Auxílio emergencial: 91% dos requerimentos já foram analisados

Resultados de 89,3 milhões de pedidos já estão com a Caixa

Autor:
Publicado em:27/04/2020 às 01:00
Atualizado em:27/04/2020 às 01:00

A Dataprev, empresa pública responsável por identificar quem tem direito a receber o auxílio emergencial de R$600, junto ao Ministério da Cidadania trabalharam para finalizar, no último domingo, 26, a análise e homologação de todos os cadastros recebidas pela Caixa.

Até a madrugada da última quinta-feira, 23, das 39,3 milhões de solicitações finalizadas entre os dias 7 e 17 de abril, 37,3 milhões foram devolvidas à instituição bancária, representando 95% do total recebido do período. Os requerimentos se referem ao Grupo 1, composto por informais, microempreendedores e contribuintes individuais.

No total, a Dataprev já processou 91% de todos os requerimentos recebidos da Caixa. Até o momento, foram analisados 98 milhões de cadastros e os resultados de 89,3 milhões de CPFs já estão com a instituição bancária.

O número engloba os cidadãos dos três grupos: microempreendedores individuais (MEIs), contribuintes individuais (CIs) e trabalhadores informais (Grupo 1); inscritos no Cadastro Único e beneficiados pelo Programa Bolsa Família (Grupo 2); e inscritos no CadÚnico e não beneficiados pelo programa de transferência de renda (Grupo 3).

Dos 89,3 milhões processados e em posse do banco, 48,5 milhões atenderam os critérios da lei e foram considerados elegíveis. Já outros 27,2 milhões estão inelegíveis e mais 13,6 milhões estão classificados como inconclusivos e precisam da complementação nos cadastros.

De acordo com a Caixa, as pessoas inscritas no Cadastro Único, que não se enquadrem nos critérios da lei e discordem da análise, podem apresentar novo pedido por meio do aplicativo e portal da Caixa. A medida também vale para os requerimentos dos trabalhadores informais.

Saque do auxílio começa nesta segunda, 27 

A Caixa Econômica Federal informou, na última sexta-feira, 23, como será feita a liberação do saque do auxílio emergencial de R$600. Será disponibilizado um código que possibilita a retirada do dinheiro em caixa eletrônico ou lotérica.

O calendário para saque começa a partir desta segunda-feira, 27. De acordo com a instituição, o beneficiário deverá acessar o aplicativo Caixa Tem e informar o valor que deseja sacar. A partir desta ação, será criado o código autorizador.

No entanto, o banco reforça que não há necessidade dos trabalhadores correrem às agências bancárias para realizarem os saques, pois nem todos serão liberados nesta segunda. Para isso, a Caixa criou um calendário de saque a partir do mês de nascimento.

"Com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, expondo empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio, a Caixa escalonou o calendário de saque", informou o banco.

Confira o calendário:

Mês de nascimento Data para saque
janeiro e fevereiro 27/04
março e abril 28/04
maio e junho 29/04
julho e agosto 30/04
setembro e outubro 04/05
novembro e dezembro 05/05

 

Apesar da Caixa orientar que os beneficiários movimentem o dinheiro pelo Caixa Tem, os usuários estão relatando dificuldades de acesso ao aplicativo. De acordo com os beneficiários, o acesso ao aplicativo só é possível na madrugada ou nas primeiras horas da manhã, quando menos pessoas estão acessando.

Segundo a Caixa, o aplicativo estava recebendo cerca de 200 mil acessos simultâneos, chegando até a 500 mil. Nesta semana, é esperado que o número de acessos simultâneos chegue a 1 milhão.