Prova OAB facultativa: 3 motivos para fazer o exame e 1 para não
Com a 2ª fase do Exame da Ordem facultativa, confira algumas justificativas para se fazer ou não a prova neste ano.
Autor:
Publicado em:18/11/2020 às 07:12
Atualizado em:18/11/2020 às 07:12
Em 6 de dezembro será realizada 2ª fase do XXXI Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A prova, que já foi adiada cinco vezes, passa a ser facultativa, ou seja, os candidatos inscritos não são obrigados a realizá-la neste ano.
Aqueles que optarem por não fazer a avaliação ficam automaticamente inscritos para o próximo exame (que ainda não tem data definida), inclusive quem estava utilizando o recurso de repescagem.
Essa decisão foi tomada pela Ordem após diversos pedidos, tanto para adiamento, quanto para manutenção da prova. No início de setembro, o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, explicou o motivo da facultatividade.
"Para alguns eu sou um potencial genocida que vai matar pessoas (se eu realizar a prova). Para outros eu sou aquele que está impedindo a pessoa de seguir o seu caminho na vida. Primeira coisa que pedi a comissão do Exame de Ordem: a prova será completamente facultativa", declarou.
Fazer ou não fazer a prova, eis a questão!
Se você está em dúvidas se é melhor fazer a prova ou deixar para a próxima, fique calmo! Para te ajudar a tomar esta decisão, Folha OAB separou três pontos positivos e um negativo sobre a realização do exame este ano. Confira:
Começar 2021 aprovado e já poder tirar a carteirinha!
Sem dúvidas um dos motivos que mais pesam na hora da decisão é conseguir a carteirinha da Ordem para poder começar a advogar. É por este motivo que os bachareis em Direito se submetem à prova.
Em um país com alto número de desemprego, muitos candidatos esperam pela aprovação para dar início a um trabalho autônomo, com seus próprios clientes. Mas, além disso, o registro também é requisito para alguns cargos dentro de escritórios de advocacia.
Depois de tantos percalços em 2020, imagina começar o 2021 como advogado? Se você se sente confortável para fazer o exame e quer começar a trabalhar, talvez seja melhor não adiar essa etapa (que vai precisar acontecer uma hora ou outra).
2ª fase da OAB facultativa: fazer ou não fazer a prova?
(Foto: Freepik)
Aproveitar o tempo de estudos que foi maior com os adiamentos
É fato que a pandemia trouxe um cenário de incertezas e dificuldades, mas, por outro lado, esses adiamentos deram aos candidatos um recurso importante: o tempo. Se você conseguiu aproveitar e focar nos estudos, então esta pode ser uma oportunidade de colher os frutos dos seus esforços.
Geralmente, entre o resultado da 1ª até a 2ª fase, o candidato tem um pouco mais de um mês para estudar. Neste ano, com tantos adiamentos, foram mais de oito meses disponíveis para estudar. Até 6 de dezembro, ainda faltam 20 dias.
Claro que nem todos conseguiram se dedicar totalmente aos estudos, e isso é totalmente compreensível, principalmente no cenário atual. No entanto, se você se sente preparado, talvez seja melhor fazer e se livrar logo dessa prova, que será inevitável.
O calendário do próximo ano ainda não foi definido
Para os futuros advogados, uma das dificuldades deste ano foi a incerteza sobre a data da 2ª fase do exame. Sem uma confirmação, se torna mais complicado organizar um cronograma de estudos e o candidato também acaba ficando desmotivado.
Por isso, é preciso se atentar ao fato de que o próximo exame ainda não temdata definida. Inclusive, existem possibilidades de novos adiamentos que vão depender do cenário da pandemia.
Ainda não se tem uma vacina e alguns países da Europa já estão registrando uma segunda onda de Covid-19.
Então, se você pensa em deixar para fazer o exame no ano que vem, isso não quer dizer que o cronograma vai ser normalizado. Se você é do tipo de pessoa que não lida bem com cenários de incertezas, talvez seja melhor aproveitar este exame que está confirmado.
A pandemia e as suas implicações
O maior motivo para não se fazer o exame é aquele que causou os seus adiamentos: a pandemia. Apesar de todos os pontos destacados acima, se você não se sente confortável em ir fazer a prova, é compreensível preferir por adiar.
Além disso, a pandemia também afetou o emocional de muitos estudantes. Por isso, se você não está conseguindo estudar, ir fazer uma prova e acabar sendo reprovado pode te deixar ainda mais triste e desmotivado.
Se esse for o seu caso, a dica é deixar para o próximo ano e investir em uma rotina de estudos aliada a uma boa preparação emocional. Aproveite o tempo, comece a estudar dentro dos seus limites e fique tranquilo que a sua aprovação virá!
Já conhece o Smart Planner gratuito para OAB? Com ele você pode organizar o seu cronograma de estudos para 1ª fase do Exame de Ordem. Cadastre-se já!