Caixa suspende contas do auxílio emergencial por suspeita de fraude

Trabalhadores devem ir à agência para solicitar desbloqueio

Autor:
Publicado em:21/07/2020 às 14:00
Atualizado em:21/07/2020 às 14:00

Contas digitais da Caixa, criadas para recebimento do auxílio emergencial, com suspeitas de fraude foram suspensas. Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, foram 'centenas de milhares' de poupanças nesta situação, o que corresponde a 5% do total de aprovados.

Agora, de acordo com ele, os beneficiários que estiverem bloqueados devem ir até uma agência da Caixa para comprovar identidade e solicitar o desbloqueio.

"Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará sim bloqueado, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável", disse.

A fraude ligada a essas contas ocorreu no início dos cadastramentos do Auxílio Emergencial, uma vez que, como muitas pessoas não  tinham smartphone, a Caixa permitiu que um mesmo aparelho abrisse mais de uma conta.

Contudo, Guimarães afirmou, em entrevista ao Infomoney, que os fraudadores  já foram identificados e serão penalizados:

"Temos as provas de que a grande maioria foram utilizadas por hackers. Mas algumas pessoas são pessoas honestas que foram penalizadas".

+ Auxílio emergencial: 4ª e 5ª parcelas a partir desta quarta, 22

Segundo a Caixa, o bloqueio das contas é preventivo
(Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

 

Como saber se você está bloqueado?

A Caixa informou que os donos das contas suspensas receberão a seguinte mensagem:

“Procure uma agência da CAIXA com seu documento de identidade para regularizar seu cadastro”.

Conforme matéria publicada no G1, o banco esclareceu que o aplicativo Caixa Tem é seguro e pediu para que os trabalhadores usem apenas aplicativos oficiais do órgão. Sobre o número de contas bloqueadas preventivamente, a Caixa não informou.

Programa Pró-Saúde UniCarioca oferece bolsas de estudo integrais

Em tempos de pandemia do novo Coronavírus, a sociedade passou a valorizar ainda mais os profissionais da Saúde. E a UniCarioca, centro universitário do Rio de Janeiro, integra esse movimento. Ela lançou pela primeira vez o Programa de Bolsas de Estudo Pró-Saúde.

Ao todo, são oferecidas 20 bolsas integrais para cursos de graduação presenciais ou à distância. Pode participar do programa quem for, comprovadamente, dependente de um profissional da Saúde ou atuante na área.

Desde que tenha concluído o ensino médio e alcançado nota igual ou superior a 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. Os 20 inscritos com as melhores pontuações e que atenderem aos requisitos terão suas bolsas concedidas.

+ Light abre vagas para diversos cargos no Rio de Janeiro

As inscrições podem ser feitas até 1º de agosto, pelo site da UniCarioca. O resultado será divulgado no dia 3 de agosto. Os classificados deverão enviar os documentos para o e-mail: prosaude@unicarioca.edu.br, entre 4 e 5 de agosto.

+ Saiba mais sobreo Programa Pró-Saúde UniCarioca