Em 2024, já foram publicados os editais de grandes concursos bancários, como os do concurso Caixa, BRB e Banco Central.
Se você estudou para esses, provavelmente possui uma base sólida para se preparar para o concurso Banco do Brasil.
O professor André Adriano explica que as matérias básicas, como Português, Matemática e Informática, são muito similares entre os concursos das carreiras bancárias, o que otimiza o processo de preparação para as provas.
“É o mesmo padrão de estudo. As matérias essenciais são as mesmas, os conteúdos são os mesmos”, destaca o professor.
Adriano destaca que, embora o conteúdo básico seja semelhante entre os concursos bancários, há diferenças na organização e ênfase das matérias.
Enquanto a Caixa, por exemplo, foca em questões de Conhecimentos Bancários, que são mais técnicas, o Banco do Brasil prioriza temas relacionados a Vendas e Negociação – equivalente ao conteúdo de Atendimento Bancário.
O que cai no concurso Banco do Brasil
O último concurso, realizado em 2022 pela Fundação Cesgranrio, avaliou os candidatos por meio de uma prova objetiva e uma redação.
A prova objetiva foi composta por 70 questões, divididas em Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos. As disciplinas cobradas foram as seguintes:
Conhecimentos Básicos
- Português: 10 questões
- Inglês: 5 questões
- Matemática: 5 questões
- Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões
Conhecimentos Específicos
- Matemática Financeira: 5 questões
- Conhecimentos Bancários: 10 questões
- Conhecimentos de Informática: 15 questões
- Vendas e Negociação: 15 questões
De acordo com a distribuição de questões, é possível constatar que as disciplinas de Conhecimentos de Informática e Vendas e Negociação foram as mais cobradas na prova passada.
Dados do Raio X do Qconcursos mostraram que em Conhecimentos de Informática, destacaram-se os assuntos de Conceitos Básicos de Correio Eletrônico, Sistema Operacional, Segurança da Informação e Banco de Dados.
Já em Vendas e Negociação, foram mais relevantes os temas: Marketing e Atendimento.
Banco do Brasil confirma estudos para novo concurso
(Foto: Agência Brasil)
Como aproveitar os estudos do Banco do Brasil para outros concursos
O professor Luiz Rezende separou alguns dos tópicos que foram cobrados no concurso do BB para serem aproveitados:
Vendas e Negociação / Atendimento
Geralmente a matéria que tem o maior peso no edital, principalmente em concursos de instituições de intermediação, como Bancos Comerciais, sendo que a abordagem principal é em Marketing Digital, Marketing de Serviços e de Relacionamento, além de elementos de imagem institucional.
Atualidades do Mercado Financeiro
Matéria que tem dupla importância, sendo abordado tanto em provas objetivas quanto em discursivas e redação, e três temas se destacam nesta matéria, que são as regras do PIX, Open Banking e Marketplace.
Tema cada vez mais importante para concursos bancários, sendo inclusive com grande peso nos editais. Com relevância para os temas relacionados a internet - e-mail, cloud computing, navegação e protocolos, segurança da informação e sistemas operacionais.
Inglês
Como o sistema financeiro é cada vez mais internacional, é cada vez mais comum a abordagem de língua inglesa nas provas, e mesmo não sendo o tema mais relevante em quantidade de questões, tende a ser um tema crescente nas provas, tanto bancos comerciais - Caixa Econômica Federal, BNB, BRB, Basa, e órgãos do sistema financeiro, como o Bacen e CVM.