Câmara de Florianópolis SC confirma novo concurso após 30 anos

Em Santa Catarina, a Câmara de Florianópolis anuncia a abertura de novo concurso público para efetivos após mais de 30 anos

Autor:
Publicado em:03/02/2020 às 14:00
Atualizado em:03/02/2020 às 14:00

Há mais de 30 anos sem realizar concursos públicos, a Câmara de Florianópolis confirmou a publicação de um novo edital para efetivos. A oferta será de 29 vagas para reposição de servidores, sendo oito para preenchimento imediato.

O concurso também terá 21 oportunidades para formação de cadastro de reserva. O objetivo do Legislativo da capital de Santa Catarina é repor as vacâncias que serão abertas com as aposentadorias que devem ocorrer nos próximos anos.

De acordo com a Casa, as vagas imediatas serão para engenheiro civil (uma), auxiliar técnico de engenharia (uma), programador de computador (uma), redator legislativo (uma), técnico legislativo (duas) e procurador (duas).

As demais 21 chances para cadastro de reserva serão distribuídas entre os cargos de almoxarife, assistente administrativo, contador, desenhista/ projetista, técnico em contabilidade e técnico em administração.

Presidente da Câmara de Florianópolis anuncia novo concurso após
mais de 30 anos (Foto: Câmara de Florianópolis SC)

 

A Câmara de Florianópolis ainda não informou a escolaridade de cada carreira e os salários atualizados. A expectativa dos vereadores é que o edital do concurso seja divulgado até o primeiro semestre deste ano.

Para o presidente da Casa, Roberto Katumi (PSD), este é “mais um momento em que a Câmara constrói avanços e derruba entraves que se mantinham como insuperáveis há décadas”.

Ele acredita que o concurso público será muito importante também para ajudar no avanço do uso de novas tecnologias dentro da Câmara Municipal. O processo de digitalização foi ampliado a partir de 2019, mas ainda tem várias áreas em que pode avançar.

+ Assine a Folha Dirigida e aumente suas chances de aprovação
+ Concurso Florianópolis-SC deverá ter edital nestes primeiros meses

Sem concurso, Câmara de Florianópolis teve 20 aposentadorias

Entre 2018 e 2019, o Legislativo de Florianópolis teve cerca de 20 aposentadorias. O que indica uma redução de cerca de 20% no seu quadro de efetivos.

Parte das vagas mais antigas foi substituída pela contratação de terceirizados, mas há atividades específicas, em especial as que exigem maior conhecimento técnico, que demandam profissionais concursados. 

Katumi deixa a presidência da Casa nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, e a autorização para o concurso Câmara de Florianópolis SC é a última ação de seu mandato. Ele presidiu a instituição durante 2019 e executou algumas ações, em especial na transparência.

Como por exemplo, a transmissão ao vivo dos trabalhos das comissões, das CPIs e das licitações realizadas na TV Câmara e pela internet, nas redes sociais.

Para anunciar o concurso foi realizada uma coletiva de imprensa na sexta-feira, 31, que também contou com a presença do vereador Gabriel Meurer (PSB), segundo secretário na Mesa Diretora. 

O vice-presidente, vereador Fábio Braga (PTB), destacou, durante coletiva, o desempenho de Katumi à frente do Legislativo dando prioridade aos projetos que estavam parados na Casa.

“Essa foi uma das prioridades da Mesa Diretora, mas que foi trazida pelo Katumi como essencial para dar respostas às demandas da cidade. E é isso que a população pede para os vereadores, celeridade aos assuntos que fazem e que ajudam no desenvolvimento de Florianópolis,” afirmou.

O próximo passo para publicação do edital é a escolha da banca organizadora. Uma vez que a instituição contratada será responsável por receber as inscrições da seleção e aplicar as etapas, como provas objetivas. O último concurso para Câmara de Florianópolis ocorreu no final da década de 80.