Todas em Tech ensina Tecnologia para mulheres negras e trans
O Todas em Tech é gratuito e terá duração de 18 semanas. A primeira fase é a inscrição, que seguirá aberta até o dia 5 de fevereiro.
Autor:
Publicado em:29/01/2021 às 11:30
Atualizado em:29/01/2021 às 11:30
A startup {reprograma}, em parceria com o Laboratório de Inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab), está com inscrições abertas para o Todas em Tech. A iniciativa foi desenvolvida para mulheres que querem usar a tecnologia para mudar vidas e criar um impacto positivo no mundo.
O objetivo do projeto é ensinar programação e dar a oportunidade de um futuro melhor por meio da tecnologia para mulheres em situações de vulnerabilidade social, econômica e de gênero, preferencialmente negras e/ou transgênero.
Além da capacitação em programação front-end e back-end, o Todas em Tech irá auxiliar no aprimoramento de competências comportamentais (soft skills) e no desenvolvimento de portfólio das alunas, para conectá-las ao mercado de trabalho.
O Todas em Tech é gratuito e terá duração de 18 semanas. A primeira fase de seleção é a inscrição, que seguirá aberta até o dia 5 de fevereiro no site do projeto.
Após o cadastro, as alunas aprovadas participarão de uma oficina online, com duração de um dia inteiro, em fevereiro. Nessa etapa, as participantes aprenderão conteúdos de introdução a HTML e CSS. Como resultado do aprendizado, elas produzirão uma página pessoal para enviarem a recrutadores ou clientes, com o intuito de estimular a entrada no mercado de trabalho.
A outra fase do processo envolve o preenchimento de 400 vagas, sendo o percentual mínimo de 55% para mulheres negras e 5% para mulheres trans. Nesse período, haverá os bootcamps, que são os cursos online de back-end e front-end. As aulas terão início em março.
As aulas acontecerão durante um dia inteiro no fim de semana (sábado) e a revisão acontecerá um dia à noite (quartas-feiras). Além disso, haverá um exercício semanal obrigatório, atividades complementares e plantão de dúvidas que, apesar de não serem obrigatórias, estarão disponíveis para ajudar o seu desenvolvimento.
Serão abordados os seguintes conteúdos:
Lógica de programação: a sequência lógica para construir um programa, os tipos de dados usados, repetições, decisões e variáveis são os componentes estudados pela lógica de programação;
HTML e CSS: O HTML é usado para estruturar as regiões e conteúdos de um site. Já o CSS (Cascading Style Sheets) é a parte estética (como cores e fontes);
Javascript: códigos escritos na linguagem Javascript podem fazer várias atividades, como atualizar apenas parte de uma página para acelerar a navegação, validar dados de um formulário ou até permitir usar jogos dentro do próprio navegador;
Bibliotecas e Framework: as bibliotecas agrupam códigos e ajudam a fazer seu trabalho mais rápido. No curso será abordado React;
UX Desing: UX quer dizer user experience - ou experiência do usuário. É a área do conhecimento que envolve os fatores e princípios que influenciam positivamente a nossa percepção sobre um produto ou serviço digital; e
Git & Github: é uma ferramenta de sistema de controle de versões que é usada principalmente no desenvolvimento de software.
Cronograma - Todas em Tech
Fim das inscrições: 5 de fevereiro
Aviso das selecionadas para oficina: 12 de fevereiro
Envio da pesquisa de perfil: de 13 a 16 de fevereiro