Novo emprego: 7 dicas para se dar bem no LinkedIn em 2021
Quer garantir um emprego em 2021? Que tal usar o LinkedIn para atingir essa meta? Veja 7 dicas para se destacar e conseguir uma vaga!
Autor:
Publicado em:18/01/2021 às 17:00
Atualizado em:18/01/2021 às 17:00
Apesar do cenário desafiador em 2020, por conta da pandemia do novo Coronavírus, 68% dos brasileiros estão mais confiantes para este ano, de acordo com uma pesquisa do DataFolha. Além disso, 44% das empresas esperam aumentar seu quadro de funcionários, segundo dados da “Agenda 2021”.
Ao todo, 663 empresas brasileiras participaram dessa última pesquisa pela Deloitte, multinacional em consultoria empresarial. O estudo ainda mostra que entre os quatro principais pilares para a retomada da atividade econômica do Brasil em 2021, o primeiro é o estímulo à geração de empregos, com 81% das respostas.
Para Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda, os dados representam a lenta, mas otimista recuperação econômica:
"Os empresários, assim como eu, vão precisar ampliar o quadro de funcionários e estamos exigindo cada vez mais profissionais que sejam antenados às mudanças tecnológicas", comentou o CEO, que também é especialista em carreiras.
Se você é um desses profissionais que desejam aproveitar a retomada da economia para garantir uma recolocação no mercado, saiba que o LinkedIn pode ser seu aliado nesse processo.
Em entrevista ao podcast Entre Trampos e Barrancos, Erica Firmo, gerente de comunicação do LinkedIn, disse que, em média, a rede contrata uma pessoa a cada sete segundos e que perfis com fotos têm 21 vezes mais chances de conseguir uma vaga.
Em abril de 2020, no auge da pandemia e momento em que milhares de brasileiros perdiam seus empregos, a rede social profissional lançou o Filtro “Open for Jobs”, que está disponível a todos os usuários de forma gratuita.
Um dos principais erros cometidos no LinkedIn, que acabam impedindo o profissional de garantir uma vaga é usar a rede como uma ferramenta para cadastro de currículo online.
"Não adianta nada só entrar na plataforma e inserir as informações, você precisa ser visto! Porque antes de tudo é uma rede social também!", explica Leandro Rampazzo.
Pensando nisso, o CEO da Godiva Propaganda, criou 7 passos para quem quer se destacar e conseguir uma vaga de emprego via LinkedIn este ano.
Profissionais podem usar rede social como aliada na busca por emprego
(Foto: Divulgação)
Veja dicas para se destacar no LinkedIn e garantir uma vaga de emprego em 2021
1. Mantenha um perfil completo e atualizado
Conforme já citado, uma pessoa com uma boa foto de perfil tem a página visualizada 21 vezes mais que páginas sem foto. Por isso, o usuário deve ter um cuidado especial ao utilizar a rede, mantendo todos os dados cadastrados, incluindo sua localização.
“Assim, as empresas já sabem de onde você é e o que você fez ou faz”, explicou Rampazzo.
2. Siga as empresas de seu interesse
Acompanhar e interagir com as publicações das empresas em que você tem interesse também pode te ajudar a chegar cada vez mais perto da sonhada vaga.
“Um exemplo, seu sonho é trabalhar na empresa X, e ela é internacional. Certamente se você aprimorar seu inglês poderá concorrer às melhores vagas.”
3. Participe de grupos
Ao participar de grupos, os candidatos podem explorar suas habilidades e competências. E, quando se está buscando uma vaga de emprego, isso pode fazer toda a diferença.
Além disso, o especialista explicou que ao manter contato com pessoas da sua área, o famoso networking, você terá mais acesso às vagas disponíveis no mercado.
4. Interaja com suas conexões
É importante que o usuário não se esqueça que o LinkedIn é uma rede social. Por isso, a interação com as pessoas é um ponto importante.
“Comentar, curtir, compartilhar! Tudo isso enriquece mais o seu perfil. Mas se atente, que o foco da rede é trabalho! Seja polido nos comentários, as empresas estão olhando para o seu perfil”, recomendou.
5. Saiba os seus potenciais
O LinkedIn também pode funcionar como uma espécie de portfólio, onde o usuário pode divulgar e criar conteúdos sobre sua área de atuação.
“Toda a experiência é válida, como projetos voluntários ou a visão sobre algum post. Pesquise mais sobre o que chamamos de soft skills, que são as competências mais buscadas pelos recrutadores.”
6. Aprimore-se
Cursos de idiomas e especialização também são bem vistos. Além disso, é importante estar sempre atualizado sobre sua área de atuação e ter domínio sobre assuntos específicos.
7. Crie um estratégia de busca
Por fim, o especialista recomenda que os candidatos não saiam “atirando para todos os lados”. As candidaturas devem ser certeiras e alinhadas aos interesses de carreira de cada um.
“Salve a busca, e crie um alerta! Assim você sempre saberá quando tem novas vagas. Coloque no seu perfil o "open for jobs", no filtro de foto, assim logo que a empresa olha seu cadastro vê que você quer trabalhar. E por último, participe dos cafés virtuais que as empresas fazem na plataforma, assim você amplia seu networking”, aconselhou.