Programas de premiação interna incentivam produtividade nas empresas

O estudo realizado pela fintech Cash.in aponta uma tendência de investimentos em programas de incentivo para motivar funcionários.

Autor:
Publicado em:01/03/2021 às 16:15
Atualizado em:01/03/2021 às 16:15

A pandemia do novo Coronavírus provocou reflexos em diferentes segmentos da sociedade e o mercado de trabalho também sentiu seus impactos. Além de buscar formas de manter as atividades das empresas, minimizando os prejuízos, os gestores precisaram buscar formas de manter suas equipes motivadas e saudáveis.

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela fintech Cash.in, que otimiza o pagamento de bônus de incentivo e premiações por parte das empresas, o investimento em bônus e premiações de forma flexível é uma maneira assertiva de estimular colaboradores.

As empresas que adotam essa prática contam com ações mais bem-sucedidas, motivando o desempenho de seus profissionais e se consolidando como as melhores do mercado.

Na pesquisa, foram ouvidas 400 empresas das áreas de Indústria, Serviços Financeiros e Tecnologia.

"Realizamos a pesquisa em 2019 e a validação do resultado está vindo desde o ano passado com a chegada da pandemia. Os dados mostram que os usuários e os executivos de um programa de incentivo de vendas estão avaliando o valor das experiências de premiação mais de perto. Os melhores gestores de vendas mantêm seus programas de incentivo com altos padrões de análises", explicou Nani Gordon, CEO e co-fundadora da Cash.in.

Leia também: Olist abraça a diversidade e lista 8 ações para inspirar as empresas

Pessoas trabalhando felizes
Programas de incentivo rendem bons índices de satisfação no trabalho
(Foto: Divulgação)

 

Empresas devem investir cada vez mais em programas de incentivo

Segundo Nani, o setor tende a crescer cada vez mais, devido ao retorno positivo no desempenho das equipes e uma perspectiva de dobrar em 2021. Ainda de acordo com o estudo, programas de incentivo eficazes desempenham um papel na diferenciação dos menos bem-sucedidos.

"É por esse motivo que os grandes gestores reconhecem esses programas como acelerador de desempenho, e não como centros de custo e já aumentaram o volume de investimentos em prêmios de incentivo em 2020, consequentemente aumentarão neste ano também", destacou.

Confira os principais dados apontados pela pesquisa da Cash In:

  • 94% dos executivos de empresas de alta performance acreditam que dar reconhecimentos e prêmios é uma vantagem competitiva;
  • 68% das empresas usam a satisfação do participante como a métrica mais importante de um programa de incentivos;
  • 64% das empresas preferem fazer programas de incentivo que beneficiam muito em vez de apenas as Top Performers;
  • 54% dos executivos fazem premiações de incentivo que focam em alcançar todos os participantes;
  • 79% dos participantes querem um mix de escolhas;
  • 44% maior o número de pesquisa em programas de incentivo mudam comportamento dentro das empresas, baixo turnover e aumento da produtividade, vendas, market share, satisfação do cliente, etc.
Carregando...