Olist abraça a diversidade e lista 8 ações para inspirar as empresas
Por meio do Comitê de Diversidade, Olist realiza diversas ações dentro da empresa que garantem presença no ranking da inclusão pela Endeavor.
Autor:
Publicado em:01/03/2021 às 10:35
Atualizado em:01/03/2021 às 10:35
Cada vez mais, as empresas são reconhecidas por suas ações em prol da diversidade e inclusão. A Olist, uma scale-up que ajuda quem quer vender a encontrar quem quer comprar, criou, em 2019, um comitê de diversidade.
Em decorrência de suas atividades nesse período, a Olist figurou, em 2020, entre as cinco empresas do ano na categoria Diversidade e Inclusão pelo prêmio da Endeavor.
Foram diversos eventos ao vivo, treinamentos específicos para o time de líderes, artigos publicados, pesquisas de diversidade e diversas mensagens de impacto para o time.
Para servir de inspiração para outras empresas, a Olist listou oito eventos que marcaram 2020 para ser mais inclusivo. Confira a seguir:
• Tolerância Religiosa
Dia 21 de janeiro é celebrado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O comitê de diversidade da Olist aproveitou a data para inaugurar a agenda de eventos 2020 com uma mesa-redonda sobre o tema.
Quatro funcionários de crenças diferentes aceitaram dividir com o público um pouco sobre suas convicções.
• Dores e amores do home office
No dia 29 de abril, foi realizado um papo sobre as dificuldades de trabalhar no modo remoto. Em uma roda de conversa organizada pelos comitês Diversifica e Coolist (comitê de clima e cultura) trouxe pontos de vista diferentes sobre o home office.
Por mais das diversas opiniões apoiando esse modelo ou não gostando, a verdade é que com a pandemia todo mundo precisou conviver com essa nova realidade.
• Racismo
Em meio aos protestos de Black Lives Matter nos Estados Unidos e vários relatos de racismo vindo à tona na mídia mundial, o grupo Olist convidou membros do seu time a compartilhar conteúdos educativos sobre racismo no início de junho.
Foram diversas dicas de livros, vídeos, séries e filmes.
Diversidade e inclusão são temas centrais de ações da Olist
(Foto: Divulgação)
• LGBTQIA+
Junho é considerado o Mês do Orgulho LGBTQI+. O comitê de diversidade organizou uma série de ações sobre o tema ao longo do mês.
• Saúde Mental
Diante de um momento delicado da pandemia, a Olist junto com a CIPA, o time de People e o Coolist, divulgou uma série de conteúdos informativos com dicas para melhorar o humor e cuidar da saúde mental.
Nesse dia, o time recebeu a presença da Andressa Nunes e Dehbora Scoralich, ambas trabalham com Terapia Cognitivo Comportamental, para uma conversa sobre saúde mental, a relação entre emoções e sentimentos e a importância do autoconhecimento e autocuidado.
• Machismo
Entre as várias ações para educar e conscientizar olisters sobre machismo, o programa fez o talk "O que você NÃO acha que é machismo, mas é!".
Já em setembro, Tayná Leite, pesquisadora, especialista em Diversidade e Inclusão e consultora na ONU Mulheres, ministrou um workshop sobre Machismo e Vieses Inconscientes para os time de líderes, formado por 45 pessoas na época.
A ideia foi conscientizar líderes sobre atitudes machistas que temos ou presenciamos e acabamos não identificando, pois em nosso viés inconsciente consideramos aquilo como "normal".
• Pressão estética e gordofobia
Em outubro, foram compartilhados diversos ensinamentos sobre gordofobia e pressão estética, pontuando como a mídia influencia a sociedade nesses aspectos.
Ainda houve uma mesa-redonda com pessoas diversas falando de diferentes vertentes da pressão estética: biotipo, cor de pele, tipo de cabelo etc.
• Pessoas com deficiência
No dia 4 de dezembro, aconteceu o talk sobre pessoas com deficiência. No evento, os olisters Mayara Petersen e Marcos Moraes junto com os convidados João Miron e Roger Hernandes compartilharam suas experiências e discutiram o papel da sociedade na inclusão de pessoas com deficiência, especialmente no mercado de trabalho.
Para 2021, o comitê de Diversidade da Olist tem novos desafios. Como por exemplo, continuar levando informação relevante ao time, promovendo rodas de conversa e divulgando conteúdo educativo.
Além do que já vem sendo feito, o comitê e a área de pessoas atuarão, principalmente, em cima de seis pilares:
Canal de denúncias;
Time diverso;
Treinamento para gestões;
Mão na massa: como ajudar o time a colocar os aprendizados em prática?;
Onboarding de líderes: irá incluir uma etapa sobre a importância de construir times mais diversos, assim já trabalhando com a conscientização da liderança desde a primeira semana na empresa;
Cartilha de Diversidade: o grupo está elaborando um guia de educação básica com explicações didáticas e expressões preconceituosas que são populares, mas devem cair em desuso.
“Esse material será entregue no onboarding de novos olisters junto com o Manifesto Olist pela Diversidade, que já faz parte do kit de boas-vindas", finaliza Rhayana Souza, Analista de Endomarketing e Employer Branding do Olist.