SME Rio publica edital com 50 vagas para agente, de nível médio

Edital de novo processo seletivo da SME Rio é publicado com 50 vagas temporárias para agentes de apoio à educação especial. Veja!

Concursos Abertos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:30/10/2024 às 12:50
Atualizado em:30/10/2024 às 14:16

À espera de um novo concurso SME Rio para efetivos, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro publicou nesta quarta-feira, 30, um edital com 50 vagas temporárias.


A oferta é para o cargo de agente de apoio à educação especial, de nível médio. Além das vagas imediatas, também será formado um cadastro de reserva.


Baixe o edital completo aqui!


As oportunidades estão distribuídas entre as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do Rio de Janeiro da seguinte forma:

  • 1ª CRE: cadastro de reserva;
  • 2ª CRE: cadastro de reserva;
  • 3ª CRE: cadastro de reserva;
  • 4ª CRE: 45 vagas;
  • 5ª CRE: cadastro de reserva;
  • 6ª CRE: cadastro de reserva;
  • 7ª CRE: cadastro de reserva;
  • 8ª CRE: cadastro de reserva;
  • 9ª CRE: cadastro de reserva;
  • 10ª CRE: cadastro de reserva; e
  • 11ª CRE: 5 vagas.

Para se candidatar é preciso ter o ensino médio completo, não ser servidor ou empregado público e não ter firmado contrato temporário nos últimos 24 meses na Prefeitura do Rio de Janeiro.


A remuneração é de R$1.497,73 para jornada de trabalho de 40 horas. Os contratos terão vigência de seis meses.


Os agentes contratados terão garantidas vantagens como vale-alimentação, recolhimento de FGTS, 13º salário, licença maternidade e paternidade, férias proporcionais e indenizadas.

Agentes atuam nas escolas da Secretaria Municipal de Educação do Rio

(Foto: Guilherme Oliveira/SME Rio)


O cargo de agente de apoio à educação especial tem como atribuições: prestar apoio nas atividades executadas pelo Professor Regente e/ou Direção, contribuindo para o oferecimento de espaço físico e de convivência adequados à segurança, ao desenvolvimento e ao bem-estar social, físico e emocional dos alunos com deficiência. 


O processo seletivo traz reserva de vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.


Chegou a maior Black Friday dos concursos. Clique aqui para receber as melhores ofertas!

SME Rio recebe inscrições até novembro

As inscrições da seleção para a SME Rio já estão abertas e podem ser feitas até as 18h de 4 novembro, pelo site da Prefeitura do Rio de Janeiro.


O primeiro passo é o preenchimento de um formulário com todos os dados solicitados.


No momento da inscrição, os profissionais poderão sinalizar uma segunda opção de CRE, que poderá ser considerada pela Secretaria Municipal de Educação quando as vagas oferecidas não forem integralmente preenchidas após a convocação na lista principal da respectiva CRE.


Uma segunda etapa da inscrição será o envio da documentação comprobatória da escolaridade e também dos comprovantes de titulação e experiência profissional. Os documentos deverão ser encaminhados até as 18h de 5 de novembro.


Os candidatos serão selecionados por meio de uma etapa única, de caráter eliminatório e classificatório, consistente na avaliação de títulos e da experiência profissional.


Veja o cronograma completo da seleção:

  • 1ª etapa das inscrições (ficha cadastral): até 4 de novembro;
  • 2ª etapa das inscrições (envio de documentação): até 5 de novembro;
  • publicação de inscrições homologadas: 8 de novembro;
  • período para recurso: 8 a 11 de novembro;
  • publicação de inscrições homologadas - pós recurso: 13 de novembro;
  • publicação da lista de classificação: 29 de novembro;
  • período para recurso na CRE: 29 de novembro a 2 de dezembro;
  • publicação da lista de classificação - pós recurso: 11 de dezembro.

O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um.

Concurso SME Rio para agentes efetivos está em estudo

Desde outubro de 2023, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro confirma os preparativos para o novo concurso de agente de apoio à educação especial, em caráter efetivo. 

"A Secretaria Municipal de Educação informa que o processo de abertura de concurso para agentes de apoio à educação especial está em curso”, disse, em nota enviada na época ao Qconcursos Folha Dirigida.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP RJ) também ajuizou, em 2023, uma Ação Civil Pública (ACP) para que a prefeitura tivesse um novo concurso para o cargo.


Não há informações sobre o prazo para a publicação do edital e demais etapas do concurso de efetivos.


A Fundação Getulio Vargas (FGV) tem contrato ativo com a Prefeitura do Rio de Janeiro para realização dos concursos públicos do município.


Desta forma, caso o concurso SME Rio seja realizado, a FGV será a banca responsável pela aplicação das provas aos candidatos.


O e-book gratuito "Como começar a estudar para concursos públicos" é o guia essencial para quem deseja dar os primeiros passos rumo à aprovação. BAIXE AQUI!

Clique e saiba mais