Provas PRF 2021 aconteceram neste domingo, 9. Veja como foram!

Provas PRF 2021 aconteceram neste domingo, 9, em todo o país. Cebraspe seguiu regras sanitárias, mas aglomeração em volta de locais preocupa

Autor:
Publicado em:09/05/2021 às 08:01
Atualizado em:09/05/2021 às 08:01

As provas PRF 2021 aconteceram neste domingo, 9, em todo o país. No total, 304.330 candidatos foram aguardados em vários locais de provas. Desses, 32,56% (99.089) faltaram os exames de acordo com informações do Cebraspe, organizador do concurso PRF 2021.

De acordo com o Cebraspe, os gabaritos preliminares serão divulgados nesta terça-feira, 11.A Folha Dirigida fez a a correção das provas. Você pode conferir as respostas extraoficiais aqui!

Foi um domingo atípico quando comparado a tradicionais dias de provas de concursos públicos.

Em meio a uma pandemia, foi um desafio para os candidatos participarem das avaliações. Notou-se bastante aglomeração nas entradas dos locais de provas, conforme registrado nas redes sociais. Via Twitter, muitos se manifestaram contra a realização das provas.

Dentro das unidades de aplicação, porém, o Cebraspe fez valer as regras sanitárias de combate à pandemia da Covid-19, conforme relato dos candidatos. Distanciamento entre os concorrentes nas salas de prova e uso de máscaras foram algumas das medidas adotadas.

Ao longo do domingo, houve registro de alguns relatos nas redes sociais de salas cheias, mas nada ainda confirmado. 

Houve quem fez a prova e enfrentou todos os desafios de prestar concurso em meio à pandemia e também aqueles que optaram por ficar em casa.

A reportagem da Folha Dirigida ouviu os dois lados. 

Juliana Silvares viajou pelo sonho de aprovação no concurso PRF. De Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, para Botafogo, bairo da Zona Sul da capital fluminense. Seu local de prova foi a Universidade Santa Úrsula.

"Tudo tranquilo por aqui", registrou.

A Universidade Nilton Lins, em Manaus, foi uma das que registraram aglomeração na entrada do local de prova. Francisco Valente, um dos candidatos, conversou com a reportagem.

"Gente demais no local de prova. Estou aguardando para entrar na sala."

Do lado de quem ficou de fora do exame, por respeitar e temer a Covid-19, Desireê Quaresma conversou com a reportagem da Folha Dirigida. Ela relatou que faltou a prova em respeito à mãe e à filha.

"Eu não vou fazer a prova porque moro com a minha mãe. Ela tem doença crônica e não tomou vacina. Tenho minha filha também. Não quero correr o risco de pegar o vírus. O Cebraspe me colocou para fazer prova em Nova Iguaçu, sendo que moro em Vista Alegre. São quase três horas (de distância) e tenho que pegar quatro conduções. Como lá o risco está alto, não vou fazer essa prova, infelizmente. São anos de estudo e estou muito triste por isso", lamentou a candidata, que representa milhares de candidatos neste domingo, 9.

Confira a correção da prova e o gabarito extraoficial [VIDEO id="9604"]

Regras sanitárias seguidas dentro dos locais

Os candidatos ouvidos pela reportagem declararam que, dentro das unidades de aplicação das provas, o Cebraspe seguiu as regras sanitárias. Um desses candidatos foi Alberto Ferreira, que fez prova em Recife.

"Na minha sala, que estava cheia de cadeiras e bem espaçosa, eram 22 pessoas. Foram de seis a sete faltantes só na minha sala. Por isso, creio que haverá um grande número de faltosos. No acesso à faculdade vi bastante gente." 

Nara Graciele fez prova na Univeritas, no Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela elogiou a organização do Cebraspe.

"Fiquei impressionada com a organização. Tudo de acordo com os protocolos. Parabéns ao Cebraspe pela organização. 

Juliana Silvares também fez elogios. "Sala tinha 15 pessoas e todos de máscara e higienizados. Local limpo e arejado."

Do lado de fora, aglomeração

O problema referente ao distanciamento social não foi dentro dos locais de provas, pelo relato dos candidatos, mas sim no acesso a eles.

Milhares de vídeos e imagens rodaram as redes sociais neste domingo, 9, mostrando o perigo que os candidatos passaram por conta da pandemia da Covid-19 e alto risco de contágio pela doença.

A #adiaPRF tomou conta do Twitter com registros importantes de aglomerações pelo país.

Prova específica mais puxada, dizem candidatos

Sobre a prova, a sensação da maioria foi de exigência maior para a parte específica. 

Alberto Ferreira, que fez prova em Recife, comentou: "Prova tranquila, mas puxou muito para as específicas. Legislação de Trânsito tinha bastante, assim como Direito Constitucional, e Direitos Humanos.

Juliana Silvares, que fez prova no Rio de Janeiro, viu equilíbrio no exame. "Como estou no último ano do curso de Direito e já estava estudando para o concurso, achei a prova equilibrada", disse.

Cobertura em tempo real

Folha Dirigida fez a cobertura dos exames do concurso PRF 2021 e trouxe os acontecimentos em tempo real. Se você é concorrente, ainda pode ajudar a reportagem na cobertura enviando mensagens e fotos do seu local de prova pelo nosso Instragram. Por lá você também pode acompanhar a cobertura.

COBERTURA PROVAS PRF 2021 EM TEMPO REAL

20h15 - Encerramento

Encerramos por aqui a cobertura em tempo real das provas PRF 2021. Mais informações serão atualizadas nesta matéria.

19:05 - Comentários da prova

Os candidatos que conversaramcom a equipe da Folha Dirigida informaram que a prova está em nível difícil, sobretudo nas matérias específicas.

Essa foi a opinião de Alberto Ferreira, que fez prova em Recife. "Prova tranquila, mas puxou muito para as específicas. Legislação de Trânsito tinha bastante, assim como Direito Constitucional, e Direitos Humanos.

Juliana Silvares viu equilíbrio no exame. "Como estou no último ano do curso de Direito e já estava estudando para o concurso, achei a prova equilibrada", disse.

18h12 - Registro de aglomerações

Muitos candidatos registram no Twitter e redes que prova foi marcada por aglomerações em torno dos locais de provas. Pessoas não respeitaram distanciamento social necessário em virtude da pandemia da Covid-19.

18h06 - Prova difícil para candidatos

Maioria dos candidatos já comenta que a prova estava difícil. Reportagem apura mais detalhes.

17h05 - Tema da redação

Saiu o tema da redação: O impacto dos crimes de trânsito no que se referea aos acidentes de Transporte  Terrestre (ATT).

17h03  - Saída de candidatos

Primeiros candidatos começam a deixar local de prova em todo o país. 

17h - Faltosos

Cebraspe ainda levanta o número de faltosos nas provas. Qustionado pela reportagem, a informação é que o número ainda é levantado,

16h45 - Gabaritos na terça, 11

Quem realizou a prova poderá conferir os gabaritos preliminares a partir de terça, 11. Fique ligado!

14h50 - Denúncia de salas cheias

Candidatos registram salas cheias. Enquanto a média seria de dez a 15 candidatos por sala, há registro de locais com 60 ou 70 concorrentes. Cebraspe ainda não se manifestou. Como cidade e local da denúncia não foram informados, não é possível informar se houve quebra de regra. 

Há salas com maior capacidade de candidatos. A reportagem está apurando a informação.

14h07 - Balanço...

Os registros da reportagem mostraram muitos candidatos nos locais de provas em todo o país. A maioria com as máscaras de proteção.

Em determinados locais das universidades e escolas de aplicação os candidatos não conseguiram manter o distanciamento. A aglomeração, portanto, foi constante na entrada, o que pode representar um risco para a saúde dos candidatos.

14h - Portões fechados

Portões dos locais de provas são fechados em todo o país. Candidatos poderão fazer as provas até as 18h30. A partir das 17h os primeiros concorrentes já poderão deixar os locais.

12h46 - Provas em Manaus

Em Manaus, na Universidade Nilton Lins, bastante gente na entrada de um dos locais de prova.Francisco Valente, um dos candidatos, conversou com a reportagem.

"Gente demais no local de prova. Estou aguardando para entrar na sala."

12h43 - Recife-PE com movimento tranquilo

Em Recife, Pernambuco, o Campos 2 registrou movimento tranquilo. Destaque foi do candidato Alberto Ferreira.

12h37 - Provas em Curitiba-PR

Em Curitiba-PR, candidatos também já chegam aos locais.

12h36 - Unisuam, no RJ, cheia

Amanda Souza, candidata que faz prova na Unisuam, registra: "Extremamente cheia"

12h30 - O lado de quem faltou...

Desireê Quaresma conversou com a reportagem da Folha Dirigida e relatou que faltou a prova da PRF. O medo da Covid-19 foi maior.

12h15 - Viajando para fazer provas...

Juliana Silvares viajou pelo sonho de aprovação no concurso PRF. De Teresópolis para Botafogo, Zona Sul do Rio. Seu local de prova é a Universidade Santa Úrsula.

"Tudo tranquilo por aqui", registrou.

12h02 - Respeito às regras sanitárias

Na Unisuam, em Bonsucesso, Zona Norte do Rio de Janeiro, candidata relata respeito ao distanciamento e uso de máscaras.

12h - Primeiras movimentações nos locais de prova

Candidatos começam a chegar aos locais de provas em todo o país.

11h45 - Começa nossa cobertura em tempo real

Caros leitores, iniciamos agora a cobertura em tempo real das provas PRF 2021. Você pode nos ajudar enviando registros e relatos da aplicação dos exames. Contamos com você nesta cobertura especial. Você pode acompanhá-la também no nosso Instragram.

+++
Como serão as provas da PRF?
O que pode e o que não pode levar?
Medidas contra a Covid-19

 

Provas PRF 2021 acontecem neste domingo, 9 (Foto: Juliana Góes/Folha Dirigida)
Provas PRF 2021 acontecem neste domingo, 9
(Foto: Juliana Góes/Folha Dirigida)

 

O que será cobrado nas provas do concurso PRF?

Como você já sabe, o concurso da PRF é composto por diversas etapas. E o processo de avaliação começa pelas provas objetivas. O exame tem caráter eliminatório e classificatório, sendo aplicado em todo o território nacional.

Serão mais de 100 locais de provas em todo o país, sob organização do Cebraspe e apoio da corporação.

No domingo, 9, serão aplicadas as provas objetiva e discursiva, sendo a segunda composta por uma redação. Na objetiva, por sua vez, o candidato responderá a 120 questões no estilo Cesbraspe, com afirmações e devendo o candidato assinalar Certo ou Errado, onde uma questão errada anulará uma certa.

Bloco 1 - 55 itens

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico-Matemático
  • Informática
  • Noções de Física
  • Ética no Serviço Público
  • Geopolítica Brasileira
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)

Bloco 2 - 30 itens

  • Legislação de Trânsito

Bloco 3 - 35 itens

  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Penal
  • Direito Processual Penal
  • Legislação Especial
  • Direitos Humanos e Cidadania

Será aprovado na prova objetiva quem conseguir pelo menos 15 pontos no Bloco I, dez no Bloco II e dez no Bloco III, além de 50 pontos no conjunto dos três blocos da avaliação.

A nota na prova objetiva será igual à soma das notas obtidas em todos os itens que a compõem. E será reprovado na prova objetiva e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

  • obtiver nota inferior a 15,00 pontos no bloco I da prova objetiva;
  • obtiver nota inferior a 10,00 pontos no bloco II da prova objetiva;
  • obtiver nota inferior a 10,00 pontos no bloco III da prova objetiva;
  • obtiver nota inferior a 50,00 pontos no conjunto dos três blocos da prova objetiva

O exame será aplicado no turno da tarde, às 14h. Ambas as provas, juntas, terão duração de quatro horas e meia. Para isso, chegue com antecedência (uma hora antes) e não se atrase para o fechamento dos portões.

► O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas munido de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original.

PRF e Cebraspe divulgam medidas contra à Covid-19

As provas do concurso PRF serão aplicadas durante a pandemia. E, por isso, a corporação e a banca de Brasília divulgaram todas as medidas que serão adotadas no domigno, 9, para evitar aglomerações e qualquer indício de contaminação.

A banca reitera que somente será permitido o ingresso do candidato ao local de aplicação usando máscara. Estas, poderão ser descartáveis, de tecido ou de qualquer outro material.

O Cebraspe informa, ainda, que não fornecerá máscaras nem frascos de álcool em gel 70% aos candidatos, exceto nas salas e nos locais de circulação, bem como sabão líquido e papel toalha nos banheiros.

Se o candidato  informar que testou positivo para a Covid-19, este não poderá realizar as provas. A banca recomenda que o candidato leve a sua própria água para o seu próprio consumo, em embalagem transparente, para evitar a utilização de bebedouros ou qualquer outro dispositivo de fornecimento coletivo de água para beber.

► Caso a temperatura corporal do candidato, aferida no momento de sua chegada ao local de aplicação, for igual ou inferior a 37,5 °C, será permitido o seu ingresso ao local de aplicação. Se a temperatura corporal do candidato, aferida no momento de sua chegada ao local de aplicação, for superior a 37,5 °C, será imediatamente realizada uma segunda aferição; se a segunda aferição confirmar que o candidato se encontra com temperatura corporal superior a 37,5 °C, o candidato poderá ser encaminhado para realizar as provas em sala especial.

Confira mais recomendações sobre a Covid-19

  • comparecer ao local de aplicação usando máscara e portando máscaras reservas, se necessário, de modo a possibilitar a troca de sua máscara a cada duas horas;
  • armazenar as máscaras usadas em saco plástico transparente, que deverá ser trazido pelo candidato;
  • permanecer de máscara durante todo o tempo em que estiver nas dependências dos locais de aplicação de provas;
  • submeter-se à verificação da temperatura corporal para acesso ao local de aplicação;
  • observar o distanciamento adequado, conforme demarcação do piso com fita adesiva em frente ao portão de acesso ao local de aplicação, na entrada das salas de provas e dos banheiros;
  • observar o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável entre os candidatos e entre membros da equipe de aplicação nas salas de aplicação das provas;
  • verificar o seu horário de acesso ao local de provas, conforme informado na consulta individual, em link específico, em que serão disponibilizadas as informações relativas a seu grupo e a seu horário de entrada;
  • submeter-se a pré-identificação realizada pela equipe de campo na chegada dos candidatos ao local de aplicação, sem contato físico e sem o manuseio de documentos ou de qualquer outro objeto dos candidatos, podendo ser solicitado que o candidato abaixe a sua máscara, de modo a permitir a visualização do seu rosto — concedendo-se somente ao candidato a manipulação de sua máscara —, mantendo-se o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável de qualquer outro candidato ou membro da equipe de aplicação;
  • permanecer de máscara ao se retirar de sala para uso dos banheiros e observar os procedimentos de higienização das mãos nesses ambientes;
  • manter os cabelos arrumados de forma que não caiam sobre sua face enquanto estiver dentro dos locais de aplicação;
  • submeter-se ao controle de saída dos candidatos ao término das provas para evitar aglomeração.

O que não será permitido no dia do exame?

O Cebraspe informa que será eliminado o candidato que, durante as provas, for surpreendido portando: 

  • a) aparelhos eletrônicos, tais como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e(ou) similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e(ou) similar, relógio de qualquer espécie, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e(ou) qualquer transmissor, gravador e(ou) receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens etc.;
  • óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e(ou) borracha;
  • quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc.;
  • qualquer recipiente ou embalagem que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.).

Para evitar eliminações, a banca orienta que o candidato não leve ou não esteja portando no momento da prova nenhum destes itens, que estão listados em edital e no documento de convocação.

Hott divulga mensagem de incentivo e orienta candidatos

Presente durante todo o pré-edital, divulgando informações e tirando dúvidas dos candidatos, o diretor executivo, José Hott, continua assíduo nas redes sociais.

Ele foi à favor das provas no domingo, 9, e divulgava mensagens pedindo o otimismo dos candidatos.

Neste sábado, 8, Hott publicou um vídeo orientando que concorrentes tirassem o dia da véspera para descansar, estar com quem amam e fazer o que gostam. Ele sugeriu corrida, nadar, jogar, brincar, curtir com a famílai, ver filme e descansar.

Por isso, aproveite as últimas horas para estar bem com você e conseguir ir concentrado para realizar uma boa prova. A semana já foi muito tenta, com o embróglio da suspensão e você candidato deve ter ficado bem apreensivo.