une conhecimento teórico e prático
nas empresas (Foto: Divulgação)
Para se candidatar, é preciso ter entre 14 e 24 anos, cursar a partir do 9º ano do ensino fundamental/Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou ter concluído o ensino médio.
Os processos seletivos são realizados pelas empresas, sendo divulgados na página do SENAI.
EMS recruta jovem aprendiz para atuar no interior paulista
O maior laboratório farmacêutico no Brasil, EMS, e o Grupo NC estão com inscrições abertas para o programa #JovensOperadoreseOperadoras. São oferecidas 20 vagas para jovens que tenham idade entre 18 e 22 anos.
Para participar, é necessário estar regularmente matriculado em escolas públicas das cidades de Hortolândia, onde fica localizada a sede da EMS, em Monte Mor, e Sumaré, todas no interior de São Paulo.
Além disso, é preciso ter 75% de aproveitamento no histórico escolar. Vale destacar que jovens dentro desta faixa etária que já concluíram o ensino médico também podem se candidatar. Os interessados podem se inscrever até o dia 17 de fevereiro, na página do programa.
Durante o programa serão oferecidos: bolsa-auxílio, uniforme, refeitório na empresa, transporte e, principalmente, a possibilidade de entrar para o quadro de colaboradores efetivos da empresa. Ao final do contrato, o aluno receberá ainda um certificado de aprendizado.
Empresa de energia abre vagas para jovem aprendiz no RJ
A Equinor, empresa global de energia com sede na Noruega e com atuação no Brasil desde 2001, abre inscrições em seu novo programa de jovem aprendiz. A oferta é de 10 vagas para moradores do Rio de Janeiro, com idade entre 16 e 22 anos.
Para se inscrever, é preciso estar cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental. Pessoas com deficiência, de qualquer idade, também podem se candidatar. As inscrições ficam abertas somente até quarta-feira, 17, por meio do formulário.
Os selecionados terão direito a salário, vale transporte e alimentação, plano de saúde e seguro e vida. Um diferencial é que a empresa também oferece curso gratuito de Língua Inglesa para os aprovados que quiserem aprender o idioma.
O processo seletivo será composto por testes online e entrevistas. A previsão é que os jovens comecem o curso entre o final de março e o início de abril de 2021.
No primeiro ano, eles terão dedicação exclusiva a um curso técnico oferecido pelo Senai, conforme a área de atuação do aprendiz na companhia, por exemplo, assistente administrativo, mecânica de manutenção e operador de computador.
Já no segundo ano, os jovens começarão a trabalhar na empresa, com uma carga horária de quatro horas por dia.
Rede SARAH oferece 200 vagas de jovem aprendiz
A Rede SARAH, junto com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), realiza processo seletivo com quase 200 vagas para jovem aprendiz. A oferta é para vários estados brasileiros.
Para participar, é preciso ter entre 18 e 20 anos, renda per capita familiar de até um salário mínimo e estar matriculado no 3º ano do ensino médio ou ter finalizado o ensino médio há, no máximo, um ano na data de inscrição.
Os selecionados terão direito a um salário mínimo, no valor de R$1.100, vale-transporte, alimentação e uniforme. As inscrições podem ser feitas pelo link.
Os participantes assinam contrato de aprendizagem por até 23 meses sob o regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). A Rede Sarah é uma das maiores unidades hospitalares brasileiras, destinadas ao atendimento de vítimas de politraumatismos e problemas locomotores, objetivando sua reabilitação.
Conheça 4 sites para procurar vagas de jovem aprendiz
Confira outros sites que podem te ajudar a encontrar uma vaga de jovem aprendiz: