Os candidatos do concurso Marinha para aprendiz terão que realizar novamente as provas objetivas. O exame aplicado em abril está cancelado e uma nova data já foi anunciada.
Segundo a instituição, houve um extravio de cartão resposta e, por isso, optou-se em cancelar a prova escrita visando "preservar o princípio constitucional da isonomia."
O cronograma anunciado confirma que as provas acontecerão em 16 de julho, com a mesma estrutura. Veja a seguir as novas datas:
- A partir de 16/07: consultar o Comunicado na página do SSPM na Internet ou as OREL (pessoalmente ou pelos telefones disponíveis) constantes no anexo I para informações sobre a data, os horários de abertura e fechamento dos portões, o horário limite para se apresentar na sala, o horário de realização da Prova Escrita Objetiva (PO) e o endereço do local onde realizará a prova e o material suplementar necessário à realização.
- 16/07: Prova Escrita Objetiva;
- 17/07: Disponibilização da Prova Digitalizada e do gabarito preliminar.
Como serão as provas?
A primeira fase, com caráter eliminatório e classificatório, será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo:
-> 15 questões de Português;
-> 15 questões de Matemática;
-> 15 questões de Ciências (Física e Química);
-> 5 questões de Inglês.
Cada questão da prova objetiva valerá dois pontos, sendo no total de zero a 100 pontos. Serão eliminados quem obtiver nota inferior a 50 pontos em toda a prova, além de nota inferior a dez em qualquer uma das disciplinas.
Os candidatos terão quatro horas de duração. Os exames ocorrerão em todo o país.
Marinha reaplicará provas do concurso de aprendiz, após problema com cartão resposta.
(Foto: Divulgação)
Os candidatos ainda são avaliados por meio de diversas etapas, até o término do concurso. As demais etapas de seleção serão:
- Verificação de Dados Biográficos (VDB);
- Inspeção de Saúde (IS);
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Avaliação Psicológica (AP);
- Verificação de Documentos (VD);
- Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (somente para candidatos que se auto declararam negros).
Concurso de aprendiz de marinheiro soma mais de 600 vagas
Publicado no final de 2022, o edital do concurso de aprendiz de marinheiro oferece 671 vagas para quem tem nível médio. A oferta contempla a homens e mulheres, sendo:
Para concorrer, é necessário ter o nível médio, além de 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2023.
Outras exigências são altura mínima de 1,54m, e a máxima de 2,00m, não ser casado ou não ter constituído união estável, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola de Aprendizes-Marinheiros.