O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Macaé, foi quem entrou com a ação.
A Promotoria apontou que a Câmara de Macaé descumpre um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2011, para adequar a estrutura do quadro pessoal da Casa.
De acordo com a ação, a Casa tem 270 cargos comissionados e 128 cargos efetivos, isto é, uma diferença de cerca de 112% de servidores comissionados para efetivos
Ainda segundo a ação, a Promotoria de Justiça tomou conhecimento de que o atual presidente da Câmara Municipal estaria criando diversos cargos comissionados nesta legislatura, em flagrante desrespeito aos termos do TAC, bem como aos princípios da Administração Pública.
Câmara de Macaé RJ deverá realizar um novo concurso público
(Foto: Tiago Ferreira/Câmara de Macaé)
Primeiro, a Promotoria de Justiça expediu uma recomendação, sugerindo que fossem extintos, no prazo máximo de 30 dias, os cargos em comissão acima de 229, cumprindo assim os termos pactuados no TAC, e observando, ainda, a jurisprudência sobre o tema.
Depois, entrou na Justiça obtendo decisão favorável para que a Câmara crie cargos efetivos mediante lei e realize concurso público, para o preenchimento das vagas, no prazo de 365 dias.
Comece agora e seja um dos primeiros a garantir a aprovação nos concursos em 2025. Acesse aqui e confira!
Veja os próximos passos para a abertura do concurso
Para que o novo concurso seja realizado, a Câmara de Macaé deverá seguir alguns passos. O primeiro deles é a formação de uma comissão de servidores para ficar à frente dos preparativos.
A comissão ficará responsável por identificar os cargos e áreas com maior necessidade, além de elaborar o edital e acompanhar todas as etapas.
Uma banca organizadora ainda terá que ser contratada para receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas aos candidatos.
Somente depois da contratação da banca, o edital poderá ser finalizado com o cronograma e publicado em Diário Oficial.
A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida está em contato com a Câmara de Macaé para verificar se os preparativos para o concurso serão iniciados e se os prazos determinados pela Justiça serão cumpridos.
Em 2024, após mais de dez anos sem concursos, a Prefeitura de Macaé publicou editais com 824 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. Confira os detalhes aqui!
Último concurso Câmara de Macaé RJ foi realizado em 2012
O último concurso, especificamente para a Câmara Municipal de Macaé, foi realizado em 2012.
Na época, a oferta foi superior a 60 vagas imediatas mais cadastro de reserva, para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior.
As oportunidades foram para cargos como assistente de serviços diversos, copeiro, agente de vigilância, porteiro, auxiliar administrativo, técnico de som, motorista, assistente administrativo, fotógrafo, médico, jornalista, contador, assistente jurídico, entre outros.
As remunerações, na época, variaram entre R$622 e R$3.821,01.
O Instituto Nacional de Concurso Público (INCP) foi o organizador. Já os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas.
As questões abordaram conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Lei Orgânica, Regimento Interno e Conhecimentos Específicos.
Para agente de vigilância também foi cobrada uma avaliação de aptidão física. Já para motorista houve prova prática.
Português é uma das disciplinas mais cobradas na maioria dos concursos. Não basta apenas estudar, é preciso praticar! Pensando nisso, preparamos um ebook exclusivo com questões da disciplina. Baixe gratuitamente aqui!