Veja os requisitos do concurso Guarda Municipal de Porto Alegre
Com edital previsto para este ano, conheça os requisitos para o concurso da Guarda Municipal de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Autor:
Publicado em:07/01/2022 às 06:17
Atualizado em:07/01/2022 às 06:17
Um dos editais mais aguardados deste ano, no Rio Grande do Sul, é o do concurso da Guarda de Porto Alegre. E, para quem aguarda o documento e busca essa vaga, Folha Dirigida traz os requisitos da guarda municipal.
Segundo o prefeito Sebastião Melo, a instituição passará por reformas que irão impactar a eficiência nas operações de trânsito, deixando a fiscalização por conta da Guarda Municipal.
O último edital para a carreira foi publicado em 2015, ou seja, há sete anos, tornando a abertura de vagas uma necessidade no município. Ficou interessado no concurso? Então confira abaixo todos os requisitos e detalhes dessa seleção!
♦ Requisitos
O cargo guarda municipal de Porto Alegre costuma exigir dos candidatos o nível médio completo, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B".
Outro requisito que pode ser aplicado no próximo edital diz respeito à idade máxima para ingresso na instituição. No último edital, essa exigência não foi aplicada, mas, no momento, um Projeto de Lei tramita para aprovação no município.
Pelo PL, a idade máxima do guarda passa a ser de 25 anos, a mesma do soldado da Brigada Militar.
"A renovação da Guarda Municipal é vital para ampliarmos as ações de segurança aos porto-alegrenses. Com a mudança de idade para o ingresso na corporação, abriremos caminho para lançarmos um novo concurso. A segurança pública é tema complexo que requer investimentos e integração tecnológica", disse o prefeito Sebastião Melo.
♦ Atribuições
O cargo de guarda municipal possui diversas atribuições, sendo a principal delas exercer a vigilância em logradouros públicos e próprios municipais. No entanto, os aprovados nesse posto também ficarão responsáveis por:
exercer a vigilância em locais previamente determinados;
conduzir veículos oficiais quando em serviço de vigilância;
realizar ronda de inspeção, adotando providências tendentes a evitar roubos, incêndios, danificações nos edifícios, praças, etc;
investigar quaisquer condições anormais que tenha observado; e
levar ao imediato conhecimento das autoridades competentes qualquer irregularidade verificada.
♦ Remuneração
A remuneração atual da guarda municipal de Porto Alegre ainda não foi confirmada, mas, conforme o último edital, os aprovados deverão receber acima de R$1.625, para uma jornada de 30 horas.
O vencimento básico da corporação conta ainda com acréscimo de 30% da Gratificação por Risco de Vida. Os aprovados contam ainda com vale-transporte e alimentação.
Além disso, aqueles que forem convocados para o Regime de Tempo Integral (RTI), com carga horária de trabalho de 40 horas semanais, terão um acréscimo de 50% sobre o vencimento básico inicial.
Na época, a primeira etapa contou com provas objetivas, sendo ao todo 60 questões de:
Língua Portuguesa (16);
Matemática/Raciocínio Lógico (14); e
Legislação Específica (30).
Secretário também fala sobre renovação
Em dezembro, o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda, também falou sobre a possibilidade de um limite de idade em 25 anos e da renovação da Guarda Municipal de Porto Alegre.
Segundo ele, a lei trará renovação dos guardas, reforçando a sensação de segurança na capital.
"O trabalho do guarda municipal é extremamente desgastante e conta com um regime de escala diuturna, de 24 horas, todos os dias do ano. Além disso, exige compleição física para suportar o peso dos equipamentos para desempenhar bem a sua função", destacou Ikeda.
Quando sairá o edital da Guarda de Porto Alegre?
O prefeito da cidade ainda não informou uma data ou previsão de publicação do edital. Isso porque, em novembro, a Administração Municipal ainda esperava a aprovação do Projeto de Lei, com o limite de idade, avançar.
Entretanto, em nota, a Prefeitura de Porto Alegre informou que o "edital deve ser lançado até o primeiro semestre de 2022". Desta forma, a seleção será aberta até junho deste ano.
Como foi o último concurso?
A Guarda de Porto Alegre, na capital do Rio Grande do Sul, não realiza concurso desde 2015. O último teve uma oferta de dez vagas para a carreira.
Na ocasião, os candidatos foram avaliados em até três etapas, sendo elas:
prova objetiva;
prova de aptidão física; e
avaliação psicológica - habilitação para porte de arma
Na prova objetiva, os participantes tiveram que responder a 60 questões, sendo elas de: Língua Portuguesa (16); Matemática/Raciocínio Lógico (14) e Legislação Específica (30)
Já na prova física, os candidatos tiveram que passar pelos seguintes testes:
salto em altura: 1,10m do solo para candidatos do sexo masculino e 1,0m para o sexo feminino;
apoio sobre o solo: 18 repetições corretas no tempo máximo de 2 minutos;
abdominal (remador): 37 repetições corretas (sexo masculino) e 30 repetições corretas (sexo feminino) no tempo máximo de 60 segundos; e
corrida de 12 minutos: 2.400m (sexo masculino) e 2.000m (sexo feminino).