Com concurso em andamento, a Polícia Civil do Pará recebe inscrições em novo processo seletivo para temporários. A oferta total, de acordo com o edital publicado, é de 36 vagas para cargos da área administrativa, com exigência dos níveis médio e superior.
Do total de oportunidades, 27 são para assistente administrativo, que requer apenas o ensino médio completo. O vencimento base é de R$1.100, podendo ser acrescido de outras vantagens legais.
As demais nove chances são para técnico em Gestão Pública - Serviço Social. O cargo tem como requisito a graduação na área. O vencimento base é de R$1.560,76 mas gratificações e vantagens legais.
As oportunidades estão distribuídas para lotação em Belém e Região Metropolitana, Canaã dos Carajás e Parauapebas. Há reserva para pessoas com deficiência.
A jornada de trabalho será de 30 horas semanais, sendo seis horas por dia.
O processo seletivo será composto pelas seguintes etapas:
- Primeira fase: Inscrição, de caráter habilitatório;
- Segunda Fase: Análise Documental e Curricular, de caráter eliminatório e classificatório;
- Terceira Fase: Entrevista individual, de caráter eliminatório e classificatório.
As inscrições ficam abertas somente até às 23h59 desta quarta-feira, 22 de dezembro, pelo site do Sipros PA (Sistema Integrado de Processo Seletivo Simplificado). Não há cobrança de taxa.
Documentos para efetuar a inscrição
No ato da inscrição, o participante deverá enviar os seguintes documentos:
→ Documentação comprobatória da escolaridade, sendo o diploma de conclusão do nível de escolaridade (“upload” – campo “Escolaridade”);
→ Documentação profissional, constando data de início e término do vínculo (“upload” – campo “Experiência Profissional”);
→ Documentação de qualificação profissional, de acordo com as informações prestadas no ato do preenchimento do requerimento de inscrição (“upload” – campo “Qualificação Profissional”);
→ Cadastro da Pessoa Física (“upload” – campo “demais documentos”);
→ Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (“upload”– campo “demais documentos”);
→ Certidão de nascimento, casamento ou declaração de união estável (“upload” – campo “demais documentos”);
→ Título Eleitoral e Certidão de quitação eleitoral (“upload” – campo “demais documentos”);
→ Carteira de reservista ou comprovante de dispensa, para candidatos do sexo masculino (“upload” – campo “demais documentos”);
→ Comprovante de residência (“upload” – campo “demais documentos”);
→ Certidão de antecedentes criminais da Justiça Estadual e da Polícia Civil do domicílio do candidato e/ou do Estado do Pará, dentro do prazo de validade específico (“upload” – campo “demais documentos”);
→ Declaração de inexistência de vínculo temporário com a Administração Pública Estadual nos últimos seis meses – Anexo VII (“upload” – campo “demais documentos”);
→ Currículo incluindo informações cadastrais, especialmente telefone com WhatsApp (informar apenas um contato) e e-mail (preferencialmente conta do Google).
Leia também: Concurso PC PA poderá formar cadastro de reserva. Entenda!
Candidatos passarão por diferentes etapas
Para a segunda fase da seleção, serão analisadas pela comissão as documentações apresentadas no ato da inscrição dos candidatos que obtiverem, no mínimo, nota 8,5 para os cargos de nível médio e 6,0 para os cargos de nível superior.
Desde que observando o limite máximo de duas vezes o número de vagas ofertadas para cada cargo, respeitando-se o critério de desempate.
Serão convocados para a entrevista somente os primeiros classificados, pela ordem decrescente da pontuação obtida na análise de currículo, limitada a chamada ao quantitativo de duas vezes o número de vagas de cada cargo, além dos candidatos com pontuação idêntica ao do último classificado.
A entrevista ocorrerá na modalidade virtual para o cargo de Assistente Administrativo e presencial para a carreira de técnico em Gestão Pública - Serviço Social.
Essa etapa busca analisar o perfil do concorrente, condutas éticas, morais e sociais que porventura venha aferir seu comportamento frente aos deveres e proibições das atividades desenvolvidas pelo Servidor Público.
A Nota Final será a somatória dos pontos obtidos na Análise Curricular e da Entrevista. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 28 de janeiro. O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Estude para concursos policiais com a Folha Cursos
Diversas Polícias Civis têm preparativos em andamento para novos concursos de efetivos. Por essa razão, quem deseja ingressar nas corporações deve manter os estudos em dia.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos dispõe de materiais exclusivos para carreiras policiais civis, com videoaulas e questões comentadas.
Estude para carreiras policiais civis!