À procura do primeiro emprego: por onde devo começar?

A consultora de carreiras, Paula Dias, dá dicas de como conseguir o primeiro emprego mesmo sem ter nenhuma experiência profissional. Confira!

Autor:
Publicado em:02/02/2021 às 17:00
Atualizado em:02/02/2021 às 17:00

A inserção no mercado de trabalho pode ser um grande desafio para aqueles que, apesar de estarem abertos a novos desafios, são dispensados por não terem nenhuma prática profissional. Mas, afinal como conseguir o primeiro emprego mesmo sem ter experiência?

A tarefa de conseguir o primeiro emprego pode não ser uma das mais fáceis de serem cumpridas. No entanto, algumas dicas e orientações de profissionais capacitados para ajudar quem está neste caminho, podem tornar esse período mais prático e prazeroso. 

Uma opção para quem está em busca do primeiro trabalho é praticar o autoconhecimento. Esse processo pode ser feito com um profissional da área de coaching ou um orientador vocacional.

A dica é dada pela consultora de carreiras, Paula Dias, que fala da importância desse autoconhecimento para que o profissional vá em busca do que faça sentido para si e, assim, dê início na carreira certa. 

"Para decidir a vaga que quer, é preciso se aprofundar em autoconhecimento, buscar ajuda para não errar. Se errar, vai ter que consertar depois, e isso dá muito mais trabalho."

A especialista também comenta que, caso não consiga um emprego remunerado, vale a pena investir em um estágio não-remunerado para agregar conhecimento ao currículo. Outras alternativas são os cursos voltados para a área em que deseja atuar e trabalho voluntário.

"Quanto mais experiência para agregar no currículo, visto que essa pessoa nunca trabalhou, mais fácil será conseguir uma oportunidade."  

Para aqueles que já estão fazendo a graduação e nunca trabalharam, o estágio é o caminho ideal para ser inserido no mercado de trabalho. E é nessa etapa que o jovem poderá colocar em prática todo o conhecimento que tem aprendido em sala de aula. 

Agora, se você ainda não ingressou no nível superior, vale buscar o primeiro emprego como menor aprendiz. 

"Esses são dois tipos de atuações onde as empresas consideram que a pessoa está em experiência, está aprendendo. Além das empresas pegarem 'mais leve', num tom de ensinar, o profissional vai se desenvolver."

E, para ambas as posições, Paula deixa uma observação: "arrumou o estágio e não está aprendendo? Muda de estágio. Tem muita vaga de estágio que é só trabalho operacional e a pessoa não aprende nada". 

 

Primeiro emprego
Profissional em busca do primeiro emprego precisa praticar o
autoconhecimento (Foto: Pixabay)

O que + você precisa saber: 


Como se destacar em uma entrevista mesmo sem ter experiência? 

Sabe aquele trabalho voluntário que você viu sendo divulgado na internet, ou então aquele programa de monitoria na faculdade, ou até mesmo aquele projeto de iniciação científica que está acontecendo na sua universidade? Eles podem ser os diferenciais do currículo sem experiência. 

Ao ser convocado para um entrevista de emprego, por exemplo, é importante que esses tipos de vivências sejam ressaltadas para o recrutador. 

"Quanto mais a pessoa se demonstrar proativa, mostrar que já teve alguma coisa, já fez alguma coisa a mais, mais ela vai se destacar na entrevista", explica Paula. 

Outra forma de chamar a atenção do recrutador é demonstrar vontade de aprender, curiosidade, além de fazer perguntas para que ele entenda que você está ali não só pelo dinheiro, mas também pela curiosidade e pela vontade de aprender. 

"Mostre que não está parado, que está sempre buscando algo a mais. Fale dos seus interesses, como leitura, assuntos que tenha afinidade. Dessa forma, demonstrará que a escolha por aquela vaga não é aleatória, é uma escolha com consistência: você se conhece, sabe o que quer, busca referências e, por isso, está se candidatando àquela posição", ressalta. 

Investindo em conhecimentos 

Um bom profissional está sempre em busca de novos conhecimentos que possam agregar qualidade para o seu currículo. Na visão da consultora de carreiras, independentemente da área de atuação ou formação, os cursos também podem contribuir muito para aqueles que nunca trabalharam. 

A internet é uma grande aliada na busca por esse tipo de conteúdo já que, hoje em dia, é possível encontrar sites gratuitos com variedades de assuntos e temas, como a Fundação Bradesco, FGV Online, Senac, entre outros. 

Se você tem dúvida em relação em qual curso deve se inscrever, o conselho da consultora é procurar por aqueles que mais podem agregar o seu currículo. Ou seja, os melhores cursos para quem nunca teve uma experiência profissional são exatamente aqueles relacionados aos conhecimentos exigidos pela vaga para a qual deseja concorrer. 

"Eu sempre dou essa dica: olhe as vagas que tem interesse, veja o que elas pedem e, a partir daí, faça os cursos exigidos por elas", finaliza. 

 

Newsletter Folha+