A lei que cria a Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury (UnDF) foi sancionada nesta quarta-feira, 28, pelo governador Ibaneis Rocha. Para compor o quadro de pessoal da instituição, um concurso público foi anunciado.
De acordo com o governador, serão abertas 3,5 mil vagas. Rocha não precisou quais carreiras serão contempladas, mas a expectativa é que a oferta seja para professores e técnico-administrativos. O edital está previsto já para o mês de agosto.
“Teremos 3,5 mil cargos que já terão a partir de agosto o concurso público aberto no Distrito Federal. Nós já teremos o corpo profissional constituído. Essa universidade nasce completa e, daqui a cinco anos, que é nossa previsão, ela já estará totalmente implementada”, disse.
O governador deverá encaminhar à Câmara Legislativa do Distrito Federal um projeto de lei dispondo sobre o Plano de Carreira, Cargos e Remunerações no Quadro de Pessoal da UnDF.
A lei sancionada nesta quarta, 28, autoriza a construção do primeiro centro universitário distrital, ampliando a oferta gratuita de vagas no ensino superior. Serão investidos R$200 milhões pelos próximos quatro anos.
do Distrito Federal (Foto Renato Alves / Agência Brasília)
Para funcionamento inicial da universidade, o governo do DF cedeu um imóvel no Lago Norte. A estimativa é que as aulas começam a partir de 2022. Ibaneis Rocha fez questão de destacar que a criação da universidade não significa despesa, mas investimento.
“Quando se trata de educação você não está gerando despesa, está gerando riqueza e é essa riqueza que eu quero para a população, em especial os mais pobres”, afirmou, antes de enumerar as ações que vão permitir a viabilidade da UnDF.
O projeto de lei para criação da UnDF começou a tramitar na Câmara Legislativa do DF em março de 2020 e passou por emendas e debates entre os parlamentares distritais.
Inicie seus estudos para o concurso UnDF 2021
Com o anúncio do novo concurso para Universidade do Distrito Federal, os interessados devem começar os estudos para as provas.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Conheça os cursos e inicie seus estudos!
UnDF: veja quais cursos devem ser ofertados
Os cursos da UnDF estão previstos para as áreas das Ciências da saúde e humanas, Cidadania e meio ambiente, Gestão governamental de políticas públicas e de serviços, Educação e magistério, Letras, artes e línguas estrangeiras modernas.
Além de Ciências da natureza e matemática, Educação física e esportes, Segurança pública e defesa social, Engenharia e áreas tecnológicas de setores produtivos e Arquitetura e urbanismo.
O ingresso de alunos deve ser nos moldes da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e da Escola Superior de Gestão (ESG), uma vez que ambas serão integradas ao campus. Logo, 40% das vagas da nova universidade serão destinadas a alunos que concluíram a educação básica integralmente na rede pública.
A cota racial, prevista na Lei Distrital nº 3788/2006, também será atendida. Outras possibilidades de admissão são por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do governo federal.
Universidade homenageia professor vítima da Covid-19
O nome da Universidade do Distrito Federal homenageia o advogado e professor de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Jorge Amaury Nunes, de 66 anos, que morreu em decorrência da Covid-19 no último dia 2 de julho.
O professor ficou internado por 47 dias em uma unidade de terapia intensiva (UTI) e já tinha recebido as duas doses da vacina contra o Coronavírus.
Amaury era egresso da Universidade Federal do Pará, onde também conquistou o título de mestre. No ano de 2007, tornou-se doutor pela Universidade de São Paulo.
Em sua carreira, foi professor de Direito Processual na graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília.



















