À espera de novo concurso, Sefaz SP tem mais de 2 mil cargos vagos
Sem novos concursos Sefaz SP, Secretaria registra mais de mil postos sem preenchimento para técnico de fazenda estadual, de nível médio
Autor:
Publicado em:13/10/2020 às 17:45
Atualizado em:13/10/2020 às 17:45
Há mais de sete anos sem realizar novo concurso Sefaz SP, a Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento de São Paulo acumula 2.562 cargos vagos. A maior carência é para técnico de fazenda estadual com 1.148 postos sem preenchimento.
A carreira exige o ensino médio completo para ingresso. A remuneração inicial é de R$3.135,47 para jornada de 40 horas de trabalho por semana. Do total de 2 mil servidores esperados para esse cargo, a pasta conta com somente 974 técnicos.
Faltam ainda 724 agentes fiscais de renda, 179 analistas em planejamento, orçamento e finanças públicas I e 129 especialista em políticas públicas..
Há também cargos vagos para técnico de assistência à saúde (23), analista em planejamento, orçamento e finanças públicas I (149), analista sociocultural (1), cirurgião dentista (1), especialista contábil (55), executivo público (33).
Assim como médico I (182), oficial administrativo (85), oficial operacional (11) e técnico de enfermagem (21).
Os dados são do último levantamento divulgado pelo Governo de São Paulo, em dezembro de 2019. Por isso, é possível que número de vacâncias tenha aumentado nesse espaço de tempo.
Em resposta à Folha Dirigida sobre a realização de novos concursos Sefaz SP, a Assessoria de Imprensa da pasta citou o Decreto 64.937, publicado pelo governador João Doria, que suspende temporariamente novas contratações no Estado.
"O Decreto nº 64.937/2020 suspende, enquanto perdurar o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto nº 64.879, a abertura de novos concursos públicos no Estado de São Paulo. Cabe lembrar que a Lei Complementar nº 173/2020, que estabeleceu por parte da União o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, proíbe reajustes aos servidores e a realização de novos concursos públicos até dezembro de 2021, conforme versa o artigo 8º da norma", diz a nota.
Órgão: Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento de São Paulo
Cargos: não revelados
Vagas: não definidas
Status: aguardando autorização
Concurso Sefaz SP foi solicitado com 789 vagas de técnico
A Secretaria de Estado de Fazenda de São Paulo encaminhou, em 2015, um pedido para autorização de novo concurso com 789 vagas de técnico da fazenda estadual. A autorização dependia do então governador Geraldo Alckmin.
A intenção era divulgar o edital em 2015, no entanto, em decorrência do ajuste orçamentário feito pelo governo no ano seguinte, o concurso Sefaz-SP foi adiado. O planejamento da seleção de técnicos foi iniciado em 2013, quando expiraram os primeiros anos de validade do último edital.
Pelo grande número de remanescentes aprovados no concurso em questão, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) ordenou a prorrogação da validade da seleção. Os técnicos da fazenda estadual atuam no apoio administrativo dentro da secretaria.
O servidor também dá suporte aos cargos de chefia e aos agentes fiscais de renda, como no atendimento ao público. O último concurso para técnico da Sefaz-SP, ocorreu há dez anos. O edital trouxe a oferta de 550 vagas, para o total de 49.716 inscritos.
A Fundação Carlos Chagas foi a banca organizada. Os candidatos foram avaliados por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. No total, foram cobradas 80 questões, sendo 40 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos.
A parte de Conhecimentos Gerais teve Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Noções De Informática e Atualidades. Enquanto em Conhecimentos Específicos foram abordadas as disciplinas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Tributário e Direito Civil.
Os cargos de agente fiscal de rendas e analista em planejamento, orçamento e finanças públicas, por sua vez, tiveram editais de concurso Sefaz SP publicados em 2013.