5 dicas para aproveitar o feriado antecipado e estudar para concursos

Confira dicas para aproveitar o feriado antecipado e estudar para os concursos que aplicarão provas na próxima semana.

Autor:
Publicado em:26/03/2021 às 09:00
Atualizado em:26/03/2021 às 09:00

Por conta da pandemia de Covid-19 diversas cidades e estados pelo Brasil decretaram feriado antecipado neste final de março. O motivo da medida não é feliz, mas quem estuda para concursos pode aproveitar esse tempo “extra” para reforçar a preparação.

São poucos dias, mas que podem ser valiosos e fazer uma grande diferença nos conteúdos assimilados. O ideal é já se preparar para o recesso dos próximos e organizar como será o programa de estudos.

Para auxiliar os futuros servidores, a Folha Dirigida conta com a ajuda do Especialista Alexandre Prado. Confira a seguir como aproveitar o feriado antecipado para estudar para concursos e as dicas do professor.

#1. Defina seus horários

Mesmo ficando vários dias em casa, não é ideal que 100% desse tempo seja voltado para os estudos. Tampouco é recomendável que o estudo seja realizado em horários aleatórios e sem constância. 

Então já separe na agenda qual será a sua grade. Mas antes de escolher o horário, se crianças e toda a família também estão de recesso, leve em consideração fatores como qual horário a casa estará mais silenciosa e tranquila.

Também é interessante observar em qual horário do dia o cérebro está mais atento e consegue reter melhor as informações.

Uma forma muito eficaz de fazer o gerenciamento de tempo indicada pelo professor é não dividir o dia em 24 horas. Ou seja, com intervalos de hora em hora. Mas sim de 30 em 30 minutos.
 

“Assim, automaticamente, o dia do candidato se multiplica. Ao invés de ter 24 partes de uma hora, ele pode ter 48 partes de 30 minutos. Ele otimiza o tempo. Não é preciso, por exemplo, uma hora para almoçar, uma reunião de uma hora. São atividades que podem ser otimizadas para 30 minutos.”


#2. Defina o que vai estudar

Muitas pessoas ficam perdidas quando pegam um caderno para estudar, pois são muitos conteúdos e bate aquela sensação de “por onde eu começo?”. Isso pode, inclusive, gerar um desperdício de tempo.

Por isso, antes mesmo de iniciar o seu recesso, defina qual será a sua grade de conteúdos. Você pode, inclusive, já separar os cadernos, livros e questões das disciplinas escolhidas.
 


#3. Monte o plano de estudos

Essa etapa é, basicamente, a junção das duas últimas. Organize tudo o que é necessário estudar, dentro do tempo disponível. Construa um ciclo de estudos que inclua: teoria, prática e revisão. 

Não sabe como montar um bom plano de estudos? O Smart Planner, ferramenta da Folha Dirigida, pode ajudar. Basta informar as disciplinas, o concurso e o tempo disponível e o planner monta toda a programação. Saiba mais:

>> SMART PLANNER <<

Como neste caso especificamente se trata de um feriado e, para muitos, um tempo extra que não estava programado, pode ser interessante avaliar o que faz mais sentido para cada um.

Se sua prova está chegando, por exemplo, e você tem certeza que já domina todos os tópicos do edital, pode focar em revisão e prática, apenas. Afinal, são poucos dias de feriado antecipado.
 

“As questões são sempre uma boa forma de praticar o conhecimento teórico que o candidato adquiriu. Principalmente quando se trata de uma disciplina desafiadora como Legislação, por exemplo”, acrescenta o professor Alexandre Prado.


Concurso PRF 2021: corporação divulga novo cronograma
 

Feriado antecipado foi decretado em vários locais pelo país
Feriado antecipado foi decretado em vários locais pelo país
(Foto: Reprodução)


#4. Construa um material de revisão

Um erro comum entre pessoas que estudam para concursos é subestimar a revisão. Essa é uma das etapas mais importantes do ciclo de estudos, pois ajuda o cérebro a reter melhor o conhecimento e diminui os riscos do famoso “branco” na hora da prova.

Além disso, para quem trabalha e precisa lidar com outras responsabilidades além dos estudos, o material de revisão pode ser um grande aliado no pós-feriado, quando vai sobrar menos tempo para estudar.
 

“Para todo conteúdo novo aprendido o ideal é que o candidato faça a primeira revisão nas primeiras 48 horas. Depois, uma vez na semana, depois mensalmente. Então ele pode colocar essas revisões em dia, com esse tempo extra”, alerta o Especialista.


Mas se engana quem pensa que revisão é apenas reler os textos e refazer as questões. O ideal é que, ao longo do contato teórico com a disciplina, o candidato vá construindo relatórios, fichas, resumos ou qualquer outro método que depois possa voltar nos tópicos mais importantes.

Outra coisa interessante a fazer, como ensina o professor Alexandre Prado, é fazer um mapa de calor. Basicamente um relatório de erros e acertos para que depois fique mais fácil entender o que precisa de mais reforço.
 

“Ao fazer as questões, anote quais assuntos estão relacionados a ela. Assim o candidato faz um mapa de calor, ou seja, ele vai saber a quantidade e quais tópicos que mais caem sobre aquele determinado tema. A partir disso é possível fazer um esquema de revisão sobre os conteúdos que mais caem nas provas.”


#5. Atenção aos tópicos com mais dificuldade

Quem já está há semanas, meses ou anos estudando para o concurso já deve ter uma noção do seu próprio mapa de calor. Ou seja, conhece quais são os tópicos que mais domina e que tem mais dificuldade.

Como já dito, o feriado antecipado se resume a poucos dias de estudos. Então é interessante aproveitá-lo para focar nas disciplinas com as quais mais se tem dificuldade.

Esse tempo pode ser valioso e representa uma chance a mais de finalmente aprender aquela matéria que não conseguiu até agora. Aproveite para reforçar e praticar ainda mais esses tópicos.
 

Prepare-se com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos com materiais completos, otimizados e sem enrolação. Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!