Acontece até domingo, a primeira feira virtual de ciências brasileira
Evento tem apoio da Estácio de Sá e do apresentador Luciano Huck
Autor:
Publicado em:26/06/2020 às 15:30
Atualizado em:26/06/2020 às 15:30
Mais de 700 estudantes dos níveis médio e técnico participam da primeira feira virtual de ciência brasileira, que acontece no Youtube a partir desta sexta-feira, 26, até domingo, 28.
Criada por jovens cientistas, com apoio da Universidade Estácio de Sá, a Feira Brasileira de Jovens Cientistas conta com projetos sobre diversas áreas das ciências, como Saúde, Humanas, Biológicas, Sociais aplicadas, Agrárias, Exatas e da terra, Engenharias e Artes, além de palestras, workshops.
A agenda feira será intensa, são mais de 300 projetos finalistas, 50 workshops simultâneos e a maratona da inovação, e participações de peso, como do apresentador Luciano Huck; Eduardo Valladares, a cientista Jaqueline de Jesus, que sequenciou o genoma do novo coronavírus; e a premiada cientista brasileira Márcia Barbosa.
"Acreditamos que a educação tem o poder de transformar vidas. Apoiar iniciativas como essa, de jovens estudantes querendo disseminar conhecimento, nós dá um orgulho imenso. A Feira vai apresentar projetos muito bem elaborados, que merecem destaque no cenário nacional", afirma Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio.
O evento vai possibilitar aos jovens o acesso à oportunidades científicas, o desenvolvimento, conexão e valorização do potencial dos participantes e o impacto de seus projetos. "A nossa instituição sempre esteve ligada à democratização do ensino e nosso principal objetivo é levar educação e conhecimento para o maior número de pessoas", ressalta Cláudia.
Os melhores colocados da maratona da inovação, que tem como objetivo a busca por soluções impacto social, receberão uma premiação em dinheiro por time. Já melhores colocados por área do conhecimento receberão medalhas. Saiba mais informações sobre a programação no site da Feira Brasileira de Jovens Cientistas.
Cursos gratuitos do Senac DF têm inscrições prorrogadas
As inscrições para mais de 3 mil vagas em cursos gratuitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Distrito Federal foram prorrogadas até domingo, 28 de junho. Ao todo, são 3.454 chances disponíveis e cadastro de reserva para 62 cursos de qualificação.
A oferta integra o 9º edital do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As inscrições devem ser feitas pelo site do Senac, no qual também é possível acessar a retificação do edital.
O Programa Senac Gratuidade é destinado à pessoas de baixa renda. Para se inscrever, é necessário atender aos seguintes pré-requisitos:
Renda familiar per capita de até dois salários mínimos;
Ter idade igual ou superior à idade mínima exigida para acesso ao curso;
Ter a escolaridade exigida para o curso escolhido;
Não ter evadido ou desistido de outro curso PSG, com prazo igual ou inferior a um ano da data de evasão ou desistência;
Não possuir matrícula em curso PSG em andamento até a data de início do novo curso.
Os cursos são das áreas de beleza, gastronomia, gestão e negócios, tecnologia da informação, moda, design, saúde e bem-estar e turismo e lazer. As aulas serão realizadas remotamente, de forma a atender o decreto do governo do Distrito Federal para conter a pandemia do Coronavírus.
As aulas terão início no final de julho, conforme o curso escolhido.