Prouni recebe inscrição dos estudantes para lista de espera
Para manifestar interesse na lista de espera, é preciso acessar a página do programa até terça-feira, 2. Os resultados serão disponibilizados na sexta-feira, 5.
Autor:
Publicado em:01/03/2021 às 10:49
Atualizado em:01/03/2021 às 10:49
Os estudantes que não foram selecionados nas duas chamadas do primeiro semestre deste ano para o Programa Universidade para Todos (Prouni) já podem manifestar interesse de entrar na lista de espera a partir desta segunda-feira, 1º de março.
Para isso, é preciso acessar a página do programa, com o número de matrícula e senha do Enem mais recente. Os cadastros serão recebidos até a próxima terça-feira, 2. Já os resultados, serão disponibilizados na sexta-feira, 5.
O Prouni é uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar no ensino superior, já que oferece bolsas de estudos parciais (50% da mensalidade) e integrais (100% da mensalidade) em universidades particulares.
A seleção desse primeiro semestre adotará as notas do Enem 2019, já que os resultados do Enem 2020 só sairão em 29 de março.
Os candidatos que forem pré-selecionados na lista de espera deverão comprovar as informações declaradas no ato da inscrição, que acontecerá entre os dias 8 e 12 de março.
Fique atento! O Ministério da Educação (MEC) não envia mensagem informando a aprovação. Por isso, é importante que os estudantes estejam cientes dos prazos para enviar a documentação comprobatória e acessem o sistema todos os dias para saber se foi contemplado.
A bolsa integral é destinada aos estudantes que comprovarem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais, é para aqueles que tenham renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Prouni oferta bolsas de estudo em universidades particulares
(Foto: Agência Brasil)
Quem pode concorrer a uma bolsa de estudo pelo Prouni?
O Prouni foi criado para permitir o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior. Só podem concorrer a uma bolsa, seja parcial ou integral, os candidatos que fizeram o último Enem e tenham obtido, pelo menos, 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.
Além disso, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de, no máximo, três salários mínimos por pessoa e não ter diploma de nível superior.
O candidato também precisa se encaixar em um dos pré-requisitos abaixo:
Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em particular como bolsista integral;
Ser professor da rede pública de ensino básico no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda;
Ser pessoa com deficiência.
Datas importantes do Prouni
Prazo para participar da lista de espera: de 1º a 2 de março
Resultado da lista de espera: 5 de março
Comprovação das informações da lista de espera: de 8 a 12 de março