Caixa libera linha de crédito para antecipação do saque-aniversário
Benefício permitirá saque antecipado de até três parcelas do saque-aniversário
Autor:
Publicado em:27/07/2020 às 05:00
Atualizado em:27/07/2020 às 05:00
A Caixa Econômica liberou, a partir desta segunda-feira, dia 27, a linha de crédito de antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O diferencial dessa nova linha de crédito é que os trabalhadores não precisarão esperar o mês de seu aniversário para terem acesso aos recursos do saque-aniversário.
Saque-Aniversário: modalidade que permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de aniversário do trabalhador, em alternativa ao saque por rescisão do contrato de trabalho sem justa causa. Ou seja, ao aderir à antecipação do saque-aniversário o trabalhador perde o direito de sacar o total dos recursos do FGTS, se for demitido sem justa causa. A adesão ao saque-aniversário é voluntária e pode ser realizada pelo aplicativo FGTS, no site FGTS Caixa e no Internet Banking.
Será permitida a antecipação de até três saques, com valor mínimo de R$2 mil. Sendo assim, além do valor que receberiam em 2020, os trabalhadores poderão adiantar o recebimento do valor do benefício correspondente ao dos próximos dois anos (2021 e 2022).
As solicitações feitas nesse momento terão um taxa de juros de 0,99% a.m., a mais baixa para empréstimos a pessoas físicas. Considerando o valor dessa taxa mensal, os juros serão de cerca de 12,54% ao ano, abaixo da taxa cobrada no empréstimo consignado.
No entanto, vale considerar que ao fazer o saque no período normal, não há cobrança de juros.
Empréstimo consignado: empréstimo cujo desconto vem na folha de pagamento.
Em resposta ao InfoMoney, a Caixa informou que 6,13 milhões de pessoas já aderiram ao saque antecipado. Desse total 3,9 milhões são clientes do banco.
“Nós temos perto de 100 mil trabalhadores que já aderiram a essa modalidade antes de informarmos publicamente [opção estava em teste]. Nossa expectativa é que mais de 1 milhão de clientes façam a adesão e que essa linha tenha em torno de R$ 5 bilhões”, explicou Guimarães ao site.
Entenda como solicitar o saque-aniversário e como serão feitos os pagamentos
Para contratação do benefício, o trabalhador deve indicar a Caixa como instituição financeira para recebimento do crédito do FGTS. De acordo com informações da Caixa, a liberação pode ser realizada de maneira 100% digital, com avaliação de risco simplificada e sem consulta aos órgãos de proteção de crédito.
Além disso, a liquidação da operação de empréstimo será feita uma única vez pelo agente operador, diretamente na conta do trabalhador, no dia do pagamento do saque-aniversário.
Os trâmites serão feitos sem causar impactos na capacidade de pagamento do trabalhador e na possibilidade de contratação de novas linhas de crédito. Após a solicitação, o trabalhador deverá acessar o Internet Banking, clicar na opção “Crédito” e em seguida na opção “Antecipação Saque Aniversário-FGTS”.
Com isso, será gerado um pré-contrato e o valor do saldo utilizado como base para o cálculo do crédito será bloqueado no FGTS, como garantia da operação. Os que ainda não forem clientes da Caixa poderão solicitar a antecipação do saque-aniversário em qualquer agência do banco.
Lembrando que algumas agências da caixa estão funcionando em horário especial por conta da pandemia do novo Coronavírus. A lista das unidades da Caixa com seus respectivos horários de atendimento estão disponíveis no site do banco.