Bombeiros-MG suspende últimas fases do concurso devido a pandemia
Ao todo a seleção foi composta por quatro etapas. A última fase será Curso de Formação de Oficiais.
Autor:
Publicado em:01/04/2020 às 10:08
Atualizado em:01/04/2020 às 10:08
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) decidiu suspender por tempo indeterminado as atividades restantes para a conclusão das fases do concurso público CBM-MG 2018, para soldados.
A decisão foi divulgada nesta quarta-feira, 1° de abril, por meio da publicação do Ato nº 6746-DCS, que considera as determinações emanadas pelo Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais para estabelecimento de medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia do Covid-19, o novo Coronavírus.
Também leva em conta a publicação do Decreto nº 47.891, de 20 de março de 2020, que reconhece o Estado de Calamidade Pública em Minas Gerais. O CBMMG orienta que todos os candidatos permaneçam atentos às futuras informações que serão disponibilizadas pelos meios de comunicação do órgão.
A seleção é composta por várias fases. A primeira etapa foi a aplicação das provas objetivas e de redação, realizadas no dia 20 de janeiro de 2019. A convocação para a segunda etapa, composta por diversas avaliações, ocorreu em maio do mesmo ano.
A primeira dessas avaliações foi o exame médico preliminar e complementar. Os aprovados serão então convocados para as demais fases, que incluem: teste psicológico; prova teórico/prática (para o quadro de especialistas); teste de capacitação física, habilidades natatórias; e exame toxicológico.
O exame toxicológico é utilizado para avaliar a sanidade física e mental do candidato mediante a detecção ou não do uso de drogas ilícitas que causem dependência química ou psíquica de qualquer natureza.
Bombeiros-MG oferta 500 vagas para soldados
O concurso CBM-MGoferta 500 vagas de soldado para o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Desse total, 465 são para ingresso no curso de formação de soldados bombeiros militar do quadro de praças combatentes e 35 para o quadro de praças especialistas.
Das 465 vagas de praças combatentes, 418 são para concorrentes do sexo masculino e 47 do sexo feminino. A exigência para entrar na disputa é possuir o nível médio completo.
As outras 35 oportunidades são para o quadro de praças especialistas, nas seguintes áreas: Motomecanização, com oferta de vagas em Mecânica Leve (4), motor à diesel (4); eletricista de autos saúde (2); Saúde, em cargos de técnico em enfermagem (14) e em saúde bucal (6); e Comunicações, nas posições de técnico em informática/rede de computadores (3) e técnico em telecomunicações III (2).
Para os cargos do quadro de especialistas, além do nível médio completo, os candidatos precisam ter curso técnico na especialidade a qual desejam concorrer. Além disso, para a área de Saúde, é preciso ter ainda altura mínima de 1,60m.