Ano novo, vida nova: 7 passos para conquistar a aprovação em 2020

O especialista em preparação para concursos, Leonardo Murga, deu algumas dicas para conquistar a aprovação no próximo ano.

Autor:
Publicado em:30/12/2019 às 13:35
Atualizado em:30/12/2019 às 13:35

Com a chegada do fim de ano é muito comum que as pessoas estabeleçam metas para o ano seguinte, seja começar uma dieta, iniciar a faculdade ou fazer uma viagem. No entanto, muitas das vezes essas metas são postergadas.

Mas se a sua meta é ser aprovado em um concurso público, FOLHA DIRIGIDA  te ajuda. Fique informado sobre tudo o que acontece no mundo dos concursos e confira dicas e materiais exclusivos para os seus estudos.

+ Ainda não é assinante FD? Não perca tempo!

Para facilitar a vida de quem quer iniciar os estudos para concursos em 2020, ou mesmo dar aquela turbinada na preparação, o professor e especialista em concursos, Leonardo Murga, listou 7 passos para conquistar a tão sonhada aprovação. Confira:

Meta para 2020: ser aprovado no concurso dos sonhos!
(Foto: Pixabay)

1. Escolher sua área de interesse

Antes de iniciar os estudos para um concurso, é preciso saber para qual área deseja ingressar. Leonardo explicou que essa escolha não deve ser baseada no que dizem terceiros, mas nos seus próprios gostos e interesses.

“É importante que o estudante saiba exatamente pra qual área ele gostaria de estudar. Não é apenas fazer uma análise baseada no gosto de outras pessoas, é preciso que essa análise tenha é um fundamento de acordo com as próprias necessidades pessoais”.

Essa escolha tem de ser baseada em critérios que vão além do salário, pois “muitas pessoas esquecem que após a aprovação a um cargo para ser trabalhado e isso precisa ser considerado na hora de escolher qual é a área de interesse”, completou o especialista.

Leonardo também frisou a importância de não se focar em um cargo específico, mas sim uma área maior. Ele exemplificou: “a pessoa não pode querer simplesmente ser policial civil do Rio de Janeiro, por exemplo, ela precisa querer ser da área de segurança pública”.

Escolher uma área implica, segundo ele, em um aumento de interesses. Continuando no exemplo da PC-RJ, ele explicou que a pessoas que estuda para a área de segurança pública, vai poder fazer outros concursos, como Policia Federal, PRF, Polícia Penal, Polícia Legislativa do Senado ou qualquer outra casa legislativa.

+ Concursos abrirão vagas nos primeiros dias de 2020. Veja relação!

2. Selecionar seu material conforme a área de interesse

Após a escolha da área, o próximo passo será selecionar o material para estudo. Leonardo contou que é importante entender a área para qual vai prestar concurso, pois assim ficará mais fácil escolher os materiais para começar os estudos. 

“Então é importante que o aluno antes de selecionar o seu material ou selecionar um curso específico, ele procure entender qual é a área, para depois selecionar o melhor material específico dentro da área de interesse”, explicou.

+ Preparação para concursos: conheça os materiais da FOLHA DIRIGIDA

3. Definir sua disponibilidade de horário

Escolhida a área e o material, esse é o momento para iniciar os estudos. "Primeiramente, é importante definir um horário de estudo e esse horário precisa funcionar como se fosse uma profissão", dise Leonardo, que também falou sobre a prioridade dos estudos:

"Não existe você fazer tudo que você tem que fazer durante o dia para depois, quem sabe, talvez, deixar algum horário sobrar para o estudo. É preciso que esse horário seja demarcado, cronometrado e planilhado também."

Leonardo faz a comparação da rotina de estudo com o horário de trabalho, pois, segundo ele, são (e precisam ser) equivalentes. Ele também aponta a importância da rotina: "você precisa ter uma rotina estabelecida, se não você nunca vai achar um espaço no seu dia para poder realizar o estudo", completou.

4. Montar seu cronograma de estudos

O professor contou que, após definir a disponibilidade de horário, é necessário que se organize os materiais de estudo. Uma dica que ele dá é ter um cronograma.

"Depois de montar e definir esse espaço de estudo no seu dia, na sua semana, é preciso que tenha montado um cronograma de acordo com as matérias que são da sua área de interesse", explicou.

+ 9 passos para fazer sua planilha de estudos para concursos

5. Conscientizar sua família da importância dos estudos

Leonardo contou que a conscientização da família é um ponto importante, pois "as pessoas que estão a sua volta precisam estar absolutamente cientes de que você está estudando para concurso" , disse.

"Estudar pra concurso não é o mesmo que não fazer nada", frisou. Ele contou que para muitas pessoas há essa confusão de achar que quem estuda não faz nada, e que, por esse motivo, acabam demandando que esse estudante faça outras tarefas.

"Então é muito comum que pessoas que estão estudando recebam pedidos do tipo: 'pode comprar pão para mim, pode ir na farmácia, pode fazer X, Y ou Z coisas para mim, já que você não está fazendo nada'. Estudar, como eu falei antes, é uma profissão e isso precisa ser entendido por todos que cercam o concurseiro ou a concurseira", completou.

+ Retrospectiva 2019: veja o que aconteceu no mundo dos concursos

6. Aprender a dizer "não" para os convites que te desviam do seu foco

"Esse ponto sobre conscientizar as pessoas à sua volta, leva você fazê-las entender que precisa dizer não para convites, porque o estudo é prioritário", contou Leonardo, que continuou falando sobre os esforços que conquistar a aprovação demanda.

"Quando você está estudando para concurso público, você está construindo um futuro seguro e duradouro, porém é preciso um esforço real para você conseguir lograr a aprovação", contou.

Segundo Murga, "não existe mais aquilo que acontecia no passado de pessoas darem um esforço absolutamente mínimo e conseguirem entrar em um cargo. Essa época passou!"

Leonardo frisou que não pode se basear os parâmetro atuais em pessoas que foram aprovadas há dez, quinze ou vinte anos. E reforçou a necessidade de abrir mão de algumas coisas para focar nos estudos.

"É preciso dizer não para festas, para eventos, para outras questões pessoais que possam efetivamente tirar seu foco. Claro que isso não implica que você não possa fazer absolutamente nada diferente de estudar. Não é isso", contou.

O professor explicou que com organização é possível manter uma vida social, no entanto, segundo ele, não é possível estudar sem se privar de muitas coisas.

"Se você tiver um cronograma bem definido, você consegue fazer coisas fora do seu cronograma, como, por exemplo, ter vida social, mas não existe atualmente estudar para concurso sem ter alguma espécie de privação. E não é uma privação pequena. Isso tem que ficar claro", completou.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

7. Arrumar meios/caminhos para controlar sua ansiedade

"Por fim, a ansiedade é o maior inimigo dos concursos públicos e é importante que as pessoas tenham isso em mente. O que vai te tirar ou o que vai te colocar dentro de um concurso público, após você já ter todos os pontos anteriores definidos, é de fato o seu controle de ansiedade", contou Leonardo. 

Para o professor, "de nada adianta que você seja a pessoa mais disciplinada no mundo, que tenha o melhor material, que tenha escolhido área correta, se você não consegue controlar a sua ansiedade na hora da prova."

Ele explicou que uma pessoa que tem um bom controle de ansiedade consegue se sair melhor nas provas, "porque consegue emular o resultado que tinha, ao fazer o seu estudo em casa, na hora da prova".

O especialista exemplifica:

"Se você tem, por exemplo, 90% de performance em Direito Constitucional em casa, e tem ansiedade controlada você consegue colocar essa performance de 90% na prova. E se você tem 100% de performance em Constitucional em casa e tem ansiedade completamente fora de controle, você vai fazer 60%, 50%."

Portanto a ansiedade se torna um problema, "porque vai ter exatamente um lastro de diferença entre o que você pode fazer e o que você efetivamente faz como resultado efetivo na prova", concluiu.

+ Psicóloga diz como combater a ansiedade pré-prova

Então, futuro servidor, aproveite o espírito de renovação do ano novo para colocar as dicas em prática e correr atrás para que a "meta da aprovação" se torne uma realidade em 2020!