Número de vagas remotas cresceu 215% entre março e novembro

Conforme informações da pesquisa feita pelo site Indeed, a procura por emprego relacionada ao trabalho remoto teve um aumento de 384% desde março.

Autor:
Publicado em:02/12/2020 às 10:30
Atualizado em:02/12/2020 às 10:30

Durante o isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus, muitas empresas optaram pelo trabalho remoto, ou seja, o home office. A medida foi adotada como alternativa para conter a disseminação do vírus da Covid-19. 

Como forma de atender a essa nova demanda de trabalho, as organizações passaram a oferecer o trabalho remoto não só para os seus atuais colaboradores, mas também para aqueles que foram contratados durante esse período de pandemia. Você consegue imaginar quais são os cargos que oferecem trabalho remoto e estão em alta? 

Um levantamento feito pelo site de empregos Indeed mostra que, a partir de 1º de novembro, 6,3% das vagas de empregos na plataforma continham termos relacionados ao trabalho à distância. Se levarmos em consideração o dia 1º de março, onde esse percentual era de 2%, o quantitativo representa um aumento de 215% no período de nove meses. 

Além disso, a procura por emprego relacionada ao trabalho remoto teve um aumento de 384% desde março, atingindo seu pico em maio, quando 0,93% de todas as procuras de emprego no Brasil incluíram termos relacionados ao trabalho remoto. 

Atualmente, o trabalho remoto está se tornando uma opção mais valiosa para empregadores e candidatos a emprego, pois oferece maior flexibilidade. No entanto, mesmo antes da Covid-19, os empregadores começaram a oferecer mais opções de trabalho remoto em locais onde não possuem escritórios para expansão da marca e algumas empresas até decidiram se tornar 100% remotas para cortar despesas.

Para Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil, com o surgimento dos espaços de coworking e como forma de atrair os melhores talentos, as empresas passaram a oferecer posições mais flexíveis com possibilidade de trabalho remoto. 

"Com a Covid-19, mais empregadores viram isso como uma opção e também perceberam que ter toda a força de trabalho trabalhando remotamente é uma possibilidade e até tem muitos aspectos positivos, o que pode significar mais funções remotas no mercado no futuro."

Cargos em alta
Desenvolvedores lideram o ranking dos trabalhos remotos com mais postagens
(Foto: Pixabay) 


O que + você precisa saber:


Quais os cargos com trabalhos remotos em alta? 

Para atender a essa tendência e às necessidades atuais dos candidatos a emprego, o Indeed adicionou um novo recurso ao seu site para tornar mais fácil para os candidatos identificar se os empregos são remotos, seja permanente ou temporariamente. 

"Os empregadores que publicam uma vaga no Indeed agora podem especificar se ela é totalmente remota ou temporariamente remota, assim, os candidatos também podem filtrar suas buscas. Os trabalhos remotos adicionados ao Indeed serão automaticamente categorizados com base nos termos da descrição da vaga e diretrizes dos empregadores e as pesquisas filtradas incluirão todas as vagas disponíveis", explica Calbucci.

De acordo com os dados do site do Indeed, Programador & Desenvolvedor e Desenvolvedor Back End são os dois cargos com trabalhos remotos com mais postagens por milhão no período de 1º de agosto a 1º de novembro de 2020. Confira a lista completa! 
 

Cargo  Número de ofertas de emprego por 1 milhão 
Programador & Desenvolvedor 2,589
Desenvolvedor Back-End 1,466
Desenvolvedor Front-End  1,463
Vendedor  828
Desenvolvedor Java 625
Designer 557
Desenvolvedor PHP  463
Desenvolvedor Mobile  396
Engenheiro  371
Representante Comercial  333

 

Newsletter Folha+

 

Carregando...