Caixa tem novo limite de pessoal fixado: mais de 84 mil vagas
Portaria fixa novo limite para o quadro de pessoal da Caixa, com mais de 84 mil vagas efetivas.
Autor:
Publicado em:01/07/2020 às 07:05
Atualizado em:01/07/2020 às 07:05
Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 1, a portaria de fixa o novo limite para o quadro de pessoal da Caixa. A estatal, que tem autonomia para gerenciar e realizar contratações, fica agora com um quadro de 84.544 vagas.
O número engloba tanto profissionais contratados por meio de concurso Caixa, quanto aqueles em funções comissionadas, requeridos de outros órgãos, temporários e outros. Caso realize novas contratações, a estatal precisa respeitar esse limite. [tag_teads]
A reportagem da FOLHA DIRIGIDA já entrou em contato com a empresa para saber sobre perspectiva de novas contratações, mas ainda não houve retorno. Ainda não se sabe, das 84,5 mil vagas, quantas estão vagas.
A portaria é assinada pelo secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), Amaro Luiz de Oliveira Gomes.
Realizado em 2014, o último concurso público da Caixa teve mais de 1 milhão de inscritos, mas muitos candidatos ainda pedem contratações. Em 2019, foi iniciado um novo ciclo de convocações, com a chamada de 1.871 Pessoas com Deficiência (PcD).
Com elas, a seleção esgotou o cadastro de reserva para esse público. Além dos PcDs, foram contratados 633 aprovados da ampla concorrência. A última convocação saiu em maio, chamando mais 296 candidatos, totalizando 2,8 mil contratações.
Mas ainda há uma lista de aprovados em ampla concorrência que pedem contratações, demanda que é reforçada agora por conta do auxílio emergencial. A demora no pagamentos, que é feito por meio da Caixa Econômica Federal, enfatiza a necessidade de novos funcionários.
Recentemente, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, falou sobre o atendimento nas agências e revelou contratações de vigilantes e recepcionistas, sem concurso público, o que gerou críticas dos aprovados.
De acordo com Guimarães, o banco contratou 3.991 novos vigilantes e 389 recepcionistas, e outras centenas estariam em vias de contratação. Em maio, no total, pelo menos 35 mil funcionários estavam trabalhando.
Concurso Caixa 2014 teve mais de 1 milhão de inscritos
O último concurso da Caixa visava a formação de cadastro de reserva nos cargos de técnico bancário (nível médio), médico do trabalho e engenheiro (superior). Foram registrados mais de 1 milhão de inscritos, dos quais cerca de 30 mil foram aprovados.
A validade era de um ano, podendo ser prorrogada por mais um. Já contando com a prorrogação, o prazo terminaria no dia 16 de junho de 2016 para os técnicos e 26 de junho de 2016 para os médicos e engenheiros.
Mas o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (MPT-DF/TO) ajuizou uma ação para que o banco prorrogasse por tempo indeterminado o prazo, para ter mais tempo para convocar os aprovados. Enquanto o processo não é finalizado, o concurso segue vigente.
Outra estatal também teve quadro fixado e pode abrir concurso
Mas a seleção deverá ocorrer somente após o fim do estado de calamidade pública. Não há data definida ainda para novas contratações.
Conforme portaria publicada, a empresa tem um total de 428 cargos, sendo que 57 são do quadro transitório e serão extintos assim que ficarem desocupados. Os outros 371 são do quadro permanente de funcionários.
O grupo permanente engloba tanto as contratações por meio de concurso, quanto funções comissionadas, profissionais cedidos ou requeridos de outros órgãos, temporários etc.
O último concurso da Telebras foi em 2015, e oferecia 39 vagas para lotação em Brasília, além de formar um cadastro de reserva. As oportunidades eram para especialistas em diversas áreas, com exigência de nível superior, e técnicos, também em várias especialidades, com chances nos níveis médio e técnico.