Aprovação na OAB: como melhorar os índices dos alunos egressos?

Como melhorar os índices dos alunos egressos? Bertie Simão de Moura, do Grupo IPEMIG, fala sobre esse desafio para as universidades.

Autor:
Publicado em:30/04/2021 às 15:35
Atualizado em:30/04/2021 às 15:35

Primeiramente, uma das maiores preocupações das universidades é aumentar o índice de aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para alunos egressos.

Além de significar o sucesso profissional, conquistar a tão sonhada aprovação na OAB também representa resultados para a instituição.

“A faculdade ou universidade é apenas um meio para que o aluno alcance o seu objetivo profissional”, afirma Bertie Simão de Moura, advogado, coordenador e professor da pós-graduação e do curso de Direito da Faculdade Batista de Minas Gerais do Grupo IPEMIG e professor da pós-graduação do Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa).

 

Segundo ele, o conhecimento é uma via de mão dupla. Portanto, depende tanto da universidade e do corpo docente fornecer os devidos materiais e conhecimentos para o futuro profissional conseguir exercer o seu trabalho, quanto da dedicação dos próprios alunos no estudo.

Ele deu uma entrevista sobre quais ações as universidades podem implementar para aumentar os índices de aprovação na OAB e como a EduQC, ferramenta de estudos inteligente, pode ajudar.

Como ajudar o aluno a conquistar a aprovação na OAB na primeira tentativa?

De acordo com o Bertie de Moura, conquistar uma aprovação na OAB é um trabalho conjunto entre professores e alunos.

Ao corpo docente, vale a missão de passar o seu conhecimento aos estudantes. Mas, para que o aprendizado seja efetivo, também é necessário que os estudantes sejam ativos, receptivos e comprometidos.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, não se trata de quantidade de tempo de estudos. E sim de qualidade. Por exemplo, o educador cita criar o hábito de leituras críticas e reflexivas.

Elas possibilitarão os estímulos da região esquerda do cérebro, responsável pela linguagem, aprimorando assim a sua capacidade analítica.

O estudante que tem esse bom preparo acadêmico ao longo dos cinco anos da graduação, composto por uma combinação dos seus próprios professores, tem mais chances de conquistar a aprovação na OAB de primeira.

Além dos estudos, também é muito importante, fazer simulados que familiarizem o acadêmico com as normas do Exame da Ordem, respeitando suas normas de realização.

Melhorar índices de aprovação na OAB é desafio para universidades
(Foto: Divulgação)

Como melhorar os índices de aprovação na OAB dos alunos egressos?

Conforme explica o coordenador, a universidade é um meio para um fim: estar apto a conquistar um lugar no mercado profissional. No caso do curso de Direito, ainda há o adicional de conquistar a sonhada aprovação na OAB.

“Sendo assim, as instituições de ensino, precisam compreender que o seu sucesso não está na conclusão da formação de seus discentes ao término de um curso, mas sim, se este discente conseguiu encontrar o seu lugar no mercado de trabalho”, justifica o especialista.

Nesse contexto, algumas das ações que as universidades podem ter para contribuir para a aprovação dos alunos no Exame é permiti-los participar de cursos preparatórios ofertados aos discentes matriculados.

Além disso, construir simulados para matriculados e egressos se familiarizarem com a prova. Já a oferta serviços psicológicos ajudará os estudantes a se organizarem emocionalmente.

Dicas para melhorar o índice de aprovação dos alunos egressos na OAB

Em suma, as dicas do professor de Direito são:

  1. Realizar simulados do exame da OAB principalmente do 3º ao 10º período, observando todas as regras que o exame exige. Pois, ao longo de 4 anos, o candidato estará mais seguro e tranquilo por já ter vivenciado este processo durante todo o curso;

  2. Possibilitar aos estudantes meios para construírem seus planos de estudo;

  3. Investir em recursos ,como cursos preparatórios com a presença de professores, e adquirir boas plataformas digitais que preparem os discentes para os conteúdos das questões do exame;

  4. Prezar por um corpo docente altamente qualificado e investir em cursos de atualizações para professores;

  5. Manter um excelente acervo bibliográfico virtual e físico;

  6. Criar programa de apoio psicológico para discentes;

  7. Fazer parcerias com instituições jurídicas, possibilitando o conhecimento e a vivência da prática jurídica;

  8. Organizar viagens que oportunizem os estudantes a entrarem em contato com novas realidades;

  9. Construir um Núcleo de Atendimento de Práticas Jurídicas consolidado e eficaz, que desafie seus estudantes a se posicionarem no mercado de trabalho, deixando-o mais confiante e desejoso de realizar o exame para assim, poder exercer o Direito.

  10. Preparar palestras que tenham o sentido de despertar no estudante, novos olhares que possibilitem um futuro de esperança.

Quais são os maiores desafios que impedem o estudante de conquistar a aprovação da OAB?

Professor Bertie Simão de Moura
(Foto: Arquivo Pessoal)

Entre os principais motivos, estão a:

  1. Insegurança consigo mesmo

  2. Falta de familiaridade com a dinâmica da prova

  3. Dificuldade de planejar um roteiro de estudo

Para Bertie de Moura, é essencial que as universidades tenham em mente o objetivo final.

“Ou seja, preparar o estudante para a carreira profissional, lançando mão de tudo que possibilitará a efetivação do conhecimento de seus discentes. Entendendo que ela é um meio e não um fim”, justifica em suas palavras.

Como a EduQC pode melhorar o índice de aprovação dos alunos?

Por meio da eficiência da plataforma, a maior expectativa do coordenador é de empenho, dedicação e motivação dos alunos, oferecidas pela EduQC.

Completamente online e responsivo, o software da EduQC consegue através de testes, avaliações, simulados e questões, dar uma resposta imediata ao aluno. Assim, ele pode acompanhar seu desenvolvimento em tempo real.

Com o uso de inteligência artificial, é possível detectar em quais matérias os alunos tem mais dificuldade e os respectivos tópicos dentro de cada uma. Em seguida, ao identificar as dificuldades do estudante, organizar o seu estudo de forma a direcioná-lo para sanar suas dores.

Professores e coordenadores também têm acesso a esses dados. Diante desse diagnóstico, sabem onde melhorar.

Portanto, os pontos mais sensíveis que precisam ser trabalhados para obter sucesso na prova.

Na medida que as dores vão sendo sanadas, o nível de dificuldade das questões também cresce proporcionalmente a sua demonstração de conhecimento do aluno.

Quais são as vantagens da EduQC OAB?

Em suma, as vantagens para os estudantes são:

  1. Controle de estudos com Inteligência Artificial

  2. Avaliações adaptadas ao nível do aluno que evoluem com ele

  3. Maior chance de aprovação

  4. Melhores metodologias

Já para os professores, na hora de incentivar os alunos na preparação para a OAB, ela ajuda a identificar:

  1. Informação do desempenho dos alunos por disciplina

  2. Oportunidade de direcionar a aula de acordo com as deficiências identificadas

  3. Maior efetividade do aprendizado

Por fim, a instituição de ensino tem acesso a:

  1. Inteligência dos dados

  2. Efetividade do corpo docente

  3. Informação do desempenho e proficiência dos alunos

  4. Oportunidade de abordagem diferenciada a cada aluno

  5. Vantagem competitiva com uma solução customizada

  6. Metodologia adaptativa

  7. Retenção dos alunos

  8. Maior aprovação dos alunos

Com o uso da EduQC, o coordenador afirma: "tenho que os alunos sentirão motivados e isso trará resultado positivo nos próximos exames da OAB".