Concursos Ceará: governo prevê punir servidor que recusar a vacina
Governador do Ceará, Camilo Santana, envia um Projeto de Lei que visa sanções administrativas para servidor que recusar a vacina. Veja!
Autor:
Publicado em:19/08/2021 às 11:19
Atualizado em:19/08/2021 às 11:19
Os candidatos de concursos Ceará que ainda não tomaram a vacina da Covid-19 devem ficar atentos e correr para pegar uma vaga na repescagem. Isso serve também para atuais servidores e empregados públicos.
Isso porque o governador Camilo Santana assinou na última segunda-feira, 16, um Projeto de Lei (PL) que prevê punição a quem não tomar o imunizante contra o vírus.
De acordo com o PL, seriam aplicadas sanções administrativas para servidores e empregados públicos estaduais que se recusarem a tomar vacina contra Covid-19. A medida, no entanto, ainda não está em vigor.
Para começar a valer, precisará ser aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). Em seguida, basta ser sancionada pelo próprio governador Camilo Santana.
“Pela natureza do serviço público, que é sempre estar em contato com a sociedade, é importante que o servidor público se vacine para se proteger e proteger a sua família, mas também a sociedade. O servidor que não se vacinar no Estado do Ceará sofrerá sanções administrativas. Claro, se recusar sem justificativa médica, porque tem raros casos em que não se recomenda a vacina. Portanto, sem justificativa médica, sofrerá sanções que deverão ser desde um alerta até uma demissão do serviço público do Ceará”, argumenta Camilo Santana.
Governador relata preocupação com abstenção na segunda dose
A medida, segundo Camilo, visa evitar uma abstenção ainda maior por parte da população. Além disso, o governador expressou sua preocupação por parte dos dados que revelam as pessoas agendadas para receber o imunizante e ainda não voltaram para tomar a segunda dose.
“Quero fazer um apelo da importância da vacinação. É a única forma de superar essa pandemia. Vou dar só um dado de Fortaleza, onde todos acima de 40 anos que ainda não se vacinaram não precisam mais agendar, basta procurar qualquer ponto de vacinação. Para vocês terem uma ideia, cerca de 96 mil pessoas só em Fortaleza estão aptas para receberem a vacina e não foram se vacinar, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza”, destaca Camilo.
De acordo com o chefe do executivo, sobre a vacinação na Capital, cerca de 217 mil pessoas na faixa etária de 19 a 39 anos estão aptas para tomar a primeira dose, mas também não buscaram os locais de vacinação.
Essas informações, no entanto, foram publicadas há dois dias pelo governo do estado e este número pode ser menor ou maior.
Governador da Bahia também anuncia medida em prol da vacina
Dessa forma, se você deseja virar servidor público na Bahia vai precisar estar com a imunização em dia. Rui disse que a exigência valerá tanto para ter acesso a alguns locais como para a prestação de concursos públicos.
A intenção é comprar o comprovante de vacinação como requisito e para a aplicação de provas. Além disso, o governador avisou que a exigência da vacina será não só para candidatos que prestarão concurso como também para atuais servidores.
Você quer ser aprovado em um concurso público, mas não sabe por onde começar? Aqui é o seu lugar! A Folha Cursos te ajuda com a melhor preparação e professores especializados. Escolha a sua área e comece já!